segunda-feira, 10 de novembro de 2008

MARTIN LUTHER KING JR, UM PROFETA MODERNO.

Em 28 de Agosto de 1963 em Washington, capital dos EUA, o pastor da igreja batista de Atlanta, Geórgia, o negro Matin Luther King Jr, discursou de forma profética, como tudo que fez na sua vida, foi profético: Ele chegou a dizer que não chegaria aos 40 anos, morreu assassinado aos 39.
No discurso intitulado "I HAVE A DREAM" (Eu tenho um sonho), o pastor King, reviveu com suas palavras, pelo menos 100 anos de história da nação mais poderosa do mundo.
King inicia o seu discurso com as seguintes palavras: "Eu estou contente em unir-me com vocês no dia que entrará para a história como a maior demonstração pela liberdade na história de nossa nação".
Em um outro trecho da sua fala que é pura profecia Martin Luther King Jr diz:
"...Quando os arquitetos de nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e a Declaração da Independência, eles estavam assinando uma nota promissória para a qual todo americano seria seu herdeiro. Esta nota era uma promessa que todos os homens, sim, os homens negros, como também os homens brancos, teriam garantidos os direitos inalienáveis de vida, liberdade e a busca da felicidade. Hoje é óbvio que aquela América não apresentou esta nota promissória. Em vez de honrar esta obrigação sagrada, a América deu para o povo negro um cheque sem fundo, um cheque que voltou marcado com "fundos insuficientes".
"Mas nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça".
Martin Luther King Jr, foi um homem visionário que mesmo diante de toda oposição possível, ele enxergou o que ninguém via, enxergou o futuro não muito distante daquele dia 28 de Agosto de 1963. Passados 45 anos depois, a profecia de King realizou-se na América com a eleição de um negro, Barack Hussein Obama. Não é na realidade uma unanimidade (eu, por exemplo, não votaria nele de jeito nenhum, não por ser negro, mas por ser liberal), mas foi ele quem conseguiu juntar negros e brancos, jovens e idosos, homens e mulheres, naquela noite em Chigago, Illinois, em cumprimento da profecia de Martin Luther King Jr. Leia a parte do discurso de King a que me refiro:
"Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.
Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.
Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos.
Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta."
Apesar de não ser favorável a Barack Obama (preferia um negro republicano a um negro democrata), sou admirador de Martin Luther King Jr, desde a minha mocidade e reconheço que esse seu discurso foi uma profecia que agora se cumpre.
GOD BLESS AMERICA! GOD BLESS THE WORLD!
Para ouvir e ver o discurso original na íntegra, ClickAqui.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores