quarta-feira, 19 de novembro de 2008

JOÃO 3: 16 - PARTE 4

Aqui está a última parte da série de mensagens em João 3: 16, pregadas nesse mês de Novembro na IPMM.
O próximo tema em destaque é o nosso Destino Final: A Eternidade.
O DESTINO: VIDA ETERNA João 3: 16
Mais uma vez quero chamar a atenção da sua mente e do seu coração para as palavras de Jesus em João 3:16, "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Estas palavras nos alertam para o perigo em que nos encontramos sem Jesus, que é perecer eternamente. Estes versículos contribuem para a maravilhosa esperança de sermos resgatados por Deus, através do Seu amor em enviar o seu Filho. Na semana passada, vimos na terceira mensagem da série, sobre o nosso dever de crermos em Jesus e no seu amor, que nos garante a salvação eterna nEle. Nesta semana vamos nos concentrar no tema do DESTINO DOS QUE CREÊM: a vida eterna.
A Derrota final: perecimento. O Desígnio de Deus: o amor. O Dever: FÉ. O Destino: a Vida Eterna
Em João 10:10, Jesus disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Então a vida eterna, é o objetivo de Cristo, para todos os salvos. Hoje à noite, como num jogo de vídeo-game, iremos andar através dos estágios da vida eterna. Você participará, perguntando-se, em qual desses estágios você está. Qual é a sua experiência de vida eterna? Fase 1: Em Cristo. É a vida eterna em Cristo.
João 1:4, "A vida estava Nele, e a vida era a luz dos homens". Ou em João 14:6 Jesus disse, "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida." A vida eterna é acima de tudo a vida do Filho de Deus. Trata-se do Deus da vida.
É um ato sobrenatural. Não é algo que podemos ter pela natureza. Se temos de obtê-la, vamos recebê-la como um dom (cf. 17:2; 10:28) e como um ato sobrenatural, que nenhum ser humano pode produzir. A vida eterna é a vida de Cristo. "A vida estava Nele, e a vida era a luz dos homens".
Fase 2: Através da Palavra de Cristo.
A vida eterna vem até nós através da Palavra de Cristo.
Em João 6:68 Pedro diz a Jesus, "Senhor para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna" (cf. 5:24). A vida de Cristo ao mundo é mediada através de suas palavras. Ele próprio se chama na Palavra de Deus: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (João 1:1, 14).
Quando Jesus estava conosco na terra, falava sobre palavras de vida. Ele ensinou aos seus discípulos para irem ensinar o que ele ensinou. Então a vida eterna é vivida e compartilhada a partir de Cristo para outras pessoas através de sua Palavra.
Fase 3: Deus Chama as pessoas a Cristo.
Em João 6:44 Jesus diz: "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia".
Em João 3:20 O apóstolo descreve a natureza daqueles que odeiam a luz. É como se eles dissessem: “nós não queremos entrar porque estamos com medo de que nossos erros sejam expostos pela luz da vida”. Nossa única esperança é Jesus Cristo. Ele desfaz o nosso ódio pela luz e abre os nossos olhos para ver a luz de Cristo, para quem ele realmente é. Quando a vida eterna entra em nossas vidas, começamos a ver Jesus. E é a isso que Deus está nos chamando a fazer. Ele abre os nossos olhos para começarmos ver a Jesus. É este o estágio da vida eterna onde você está? Você está vendo ao Senhor Jesus Cristo?
Fase 4: Crer em Cristo.
Recebemos a vida eterna, através de crermos em Cristo.
Jesus diz em João 15:5, "Eu sou a videira e vocês são os ramos." Em outras palavras porque cremos em Cristo, estamos unidos a ele, assim como o ramo está unido à videira. Sua vida eterna flui em nós e agora temos a vida eterna.
Esta é uma grande obra de Deus que ele está realizando em todo o mundo a cada dia.
Etapa 5: Agora temos a vida eterna.
Acredite, Jesus prometeu a vida eterna AGORA, e não apenas no futuro.
Em João 5:24 Jesus diz: "Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a Minha palavra, e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, [não "terão", mas "tem", agora!], não entra em juízo, mas passou da morte para a vida." Em outras palavras a vida eterna não é algo que você espera para depois da morte. É algo que tem AGORA se você está crendo em Jesus.
Crer é o elo que nos une com a vida de Deus em Cristo agora. Se nós temos a Cristo, temos a vida dele agora. E sua vida é eterna.
Etapa 6: uma relação pessoal com Deus.
Essa vida eterna é um relacionamento pessoal com Deus, o Pai e Deus o Filho.
Em João 17:3 Jesus definiu a vida eterna assim: Jesus orou ao Pai e disse: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem tu enviaste."
"Nele estava vida, e a vida era a luz dos homens". A vida é a luz. O que significa isso? Isso significa, eu creio, que quando a vida eterna vem de Cristo para a sua vida pela fé, ela dá indicações sobre Deus e sobre Cristo, para que você possa conhecê-los pessoalmente. Agora você pode vê-los muito mais claramente do que poderia antes.
"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem tu enviaste."A vida eterna traz a luz do conhecimento pessoal para o coração, e sabemos que podemos viver com ele e comungar com ele, AGORA.
Fase 7: Não é Interrompida pela Morte.
A vida eterna não é interrompida por ocasião da morte. Em João 11:25-26 Jesus diz: "Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em Mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? Acho que o que ele quer dizer é isto: A morte física não irá transformar a vida eterna em vida temporária. Todos os que morrem em Cristo, não morrem, mas entram na vida eterna. A vida eterna não é interrompida pela morte.
Fase 8: Será concluida quando da Ressurreição.
A vida eterna será completa quando os nossos corpos forem levantados dos mortos para nos juntarmos aos nossos espíritos.
Em João 6:40 Jesus disse: "De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia." Ele não é só a vida, como ele disse (11:25-26), ele é a ressurreição.
A vida eterna engloba, corpo e alma.
Fase 9: duradoura e para sempre.
Quanto tempo dura a eternidade? Quanto tempo é? A eternidade é assim: Imagine um passarinho que voa a partir de uma praia, atravessa o oceano e chega a uma grande planície onde deposita um grão de areia, uma vez a cada mil anos, quando o monte de areia estiver na altura da Monte Everest, a eternidade terá apenas começado.
CONCLUSÃO: Por que a eternidade existe?
Existe porque as glórias de Deus são inesgotáveis. A fonte que abastece a alegria e satisfação, que a alma tem em ver Deus. . . é infinita. . . a nossa alma pode até mergulhar em um oceano sem fundo. Ela pode até descobrir mais e mais da beleza e graciosidade de Deus, mas ele nunca vai esgotar a fonte. . .
Em Efésios 3:18-19, podemos imaginar o que o apóstolo Paulo quer dizer: “afim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.”
Nenhum de nós, nunca poderá subir à altura do amor de Deus, nós nunca poderemos descer até a profundidade do mesmo; ou nunca poderemos medir o seu comprimento nem a sua largura. . . Onde Está Você nos estágios da Vida Eterna?
Onde você está nas fases da vida eterna?
Todos vocês estão em pelo menos duas fases: a AAUDIÇÃO da Palavra da vida. Isso é o que eu estou falando aqui e vocês ouvindo. E a fase em que Deus está chamando você com vistas a ajudá-lo a que você veja Cristo como ele é. E que você tome posse da vida eterna e da maravilhosa relação com o enviado de Deus, Jesus Cristo.
Você pode orar assim: "Senhor Jesus, eu vejo o Senhor na sua Palavra, e eu já não irei resistir-lhe. Eu confio no Senhor com a minha alma e meu corpo. Creio que a promessa de João 3:16, que, quem crê em Cristo não pereça, mas tenha a vida eterna. Eu recebo o seu dom da vida eterna.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores