sexta-feira, 9 de outubro de 2009

POR QUE (OU PELO QUE?) OBAMA GANHOU O PRÊMIO NOBEL?


Até os americanos estão perguntando: Por qual razão Barack Obama foi premiado com o Nobel da Paz? O que ele fez? O que ele realizou em prol da paz mundial? Alguém pode me responder?

Muitos americanos estão se perguntando? Muitas agências de notícias estão se perguntando? Eu estou me perguntando?


No ano passado Barack Obama era um ilustre desconhecido, virou candidato, passou o ano inteiro em campanha, ganhou a eleição, preparou a transição, foi empossado em Janeiro desse ano e só! O que ele fez para merecer o prêmio? Nada! Absolutamente nada! Será que as pessoas que compõem o Comitê Norueguês não tinham outra pessoa para homenagear? Será que no ano passado e nesse ano não há ninguém de destaque em sua luta pela paz? Será que ninguém no mundo está lutando pela paz?

Veja abaixo a reportagem da agência REUTERS ouvindo os americanos sobre o prêmio:


Prêmio Nobel da Paz de Obama divide os norte-americanos



Por Michelle Nichols

NOVA YORK (Reuters) - A concessão do Prêmio Nobel da Paz para o presidente dos EUA, Barack Obama, nesta sexta-feira deixou muitos norte-americanos confusos.

"Seria maravilhoso se eu entendesse por que ele ganhou", disse Claire Sprague, 82 anos, uma professora de inglês aposentada residente em Manhattan. "Eles queriam lhe dar uma honraria, imagino, mas não imagino por que razão."


Itya Silverio, 33 ano e moradora do Brooklyn, também em Nova York, ficou igualmente surpresa. "Minha primeira reação é que ele ganhou por ser negro", disse ela. "O que ele fez de tão sensacional? Ele ainda nem terminou o mandato."

O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, agraciado com o prêmio em 2002, disse que a vitória de Obama mostrou a esperança que ele despertou em todo o mundo.

"É uma manifestação ousada de apoio internacional para sua visão e seu comprimetimento com a paz e a harmonia nas relações internacionais", disse Carter em um comunicado.

Quando soube da premiação a Obama, o funcionário público aposentado Robert Schultz, 62 anos, indagou: "Por ter feito o quê?"

"O cara não resolveu nenhum conflito em lugar nenhum, então como pode ganhar o prêmio da paz? Se não o reelgermos, vamos parecer uns idiotas porque o mundo o incensou", disse Schultz, que vive em Dallas.

Algumas pessoas disseram que a escolha pode arranhar a credibilidade do comitê e do prêmio Nobel

(Opinião de João d'Eça): Em 108 anos de história do Prêmio Nobel da Paz, somente uma pessoa se recusou a recebê-lo, foi Le Duc Tho, um vietnamita que venceu juntamente com Henry Kinssinger, em 1973. Eu não creio que Barack Obama vá ter a dignidade de recusá-lo (o que seria mais justo), pois isso será um grande impulso para tudo que ele quer realizar.


Fonte: Agência REUTERS.
Link: http://www.reuters.com/

Veja reportagem original clickando Aqui

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores