quarta-feira, 29 de outubro de 2008

31 DE OUTUBRO, DIA MUNDIAL DA REFORMA!

Monumento aos Reformadores (Parc des Bastions - Genebra) Da esquerda para a direita: Farel, Calvino, Teodore de Beza e John Knox. Escultura de Paul Landowski, o mesmo do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Estaremos no próximo dia 31 de outubro, comemorando 491 anos de uma história marcante, que é um divisor de águas na história da humanidade. Assim como o nascimento de Jesus Cristo separa o tempo em AC e DC, a Reforma Protestante separa a história em antes e depois da Reforma.
Esse dia foi o dia, em que Martinho Lutero pregou suas 95 Teses na porta da Igreja do Castelo em Wittenberg, na Alemanha.
Lutero, quando fez isso, certamente não tinha noção da magnitude desse acontecimento para a cristandade. E, no entanto este ato ergue-se agora como um momento determinante na história, um momento que marcou um ponto de recomeço, de volta pra verdade, de volta pra Bíblia. Com o luxo de uma visão retrospectiva, podemos ver que Lutero estava empenhado na Reforma. Não haveria mais volta. A verdadeira igreja seria diferenciada das falsas, o evangelho de Cristo iria finalmente brilhar mais uma vez.
O Protestantismo não é uma doutrina ou um dogma. Não se trata de uma nação ou de uma organização. Protestantismo é um princípio.
J.A. Wylie diz o seguinte: “A História do Protestantismo... Não é mera história dos dogmas. Os ensinamentos de Cristo são as sementes; a cristandade moderna, com sua nova vida, é a árvore que produz bons frutos. Iremos falar da semente da árvore e, em seguida, essa semente, tão pequena no seu início, mas um dia cobriu toda a terra”.

A história do protestantismo é o registro de um dos grandes dramas de todos os tempos. É na verdade um princípio. Não é uma política. Não é um império, com suas frotas e exércitos, com seus juizes e tribunais, por meio do qual pretende-se alargar os seus domínios e fazer a sua autoridade ser obedecida. Nem sequer é uma Igreja com suas hierarquias, e sínodos e decretos, é simplesmente um princípio. Mas é o maior de todos os princípios. É um poder criativo. Sua influência plástica é muito abrangente.

Ele penetra no coração e renova o individuo. Ele desce para as profundezas da alma e sem barulho, mas com muita energia, vivifica e regenera a sociedade. Assim, esse princípio, torna-se o criador de tudo o que é verdadeiro, adorável e grande. É o fundador de reinos livres, e mãe das igrejas puras.

O Protestantismo Reformado é um princípio que tem sua origem, fora da sociedade humana: trata-se de um enxerto Divino sobre a natureza intelectual e moral do homem, mediante o qual uma nova vitalidade e uma nova força são introduzidas na mesma, bem como o tronco humano, à partir de agora, produz uma fruta nobre, permitindo o desenvolvimento do mais alto que a humanidade é capaz. Em uma só palavra, protestantismo é o re-avivamento do cristianismo.

"Fides reformata et semper reformanda est"

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores