sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A CLÁUSULA FILIOQUE

O QUE É A CLÁUSULA FILIOQUE?

Resposta: A cláusula filioque era, e ainda é, uma controvérsia na igreja em relação ao Espírito Santo. A pergunta é: de quem o Espírito Santo procedeu, do Pai, ou do Pai e Filho? A palavra "filioque" significa "e filho" em Latim. É chamada de cláusula filioque porque a frase "e filho" foi adicionada ao Credo Niceno, indicando que o Espírito Santo procedeu do Pai "e Filho". Houve tanta controvérsia por causa desse assunto que acabou culminando na separação das Igrejas Católica Romana e Ortodoxa em 1054 D.C. As duas igrejas ainda hoje não chegaram a um acordo sobre a cláusula filioque.


João 14:26 nos diz: "mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome.... ". João 15:26 nos diz: "Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim." Veja também João 14:16 e Filipenses 1:19. Essas passagens aparentam indicar que o Espírito é enviado pelos dois: Pai e Filho. O assunto que realmente importa é que a cláusula filioque é um desejo de proteger a divindade do Espírito Santo. A Bíblia ensina claramente que o Espírito Santo é Deus (Atos 5:3-4). Aqueles que se opõem à cláusula filioque acreditam que o Espírito Santo é procedente do Pai e Filho; fazendo dEle "subserviente" ao Pai e Filho. Aqueles que defendem a cláusula filioque acreditam que o Espírito Santo procedendo do Pai e Filho não tem nenhuma influência no fato de que Ele é igualmente Deus, assim como o Pai e Filho.

A controvérsia da cláusula filioque provavelmente é um aspecto da pessoa de Deus que nunca poderemos compreender completamente. Deus, sendo um ser infinito, é essencialmente incompreensível a nós, seres humanos e finitos. O Espírito Santo é Deus.... e Ele foi enviado por Deus como a "substituição" de Cristo aqui na terra. Quer o Espírito Santo tenha sido enviado pelo Pai, ou pelo Pai e Filho – isso provavelmente não pode ser respondido, nem há uma necessidade de ser respondido. A cláusula filioque provavelmente vai continuar sendo uma controvérsia.

2 comentários:

Danilo disse...

Ola Rev. João!

Ola irmãos presbiterianos!

Feliz de encontrar irmãos da minha querida denominação na NET.

Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns. Espero que divulguem bons artigos de grandes teólogos e pregadores reformados.

Sou presbiteriano de São Paulo, capital e formado em teologia pelo Reformed Theological Seminary, na Florida.

Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Apresentamos artigos mostrando a Beleza da teologia reformada, mas também damos bom combate a apostasia que tem tomado a igreja evangélica brasileira.

Espero que gostem. Paz e Bem!

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

Uma alegria conhecer seu blog.

O Eterno resplandeça o rosto DELE sobre ti!

Medite no Salmo 36.8,9

Abraços, Pr Marcelo

P.s >> Visite:

http://davarelohim.blogspot.com/

e veja o vídeo da mensagem:

A manifestação da graça de Deus

Minhas postagens anteriores