sábado, 9 de maio de 2015

O CRISTÃO E A SUA VIDA DE ORAÇÃO

Colossesnsses 4.2

"...Perseverei na oraçção."

Introdução:

A oração é uma das mais importantes disciplinas espirituais que o crente deve cultivar em sua vida. O Breve Catecismo de Westminster, um dos símbolos de fé da Igreja Presbiteriana do Brasil, diz sobre a oração na pergunta 98:

O que é oração?: 

Oração é um oferecimento dos nossos desejos a Deus, por coisas conformes a sua vontade, em nome de Cristo, com a confissão dos nossos pecados, e um agradecido reconhecimento das suas misericórdias”.

A oração, mais do que uma disciplina espiritual, é ordenada por Deus ao crente, conforme expresso em Isaias 55.6:Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Jesus Cristo, nosso mestre por excelência também nos ensina em Sua Palavra: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á”. (Mt. 7. 7).

As escrituras estão repletas de ensinos sobre Oração. O ensino é claro e é ensinado por todos os autores bíblicos. Em especial, no Novo Testamento, Paulo, o apóstolo, inspirado pelo Espírito Santo diz: “Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fl. 4.6).

Os patriarcas do Antigo Testamento, os profetas bíblicos, deram exemplos de oração constante, como pode ser examinado nos textos de Js. 7.6-9; I Cr. 29. 10-19; II Cr. 6; 20.5-13.

No Novo Testamento, João Batista ensina os seus discípulos a orar. Também os discípulos de Jesus Cristo lhes dizem: “....Senhor, ensina-nos a orar, assim como também João ensinou aos seus discipulos” (Lc. 11.1).

A regra da Oração

O próprio Senhor estabeleceu regras para que nós nos esforcemos na oração. O Breve Catecismo responde na pergunta 99: “Toda a Palavra de Deus é útil para nos dirigir em oração, mas a regra especial de direcionamento é aquela forma de oração que Cristo ensinou aos seus discípulos, e que geralmente se chama de Oração Dominical”. Esta forma de oração encontramos em Lucas 11.2-4 e Mt. 6.9-13.

Jesus ensinou aos seus discípulos essa forma de oração. Ele não lhes ensinou que deveriam repetir as mesmas palavras, mas sim, como eles deveriam dirigir-se a Deus, e o que deveriam pedir a Ele. Assim, todo crente pode guiar-se em suas orações pela Palavra de Deus. Jesus não nos ensinou uma oração para ser repetida, ele nos ensinou uma forma de orar, usando-se os elementos que ele mesmo ensinou quando estivermos orando. A Oração Dominical não ter poder em si mesma se for repetida.

Nós não precisamos decorar nenhuma oração, mas devemos orar de acordo com o sentimento de nosso coração, com as nossas próprias palavras. O que Deus requer de nós é que oremos sem cessar. Jesus mesmo nos deu o exemplo retirando-se do meio da multidão para lugares silenciosos para orar. (Mt. 14.23-26; 36-39; Mc. 1.35; Lc. 9.18-29). O exemp0lo dos apóstolos e dos primeiros cristãos é que eles se reuniam constantemente para orar: (At. 1.14; 2.46; 4.24; 12.5-12; 3.1; 13.3; 16.16).


Poderíamos citar ainda muitos outros textos das Sagradas Escrituras para provar, não só que a oração é ordenada ao povo de Deus, mas também que é, por isso mesmo, uma obrigação essencial de todos os cristãos sobre a terra. Termino pedindo ao leitor amigo que examine as citações bíblicas acima para que você possa ficar bem esclarecido sobre esse relevante assunto.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores