Pular para o conteúdo principal

POR QUE (OU PELO QUE?) OBAMA GANHOU O PRÊMIO NOBEL?


Até os americanos estão perguntando: Por qual razão Barack Obama foi premiado com o Nobel da Paz? O que ele fez? O que ele realizou em prol da paz mundial? Alguém pode me responder?

Muitos americanos estão se perguntando? Muitas agências de notícias estão se perguntando? Eu estou me perguntando?


No ano passado Barack Obama era um ilustre desconhecido, virou candidato, passou o ano inteiro em campanha, ganhou a eleição, preparou a transição, foi empossado em Janeiro desse ano e só! O que ele fez para merecer o prêmio? Nada! Absolutamente nada! Será que as pessoas que compõem o Comitê Norueguês não tinham outra pessoa para homenagear? Será que no ano passado e nesse ano não há ninguém de destaque em sua luta pela paz? Será que ninguém no mundo está lutando pela paz?

Veja abaixo a reportagem da agência REUTERS ouvindo os americanos sobre o prêmio:


Prêmio Nobel da Paz de Obama divide os norte-americanos



Por Michelle Nichols

NOVA YORK (Reuters) - A concessão do Prêmio Nobel da Paz para o presidente dos EUA, Barack Obama, nesta sexta-feira deixou muitos norte-americanos confusos.

"Seria maravilhoso se eu entendesse por que ele ganhou", disse Claire Sprague, 82 anos, uma professora de inglês aposentada residente em Manhattan. "Eles queriam lhe dar uma honraria, imagino, mas não imagino por que razão."


Itya Silverio, 33 ano e moradora do Brooklyn, também em Nova York, ficou igualmente surpresa. "Minha primeira reação é que ele ganhou por ser negro", disse ela. "O que ele fez de tão sensacional? Ele ainda nem terminou o mandato."

O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, agraciado com o prêmio em 2002, disse que a vitória de Obama mostrou a esperança que ele despertou em todo o mundo.

"É uma manifestação ousada de apoio internacional para sua visão e seu comprimetimento com a paz e a harmonia nas relações internacionais", disse Carter em um comunicado.

Quando soube da premiação a Obama, o funcionário público aposentado Robert Schultz, 62 anos, indagou: "Por ter feito o quê?"

"O cara não resolveu nenhum conflito em lugar nenhum, então como pode ganhar o prêmio da paz? Se não o reelgermos, vamos parecer uns idiotas porque o mundo o incensou", disse Schultz, que vive em Dallas.

Algumas pessoas disseram que a escolha pode arranhar a credibilidade do comitê e do prêmio Nobel

(Opinião de João d'Eça): Em 108 anos de história do Prêmio Nobel da Paz, somente uma pessoa se recusou a recebê-lo, foi Le Duc Tho, um vietnamita que venceu juntamente com Henry Kinssinger, em 1973. Eu não creio que Barack Obama vá ter a dignidade de recusá-lo (o que seria mais justo), pois isso será um grande impulso para tudo que ele quer realizar.


Fonte: Agência REUTERS.
Link: http://www.reuters.com/

Veja reportagem original clickando Aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…