terça-feira, 27 de outubro de 2009

MAUS TEMPOS OS NOSSOS!

Este final de semana tivemos como pregador na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, o presbítero César Freitas, que pregou um sermão baseado no texto abaixo e que agora faço o resumo.

"Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação".
(II Timóteo 1: 6, 7).

Desde o pós guerra, o mundo passou por transformações significativas. Duas grandes guerras num espaço de 30 anos, envolveu o mudo todo. Após as guerras as coisas começaram a tomar um rumo diferente, as pessoas passaram a viver um estilo de vida de descrédito. Não acreditavam mais em nada, nem na política, nem nas instituições, cada um passou a viver do jeito que melhor entendiam, dai, o liberalismo, principalmente, o teológico, ressurgiu das cinzas em que se encontrava.

O cristianismo tornou-se apenas mais uma opção.

O mundo está sem rumo.

Nós os cristãos reformados somos um povo que alega ter uma verdade única, por esta razão nós não somos aceitos e por esta razão, muitos cristãos estão se "conformando" ao mundo (Romanos 12: 1, 2).

A maioria dos nossos jovens seguem o seu próprio rumo, outros assimilaram os ensinos de Jean Paul Sartre e de Friedrich Nietzsche, são a geração de Sartre e Nietzsche.

Paulo escreve a Timóteo e lhe diz: "reavives o dom de Deus que há em ti". Temos acompanhado o surgimento de pelo menos três formas de igrejas que são contrárias ao que Paulo está dizendo, são elas:

Igreja Relativista - crentes que jogaram água fria no dom. São a ala liberal da igreja evangélica.

Igreja Reacionária - São os que se contrapõem aos liberais. São mais exigentes do que a própria Bíblia. Esses enclausuraram o dom ou melhor, falsearam o dom.

Igreja Carismática - São os que mercadejaram a fé. Ao invés de combaterem a pobreza espiritual, combatem a pobreza e a miséria, dizendo que o que é correto são as pessoas serem ricas.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores