sexta-feira, 14 de novembro de 2008

JOÃO 3: 16 - PARTE 1

Neste mês de Novembro, começei uma série de mensagens no texto de João 3: 16. Para muitos esse texto da Palavra de Deus é um pequeno evangelho inteiro, na verdade podemos esmiuçar o evangelho de João de uma forma surpreendente, tirando dele verdades absolutamente necessárias para a vida diária.

Aqui em João 3: 16 há uma riqueza de ensinamentos inesgotáveis. Nesse encontro de Nicodemos com Jesus, no diálogo que tiveram, Jesus nos brinda com lições preciosas. Eu dividi as mensagens em quatro, para quatro semanas sucessivas e estarei publicando as duas primeiras aqui nesta semana, as outras duas publicarei na semana que vem.

Se você quiser usá-las, pode, desde que mencione a fonte. Esse é um recurso de ajuda para pregadores iniciantes e seminaristas. Em breve criaremos um link para que possa ser acessadas todas as mensagens pregadas em nossa igreja nos domingos à noite. Aproveite. Boa leitura!

O PERIGO DE SER DERROTADO DEFINITIVAMENTE João 3: 16 Introdução:

Pretendo a partir de hoje e pelos 4 domingos seguintes, expor esse maravilhoso versículo da Palavra de Deus que é João 3: 16 e convido vocês a me acompanharem nessa empreitada. "Porque Deus amou o mundo, de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça mais tenha a vida eterna”. Quantos de vocês alguma vez na sua vida em uma hora ou outra não recitou João 3:16? Uma das razões pela qual este versículo é tão ampla e profundamente, amado e memorizado, é porque é, notavelmente, um resumo completo do evangelho.

Estou dividindo esta série em quatro partes que compõem uma apresentação natural do evangelho. A primeira parte do versículo fala sobre o perigo da Derrota espiritual dos que estão sem Cristo. Todos os seres humanos estão em perigo de perecer, o que não é simplesmente morrer, mas é o oposto da vida eterna. Morte Eterna.

A segunda parte, o versículo fala sobre o Plano de Deus para nos salvar e não nos deixar perecer, ou seja, a concepção do amor. "Porque Deus amou o mundo que deu seu Filho único". É a expressão do amor de Deus que dá seu Filho na encarnação e na morte, para resgatar o pecador.

A terceira parte, o versículo fala sobre a responsabilidade que temos. Se vamos ser uma parte do amor de Deus no resgate dos pecadores que estão perecendo. O dever é a fé, ou a confiança no Filho de Deus.

Finalmente, a quarta parte. O versículo fala sobre o Destino daqueles que crêem. "... Todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Nem todos os grandes temas do evangelho, são mencionados neste versículo (a glória de Deus; a eleição, a regeneração, a justificação, a santificação, a morte expiatória de Cristo, etc), mas o que está descrito aqui é tão fundamental e tão precioso e tão poderoso na sua simplicidade, que não são muitos versículos em toda a Bíblia, que resume o evangelho dessa maneira.

Venha saborear a doçura do Evangelho neste versículo.

Vamos passar uma semana com cada um destes pontos mencionados, e mesmo assim, vamos apenas arranhar a superfície dele. Cada uma dessas quatro coisas aqui citadas possui verdades inesgotáveis, em grandeza e importância para sua vida. Elas são dez mil vezes mais importantes do que qualquer outro assunto. E eu quero orar com você e preciso que vocês orem por mim, para que Deus desperte em nós o interesse pela vida eterna, para a glória de Deus, para a importância e supremacia do evangelho e para a maravilhosa revelação de João 3:16. Que estas verdades sejam mais real para nós do que aquilo que vemos e ouvimos, e tocamos, e gostamos, e cheiramos no nosso dia-a-dia. E que Deus nos dê gosto para as coisas espirituais de João 3:16!

Estas coisas são como mel espiritual. Como você descreveria o sabor do mel para quem nunca experimentou? A maneira de alguém conhecer o sabor do mel e ser convencido da sua doçura é simplesmente provar e ver. Isso é o que entendemos por um despertamento espiritual, ou um renascimento. Isso é o que chamamos reavivamento. É uma obra de Deus. Porque eu posso dizer e você pode pregar o evangelho, mas só Deus pode criar desejo espiritual em quem ouve. Por favor irmãos, orem por mim para que essas mensagens não sejam pregadas em vão. Porque Deus amou o mundo de tal maneira.....

O perigo da Derrota: perecer sem Deus.

Esta é a maior preocupação da grande maioria de todos os seres humanos: Perecer na eternidade sem Deus. Ou seja: Todos vão perecer se não confiarem em Cristo. Todos irão perecer, para além de Cristo.Tenho duas perguntas a fazer: O que é que faz você sofrer? As pessoas gostam de ouvir essa mensagem ameaçadora? De todas as coisas que a Bíblia ensina sobre o que acontece quando morrem os incrédulos, permitam-me mencionar quatro.

1. PERECER SIGNIFICA ESTAR SOB A IRA DE DEUS

Versículo 18, "Quem n'Ele crê não é julgado; o que não crê já está julgado.” A questão não é simplesmente morrer, mas ser julgada por Deus. O versículo 36 é o mais sério de todos, neste evangelho: "Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. O que isto nos mostra é que se formos resgatados da condenação, é porque o amor do Senhor nos salva da ira. Significa que a ira de Deus permanece sobre os que não confiam em Cristo. E essa é uma realidade aterradora.

2. PERECER SIGNIFICA ESTAR EM MEIO A TORMENTOS

Em Apocalipse, (14:10), João descreve o que significa isto: ”Ele vai beber do vinho da ira de Deus, que é misturado em plena força na taça da Sua ira; e ele será atormentado com fogo e enxofre, na presença dos santos anjos e na presença do Cordeiro”. Segundo a Bíblia está nos ensinando, não perece que seja como alguns dizem, “Morreu acabou”. O que nos é ensinado aqui, é que o tormento é constante, é ficar na existência e no sofrimento dos tormentos do inferno escaldante. Uma celebridade brincou, dizendo que ele não quer ir para o céu porque ele não pode melhorar alguma coisa lá. É muito perfeito, disse ele. Ele preferia ir para o inferno, porque lá, ele poderia dar uma contribuição para melhorar. É difícil fazer melhorias quando se está em agonia.

3. PERECER SIGNIFICA: SEPARAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS

Paulo descreve o que é perecer em 2 Tessalonicenses 1:9, ”Estes sofrerão penalidades de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória de Seu poder”. Aqui, neste mundo Deus revela-se todos os dias de mil maneiras para nós. Perecer no inferno significa o corte de toda possibilidade de vermos as obras de Deus, exceto o Sua ira. 4. PERECER NO INFERNO É ETERNO E IRREVERSÍVEL.

Aqui em João 3:16 está a promessa de vida eterna. Em mateus 25:46, Jesus chama-lhe "castigo eterno". Em Lucas 16:26 Ele diz que há um grande abismo entre o céu e o inferno, a fim de que ninguém passe de um lugar para o outro. É eterno e é irreversível. Perecer significa ira; ardente tormento; separação de Deus, e tudo isso dura eternamente. Agora faço a todos que me ouvem uma advertência: fujam da ira de Deus, abracem o amor de Deus através da porta da graça de Jesus Cristo. Este é o momento mais fabuloso para todas as pessoas que se rendem a Cristo. Estou dando a você este aviso, para que você depois não diga: - “mas ninguém me avisou!!!!”A grande notícia de João 3:16 é que o amor de Deus nos salva da ira pela fé em Jesus Cristo. Por que perecerão todos os que não confiam em Cristo? A maneira mais simples de responder a essa pergunta, é citando o apóstolo Paulo em Romanos 3:23, "Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus". E Romanos 6:23, "O salário do pecado é a morte".Cada pessoa depende de Deus para tudo. Nós lhe devemos confiança, fidelidade, perfeito amor, culto, honra, respeito e obediência, porque ele nos fez e nos sustenta. O Ensino claro, precioso e irrefutável de João 3:16: Deus nos amou o suficiente para dar o seu próprio Filho para salvar-nos da morte eterna. Por último, É BOM OUVIR ESTA NOTÍCIA DESAGRADÁVEL? Muitos de nós poderá testemunhar de como a ira de Deus levou-nos ao evangelho onde o amor de nosso Deus, nos livrou de todo o medo. John Newton, nasceu em 1725 e tornou-se um capitão do mar e comerciante de escravos, durante grande parte da vida foi rebelde contra Deus. Enfrentando terríveis perigos, ele foi levado à fé em Cristo, comparando os perigos espirituais pelos quais passava, ele decidiu seguir um dos dois caminhos: o céu ou inferno. Newton passou por experiências trágicas e que cada vez o levavam para mais distante de Deus. Até que ele decidiu procurar alívio no único lugar onde pode ser encontrada: Em Jesus Cristo. Ele é o autor de um dos mais famosos hinos evangélicos do mundo “Amazing Grace” ou (Graça Supreendente). Então me responda a última pergunta, sim, é muito importante avisar as pessoas sobre o que está em jogo na vida. Oro para que sua experiência possa ser a mesma que John Newton teve. Não há nenhuma razão para adiar.

”PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA, QUE DEU O SEU FILHO ÚNICO, PARA QUE TODO O QUE N'ELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA”.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores