Será proibido fazer cultos ou evangelismo na rua (Reforma Constitucional) Cultos somente com portas fechadas (Reforma Constitucional) As igrejas serão obrigadas a pagarem impostos sobre dízimos, ofertas e contribuições. Programas evangélicos na televisão apenas uma hora por dia. Pastor só poderá fazer programa de televisão, se tiver faculdade de 'jornalismo'. Será considerado crime pregar sobre espiritismo, feitiçaria e idolatria, e também veicular mensagem no rádio, televisão, jornais e internet, sobre essas práticas contrárias a Palavra de Deus. Pastores que pregarem sobre dízimos e ofertas, dependendo do número de reclamações, serão presos. Pastores que forem presos por pregar sobre práticas condenadas pela Bíblia Sagrada (homossexualismo, idolatria e espiritismo), não terão direito a se defender por meio de ação judicial.
Igrejas que não realizarem casamento de homem com homem e mulher com mulher, estarão fazendo 'discriminação', poderão ser multadas e os pastores processados. Querem que o dia do 'Orgulho Gay' seja oficializado em todas as cidades brasileiras. Reforma Constitucional – Mudanças no texto da Constituição que garantem a liberdade de culto. Se aprovadas, fica proibido culto fora das igrejas (evangelismo de rua), cultos religiosos só com portas fechadas.
PROJETOS EM TRAMITAÇÃO:
Projeto nº 4.720/03 – Altera a legislação do 'imposto de renda' das pessoas jurídicas Projeto nº 3.331/04 – Altera o artigo 12 da Lei nº 9.250/95, que trata da legislação do imposto de renda das 'pessoas físicas'Se convertidos em Lei, os dois projetos obrigariam as igrejas a recolherem impostos sobre dízimos, ofertas e contribuições. Projeto nº 299/99 – Altera o código brasileiro de telecomunicações (Lei 4.117/62). Se aprovado, reduziria programas evangélicos no rádio e televisão a apenas uma hora. Projeto nº6.398/05 – Regulamenta a profissão de JornalistaContém artigos que estabelecem que só poderá fazer programas de rádio e televisão, pessoas com formação em JORNALISMO, Significa que pastores sem a formação em jornalismo não poderão fazer programas através desses meios. Projeto nº 1.154/03 – Proíbe veiculação de programas em que o teor seja considerado preconceito religioso. Se aprovado, será considerado crime pregar sobre idolatria, feitiçaria e rituais satânicos. Será proibido que mensagens sobre essas práticas sejam veiculadas no rádio, televisão, jornais e internet. A verdade sobre esse atos contrários a Palavra de Deus, não poderá mais ser mostrada. Projeto nº 952/03 – Estabelece que é crime atos religiosos que possam ser considerados abusivos a boa-fé das pessoas. Convertido em Lei, pelo número de reclamações, pastores serão considerados 'criminosos' por pregarem sobre dízimos e ofertas. Projeto nº 4.270/04[/b] – Determina que comentários feitos contra ações praticadas por grupos religiosos possam ser passíveis de ação civil. Se convertido em Lei, as Igrejas Evangélicas ficariam proibidas de pregar sobre práticas condenadas pela Bíblia Sagrada, como espiritismo, feitiçaria, idolatria e outras. Se o fizerem, não terão direito a se defender por meio de ação judicial. Projeto de nº 216/04[/b] – Torna inelegível a função religiosa com a governamental. Significa que todo pastor ou líder religioso lançado a candidaturas para qualquer cargo político, não poderá de forma alguma exercer trabalhos na igreja. Projeto de nº 122/2006 - Criminaliza qualquer crítica ao estilo de vida homossexual, impede pastores e padres ou quem quer que seja usar a Bíblia para pregar contra o homossexualismo. Tem o objetivo de por uma mordaça na sociedade, principalmente em pessoas que professam uma religião. Pode-se criticar Deus, o presidente eleito Barack Obama, pode-se criticar Osama Bin Laden (esse, dependendo de onde você esteja, você pode até ser assassinado) , o governador, o prefeito, o presidente do tribunal de justiça, mas não se pode criticar um GAY, sob pena de prisão de três a cinco anos, ou seja, querem criar uma classe de pessoas INCRITICÁVEIS, que são os GAYs e os Gaysistas. Existem outros projetos em andamento que ferem princípios bíblicos, entre eles:
Casamento de homens com homens e mulheres com mulheres. Estabelecer um dia oficial do 'Orgulho Gay' em todas as cidades brasileiras, entre outros.
Fonte: Missão Evangélica Global
sábado, 29 de novembro de 2008
LEIS ANTI-DEUS E CONTRÁRIAS À ATUAÇÃO DAS IGREJAS, ESTÃO ENGATILHADAS PARA SEREM VOTADAS EM BRASÍLIA.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
O GOVERNO LULA, SUAS CONTRADIÇÕES E SUA HIPOCRISIA EM RELAÇÃO A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS.

terça-feira, 25 de novembro de 2008
OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS SÃO: OPCIONAIS OU NORMATIVOS?
O governo Lula pretende promover o relativismo religioso no país, se igualar todos os credos como "religião", estará tentando silenciar a Verdade de Deus na Bíblia. Quero dizer que todos os países que tentaram coisas assim, se deram mal. Geralmente a Igreja clandestina cresce com muito mais força. A perseguição ao invés de dizimar os cristãos, torna-os mais fortes e corajosos. Aliás, acho até que já é hora de Deus enviar uma perseguição à Igreja brasileira, para que só o remanescente fiel trabalhe no poder de Deus para converter os pecadores à verdade, mesmo que isso tenha de acontecer nas catacumbas.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
HOMOSSEXUAIS ATACAM CRENTES QUE ESTAVAM ORANDO EM SÃO FRANCISCO, CA


“Começamos a adorar, e era como entrar numa sala de estar. Estávamos com um violão, adorando Jesus, com muita
tranqüilidade”, continuou ela. “E então apareceu um homem e do nada ele começou a gritar e dirigir palavrões contra nós, nos dando ordem para sair do Distrito de Castro, e ele disse para nossa líder ‘Por que vocês estão aqui?’ e ela disse ‘Estamos aqui para adorar a Deus e estamos aqui porque amamos vocês’”.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008
JOÃO 3: 16 - PARTE 4

segunda-feira, 17 de novembro de 2008
JOÃO 3: 16 - PARTE 3

sábado, 15 de novembro de 2008
JOÃO 3: 16 - PARTE 2

sexta-feira, 14 de novembro de 2008
JOÃO 3: 16 - PARTE 1

Neste mês de Novembro, começei uma série de mensagens no texto de João 3: 16. Para muitos esse texto da Palavra de Deus é um pequeno evangelho inteiro, na verdade podemos esmiuçar o evangelho de João de uma forma surpreendente, tirando dele verdades absolutamente necessárias para a vida diária.
Aqui em João 3: 16 há uma riqueza de ensinamentos inesgotáveis. Nesse encontro de Nicodemos com Jesus, no diálogo que tiveram, Jesus nos brinda com lições preciosas. Eu dividi as mensagens em quatro, para quatro semanas sucessivas e estarei publicando as duas primeiras aqui nesta semana, as outras duas publicarei na semana que vem.
Se você quiser usá-las, pode, desde que mencione a fonte. Esse é um recurso de ajuda para pregadores iniciantes e seminaristas. Em breve criaremos um link para que possa ser acessadas todas as mensagens pregadas em nossa igreja nos domingos à noite. Aproveite. Boa leitura!
O PERIGO DE SER DERROTADO DEFINITIVAMENTE João 3: 16 Introdução:
Pretendo a partir de hoje e pelos 4 domingos seguintes, expor esse maravilhoso versículo da Palavra de Deus que é João 3: 16 e convido vocês a me acompanharem nessa empreitada. "Porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça mais tenha a vida eterna”. Quantos de vocês alguma vez na sua vida em uma hora ou outra não recitou João 3:16? Uma das razões pela qual este versículo é tão ampla e profundamente, amado e memorizado, é porque é, notavelmente, um resumo completo do evangelho.
Estou dividindo esta série em quatro partes que compõem uma apresentação natural do evangelho. A primeira parte do versículo fala sobre o perigo da Derrota espiritual dos que estão sem Cristo. Todos os seres humanos estão em perigo de perecer, o que não é simplesmente morrer, mas é o oposto da vida eterna. Morte Eterna.
A segunda parte, o versículo fala sobre o Plano de Deus para nos salvar e não nos deixar perecer, ou seja, a concepção do amor. "Porque Deus amou o mundo que deu seu Filho único". É a expressão do amor de Deus que dá seu Filho na encarnação e na morte, para resgatar o pecador.
A terceira parte, o versículo fala sobre a responsabilidade que temos. Se vamos ser uma parte do amor de Deus no resgate dos pecadores que estão perecendo. O dever é a fé, ou a confiança no Filho de Deus.
Finalmente, a quarta parte. O versículo fala sobre o Destino daqueles que crêem. "... Todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Nem todos os grandes temas do evangelho, são mencionados neste versículo (a glória de Deus; a eleição, a regeneração, a justificação, a santificação, a morte expiatória de Cristo, etc), mas o que está descrito aqui é tão fundamental e tão precioso e tão poderoso na sua simplicidade, que não são muitos versículos em toda a Bíblia, que resume o evangelho dessa maneira.
Venha saborear a doçura do Evangelho neste versículo.
Vamos passar uma semana com cada um destes pontos mencionados, e mesmo assim, vamos apenas arranhar a superfície dele. Cada uma dessas quatro coisas aqui citadas possui verdades inesgotáveis, em grandeza e importância para sua vida. Elas são dez mil vezes mais importantes do que qualquer outro assunto. E eu quero orar com você e preciso que vocês orem por mim, para que Deus desperte em nós o interesse pela vida eterna, para a glória de Deus, para a importância e supremacia do evangelho e para a maravilhosa revelação de João 3:16. Que estas verdades sejam mais real para nós do que aquilo que vemos e ouvimos, e tocamos, e gostamos, e cheiramos no nosso dia-a-dia. E que Deus nos dê gosto para as coisas espirituais de João 3:16!
Estas coisas são como mel espiritual. Como você descreveria o sabor do mel para quem nunca experimentou? A maneira de alguém conhecer o sabor do mel e ser convencido da sua doçura é simplesmente provar e ver. Isso é o que entendemos por um despertamento espiritual, ou um renascimento. Isso é o que chamamos reavivamento. É uma obra de Deus. Porque eu posso dizer e você pode pregar o evangelho, mas só Deus pode criar desejo espiritual em quem ouve. Por favor irmãos, orem por mim para que essas mensagens não sejam pregadas em vão. Porque Deus amou o mundo de tal maneira.....
O perigo da Derrota: perecer sem Deus.
Esta é a maior preocupação da grande maioria de todos os seres humanos: Perecer na eternidade sem Deus. Ou seja: Todos vão perecer se não confiarem em Cristo. Todos irão perecer, para além de Cristo.Tenho duas perguntas a fazer: O que é que faz você sofrer? As pessoas gostam de ouvir essa mensagem ameaçadora? De todas as coisas que a Bíblia ensina sobre o que acontece quando morrem os incrédulos, permitam-me mencionar quatro.
1. PERECER SIGNIFICA ESTAR SOB A IRA DE DEUS
Versículo 18, "Quem n'Ele crê não é julgado; o que não crê já está julgado.” A questão não é simplesmente morrer, mas ser julgada por Deus. O versículo 36 é o mais sério de todos, neste evangelho: "Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. O que isto nos mostra é que se formos resgatados da condenação, é porque o amor do Senhor nos salva da ira. Significa que a ira de Deus permanece sobre os que não confiam em Cristo. E essa é uma realidade aterradora.
2. PERECER SIGNIFICA ESTAR EM MEIO A TORMENTOS
Em Apocalipse, (14:10), João descreve o que significa isto: ”Ele vai beber do vinho da ira de Deus, que é misturado em plena força na taça da Sua ira; e ele será atormentado com fogo e enxofre, na presença dos santos anjos e na presença do Cordeiro”. Segundo a Bíblia está nos ensinando, não perece que seja como alguns dizem, “Morreu acabou”. O que nos é ensinado aqui, é que o tormento é constante, é ficar na existência e no sofrimento dos tormentos do inferno escaldante. Uma celebridade brincou, dizendo que ele não quer ir para o céu porque ele não pode melhorar alguma coisa lá. É muito perfeito, disse ele. Ele preferia ir para o inferno, porque lá, ele poderia dar uma contribuição para melhorar. É difícil fazer melhorias quando se está em agonia.
3. PERECER SIGNIFICA: SEPARAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS
Paulo descreve o que é perecer em 2 Tessalonicenses 1:9, ”Estes sofrerão penalidades de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória de Seu poder”. Aqui, neste mundo Deus revela-se todos os dias de mil maneiras para nós. Perecer no inferno significa o corte de toda possibilidade de vermos as obras de Deus, exceto o Sua ira. 4. PERECER NO INFERNO É ETERNO E IRREVERSÍVEL.
Aqui em João 3:16 está a promessa de vida eterna. Em mateus 25:46, Jesus chama-lhe "castigo eterno". Em Lucas 16:26 Ele diz que há um grande abismo entre o céu e o inferno, a fim de que ninguém passe de um lugar para o outro. É eterno e é irreversível. Perecer significa ira; ardente tormento; separação de Deus, e tudo isso dura eternamente. Agora faço a todos que me ouvem uma advertência: fujam da ira de Deus, abracem o amor de Deus através da porta da graça de Jesus Cristo. Este é o momento mais fabuloso para todas as pessoas que se rendem a Cristo. Estou dando a você este aviso, para que você depois não diga: - “mas ninguém me avisou!!!!”A grande notícia de João 3:16 é que o amor de Deus nos salva da ira pela fé em Jesus Cristo. Por que perecerão todos os que não confiam em Cristo? A maneira mais simples de responder a essa pergunta, é citando o apóstolo Paulo em Romanos 3:23, "Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus". E Romanos 6:23, "O salário do pecado é a morte".Cada pessoa depende de Deus para tudo. Nós lhe devemos confiança, fidelidade, perfeito amor, culto, honra, respeito e obediência, porque ele nos fez e nos sustenta. O Ensino claro, precioso e irrefutável de João 3:16: Deus nos amou o suficiente para dar o seu próprio Filho para salvar-nos da morte eterna. Por último, É BOM OUVIR ESTA NOTÍCIA DESAGRADÁVEL? Muitos de nós poderá testemunhar de como a ira de Deus levou-nos ao evangelho onde o amor de nosso Deus, nos livrou de todo o medo. John Newton, nasceu em 1725 e tornou-se um capitão do mar e comerciante de escravos, durante grande parte da vida foi rebelde contra Deus. Enfrentando terríveis perigos, ele foi levado à fé em Cristo, comparando os perigos espirituais pelos quais passava, ele decidiu seguir um dos dois caminhos: o céu ou inferno. Newton passou por experiências trágicas e que cada vez o levavam para mais distante de Deus. Até que ele decidiu procurar alívio no único lugar onde pode ser encontrada: Em Jesus Cristo. Ele é o autor de um dos mais famosos hinos evangélicos do mundo “Amazing Grace” ou (Graça Supreendente). Então me responda a última pergunta, sim, é muito importante avisar as pessoas sobre o que está em jogo na vida. Oro para que sua experiência possa ser a mesma que John Newton teve. Não há nenhuma razão para adiar.
”PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA, QUE DEU O SEU FILHO ÚNICO, PARA QUE TODO O QUE N'ELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA”.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
MARTIN LUTHER KING JR, UM PROFETA MODERNO.
Para ouvir e ver o discurso original na íntegra, ClickAqui.
domingo, 9 de novembro de 2008
PRESIDENTE LULA ASSOCIA-SE COM TERRORISTA IRANIANO.

Conclamo ao povo brasileiro, em especial aos evangélicos denominados "Povo de Deus", que exijam do presidente Lula uma explicação do porque da sua aproximação com terroristas.
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
MINHA ESPERANÇA, BRASIL

terça-feira, 4 de novembro de 2008
“EVANGÉLICOS” BRASILEIROS PREFEREM “SOMBRA E ÁGUA FRESCA”

O local contava com doze fontes de água e setenta palmeiras, o que explica o nome que recebeu. Era um pequeno e aprazível oásis.
Embora o povo de Deus estivesse se encaminhando para algo muito melhor, quiseram ficar em Elim, mas, ali não era o lugar que Deus queria que eles ficassem. Havia uma Terra Prometida a ser conquistada com fé, esforço e determinação. Só os corajosos, fiéis, determinados conseguiriam entrar sem se deixar encantar com os prazeres transitórios do mundo perdido.
No evangelho de Mateus, capítulo 4, está a narrativa da tentação de Jesus Cristo. O diabo lhe faz três propostas: primeira: “Manda que estas pedras se transformem em pães” (3); segunda: “se és Filho de Deus, atira-te abaixo...” (5); terceira: Depois de lhe mostrar todos os reinos e tesouros da Terra, disse: “Tudo isto te darei se, prostrado me adorares.”(9).
Nas duas primeiras propostas, nenhum homem poderia fazer o que o diabo pedia, mas, na terceira, parece que quando Jesus expulsou o diabo da sua presença, o homem o procurou e fechou negócio com Satanás.
- “É só isso, adorar e ganhar os reinos do mundo? Não tem problema, eu faço.” Disse o homem.
Para muitos, não precisa tanto, uma “Bolsa Família” já é o suficiente para vender a alma.
Infelizmente, muitos homens que se dizem convertidos a Deus estão fazendo esse tipo de acordo com o diabo. Não se importam com o que tenham de fazer, não se importam com quem tenham de apoiar, o que vale para a grande maioria deles é garantir os seus canais de TV, as concessões de rádio, os seus Mega-Templos, etc. Não que essas coisas sejam ruins em si, o problema está na forma como tudo isso é conseguido, estão vendendo a “alma pro diabo” pra conseguir usufruir dos “prazeres transitórios do pecado (mundo)” (Hb. 11: 25).
Frente à tentação, o seguidor de Jesus está pronto para imita-lo com recusas e “nãos”. Mas o que temos visto e ouvido quando o assunto são favores e agrados, a tentação fala mais alto no coração do “evangélico brasileiro”, não convertido. Lula no poder está aí como prova. Nas eleições americanas, os brasileiros residentes com direito a voto, estão prontos a votar no candidato que mais se parecer com Lula.
“Estamos nos últimos dias, num período profético de grandes guerras espirituais, mas o evangélico brasileiro prefere sombra é água fresca — com direito à Bolsa Família”.
O que estamos vendo no Brasil é que cada vez mais, ser evangélico brasileiro está ficando distante de ser discipulo e seguidor de Jesus. Quem é discipulo e seguidor de Jesus Cristo, entra na guerra, faz sacrifícios, cada dia toma a sua cruz. O problema maior nisso tudo, é que o evangélico brasileiro não gosta de sacrifícios, não gosta do embate bíblico-profético. Ele prefere as esmolas, a vida fácil, os favores. Ele prefere ser carregado no colo a ter que carregar a cruz.
sábado, 1 de novembro de 2008
BARACK OBAMA, A CRISE FINANCEIRA MUNDIAL E A AMEAÇA MUÇULMANA.

Mas onde está a origem do problema nisso tudo? Cremos que o problema todo tem uma só origem: a Ganância. Os valores da nossa sociedade foram trocados, hoje, os grandes grupos de mídia ao redor do mundo estão apostando na vitória do democrata Barack Obama. Qualquer notícia sobre o candidato Republicano John McCain é minimizada, a não ser que seja denegrindo a sua imagem ou a imagem do partido. De cada dez notícias, oito são sobre Obama, e isto em qualquer canal de televisão, desde a Islândia à Terra do Fogo. O que os partidários de Obama não dizem é que os maiores inimigos dos EUA estão torcendo declaradamente pra vitória dele. Dentre esses inimigos estão o Hamas, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, Hugo Chaves, Evo Morales, Fidel Castro e todos os esquerdistas, só por isso, percebe-se, que se Obama for eleito, será a pior desgraça para o mundo. Se esquerdistas anti-americanos e muçulmanos radicais estão torcendo pra ele, isso implica que será ruim para a sociedade mundial. Voltemos então pra origem da crise, a Ganância. A Bíblia nos ensina em I Tm 6: 6 -11, a forma certa de vida que agrada a Deus e a ganancia não é um estilo de vida apropriado para um indivíduo ou uma sociedade, as consequência são funestas, senão vejamos a explicação do apóstolo Paulo: *Qual o Lucro REAL? O que é que realmente conta em nossas vidas? (v. 6 – “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento”): é a devoção a Deus (piedade); é o contentamento nas coisas de Deus. Quando colocamos as questões materiais como prioritárias em nossas vidas, estamos desviando o foco da nossa existência, a razão do nosso ser. Estamos no caminho da decepção, da amargura, da tristeza, pois a nossa confiança estará em coisas que não têm lastro real. Deus é alicerce seguro, em qualquer situação. Somos peregrinos nessa Terra (v. 7 – “Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele”): é verdade que Deus nos concede bênçãos materiais, mas nada levamos deste mundo. Quando temos essa percepção, nos tornamos menos apegados às coisas materiais; compreendemos a razão do lucro real que ele vem falando. Devemos viver com frugalidade (v. 8 – “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes”): Desejemos as coisas básicas da vida e não seremos frustrados em nossas expectativas; essas nos são prometidas por Deus, como fruto de seu amor e benevolência (Mateus 6.28-32), pois ele sabe que precisamos delas. Mas as coisas do chamado “mercado de luxo”, são, realmente, necessárias? Onde está a base de nossa alegria? Nas coisas materiais, nos ganhos financeiros para comprarmos mais coisas? A cobiça é um pecado muito perigoso (v. 9 – “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição”): O desejo da riqueza leva a tentações; essas tentações são ciladas, armadilhas, aprisionam e tiram a liberdade. A cobiça é campo gerador de novos desejos insanos (concupiscências insensatas), que são maus em si mesmos (perniciosos); tudo isso, termina por afogar as pessoas na ruína e na perdição. Cuidado com o amor do dinheiro (v. 10 – “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”): Esse amor é raiz de todos os males. Note que a raiz não é o dinheiro em si – um meio de interação social e transação de ativos, mas o amor, o apego ao dinheiro. A cobiça leva ao desvio da fé, pois a confiança passa a ser exercitada no dinheiro, no poder, em vez de em Deus. O resultado dessa inversão, desse apego, é muito sofrimento e tormento para aqueles que caem nessa armadilha. Devemos, portanto, fugir de tudo isso (v. 11 – “Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão”): Nosso dever é seguir a justiça, as coisas certas, apropriadas. Isso implica na existência de padrões, de absolutos, da distinção entre verdade e mentira. Ele repete que devemos seguir, em adição, a devoção a Deus (piedade). O outro alvo é a fé (a confiança em Deus, somente), seguido do amor e da constância. O servo de Deus firma-se na constância e estabilidade de Deus, portanto, não deve oscilar entre duas posições. Não deve se sobressaltar com as circunstâncias; não deve assustar aos seus. Por último, temos a mansidão como alvo. Não devemos nos exasperar, ou nos irritar com as circunstâncias. Em Deus encontramos a fonte de nossa mansidão. Outros alertas contra cobiça: Existem muitos outros trechos que alertam contra a cobiça, contra a avareza, contra o apego ao dinheiro. Todos esses são pertinentes alertas aos dias que atravessamos, por exemplo: Colossenses 3.5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria. Lucas 12.15 Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. Salmo 10.3 Pois o perverso se gloria da cobiça de sua alma, o avarento maldiz o SENHOR e blasfema contra ele. 4. Outros ensinamentos, na Bíblia, sobre questões econômicas: Mas é verdade, também, que o ensino da Bíblia nas questões econômicas é muito mais amplo do que isso. Numa era onde temos a propensão a concentrar os nossos olhos nos que nos cercam, em vez de em nossas atitudes, temos, por exemplo, um alerta contra inveja da prosperidade alheia, indicando que essa atitude nos leva perto da queda: Salmo 73.2-3 Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. 3 Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.Temos a reafirmação do direito de propriedade, e o oitavo mandamento, “não furtarás” (Êxodo 20.15) é o fundamento disso. Temos até indicação de que o ato de investir e multiplicar o capital não é errado em si, em duas parábolas relatadas em Mateus 25.14-30 e Lucas 19.11-27 (sabemos que o propósito das parábolas era o de ensinar que Deus nos colocou nesse mundo de incertezas para fazer a obra dele, do Seu Reino, mas ele ensina isso mostrando a propriedade da interação com as atividades financeiras e comerciais do dia-a-dia). Nessas parábolas é mencionada até a propriedade de colocar o dinheiro na mão de bancos e de banqueiros (Mateus 25.27 e Lucas 19.23: “cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu”; e “por que não pusestes o meu dinheiro no banco? E então, na minha vinda, o receberia com juros”). Entretanto, é interessante observar, que colocar no banco era o pior tipo de investimento – o melhor era fazer o capital trabalhar produtivamente.A verdade é que Deus construiu, igualmente, alguns princípios inexoráveis de causa e efeito, entrelaçando a moralidade e ética com economia. Quando esses princípios são quebrados, o pedágio é cobrado com intensidade avassaladora. Em Deuteronômio 28.15 lemos: “Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão”. E, mais adiante, vejam as conseqüências (28.43-44): “O estrangeiro que está no meio de ti se elevará mais e mais, e tu mais e mais descerás. 44 Ele te emprestará a ti, porém tu não lhe emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda”. Adam Smith em seu tratado “A Riqueza das Nações (1776), ao falar da “mão invisível do mercado”, que pune os excessos e quebra os gananciosos – como estamos testemunhando no presente – reflete exatamente que existem princípios éticos e lógicos na esfera da economia. Esse é também o ensino de Deus.5. O ponto no qual devemos nos concentrar: Mas esta é questão principal, nessa crise e nessa área: É suficiente apontar a crise como resultado da cobiça e da especulação dos outros? É correto atribuir essa situação, assepticamente à estrutura econômica do mundo ocidental, na ilusão de que um outro sistema econômico a impediria? Será que não podemos, apenas, segregar e atribuir a culpa à suposta maldade inerente ao sistema financeiro, ou aos bancos e banqueiros? Estaremos errando o alvo se não nos convencermos que o problema está inerentemente no ser humano. A cobiça está no coração da natureza humana e devemos pedir a Deus que nos livre dela. A cobiça e a ganância são, certamente a raiz da crise que atravessamos, mas visualizemos ela nas pessoas, e não nos desviemos pensando que são as estruturas impessoais que as abrigam. Pessoas que emulam o Gekko, ou que seguem os conselhos de Buffet.A cobiça aparece em toda a sua forma monstruosa quando essas pessoas procuram ganhos irreais, à custa de outras; que se abrigam e se fortalecem com seus ganhos ilegítimos. Devemos, portanto, “fugir dessas coisas”, como Paulo alerta a Timóteo, seguir “a justiça,a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão” *Pb. Solano Portela.
Minhas postagens anteriores
-
Por Rev. João d'Eça O texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás" O que será que as Es...
-
Por Rev. João d'Eça “...há amigo mais chegado do que um irmão” – Prov. 18: 24b “… Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Cai...
-
Por Rev. João d'Eça João do Vale , nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei ...
-
Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um b...
-
Introdução: Hoje veremos os Salmos 42 e 43 como se fora um só Salmo. Os Salmos falam pra alma. São poesias que descrevem, o que vai na ...