Pular para o conteúdo principal

JOÃO 3: 16 - PARTE 4

Aqui está a última parte da série de mensagens em João 3: 16, pregadas nesse mês de Novembro na IPMM.
O próximo tema em destaque é o nosso Destino Final: A Eternidade.
O DESTINO: VIDA ETERNA João 3: 16
Mais uma vez quero chamar a atenção da sua mente e do seu coração para as palavras de Jesus em João 3:16, "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Estas palavras nos alertam para o perigo em que nos encontramos sem Jesus, que é perecer eternamente. Estes versículos contribuem para a maravilhosa esperança de sermos resgatados por Deus, através do Seu amor em enviar o seu Filho. Na semana passada, vimos na terceira mensagem da série, sobre o nosso dever de crermos em Jesus e no seu amor, que nos garante a salvação eterna nEle. Nesta semana vamos nos concentrar no tema do DESTINO DOS QUE CREÊM: a vida eterna.
A Derrota final: perecimento. O Desígnio de Deus: o amor. O Dever: FÉ. O Destino: a Vida Eterna
Em João 10:10, Jesus disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Então a vida eterna, é o objetivo de Cristo, para todos os salvos. Hoje à noite, como num jogo de vídeo-game, iremos andar através dos estágios da vida eterna. Você participará, perguntando-se, em qual desses estágios você está. Qual é a sua experiência de vida eterna? Fase 1: Em Cristo. É a vida eterna em Cristo.
João 1:4, "A vida estava Nele, e a vida era a luz dos homens". Ou em João 14:6 Jesus disse, "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida." A vida eterna é acima de tudo a vida do Filho de Deus. Trata-se do Deus da vida.
É um ato sobrenatural. Não é algo que podemos ter pela natureza. Se temos de obtê-la, vamos recebê-la como um dom (cf. 17:2; 10:28) e como um ato sobrenatural, que nenhum ser humano pode produzir. A vida eterna é a vida de Cristo. "A vida estava Nele, e a vida era a luz dos homens".
Fase 2: Através da Palavra de Cristo.
A vida eterna vem até nós através da Palavra de Cristo.
Em João 6:68 Pedro diz a Jesus, "Senhor para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna" (cf. 5:24). A vida de Cristo ao mundo é mediada através de suas palavras. Ele próprio se chama na Palavra de Deus: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (João 1:1, 14).
Quando Jesus estava conosco na terra, falava sobre palavras de vida. Ele ensinou aos seus discípulos para irem ensinar o que ele ensinou. Então a vida eterna é vivida e compartilhada a partir de Cristo para outras pessoas através de sua Palavra.
Fase 3: Deus Chama as pessoas a Cristo.
Em João 6:44 Jesus diz: "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia".
Em João 3:20 O apóstolo descreve a natureza daqueles que odeiam a luz. É como se eles dissessem: “nós não queremos entrar porque estamos com medo de que nossos erros sejam expostos pela luz da vida”. Nossa única esperança é Jesus Cristo. Ele desfaz o nosso ódio pela luz e abre os nossos olhos para ver a luz de Cristo, para quem ele realmente é. Quando a vida eterna entra em nossas vidas, começamos a ver Jesus. E é a isso que Deus está nos chamando a fazer. Ele abre os nossos olhos para começarmos ver a Jesus. É este o estágio da vida eterna onde você está? Você está vendo ao Senhor Jesus Cristo?
Fase 4: Crer em Cristo.
Recebemos a vida eterna, através de crermos em Cristo.
Jesus diz em João 15:5, "Eu sou a videira e vocês são os ramos." Em outras palavras porque cremos em Cristo, estamos unidos a ele, assim como o ramo está unido à videira. Sua vida eterna flui em nós e agora temos a vida eterna.
Esta é uma grande obra de Deus que ele está realizando em todo o mundo a cada dia.
Etapa 5: Agora temos a vida eterna.
Acredite, Jesus prometeu a vida eterna AGORA, e não apenas no futuro.
Em João 5:24 Jesus diz: "Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a Minha palavra, e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, [não "terão", mas "tem", agora!], não entra em juízo, mas passou da morte para a vida." Em outras palavras a vida eterna não é algo que você espera para depois da morte. É algo que tem AGORA se você está crendo em Jesus.
Crer é o elo que nos une com a vida de Deus em Cristo agora. Se nós temos a Cristo, temos a vida dele agora. E sua vida é eterna.
Etapa 6: uma relação pessoal com Deus.
Essa vida eterna é um relacionamento pessoal com Deus, o Pai e Deus o Filho.
Em João 17:3 Jesus definiu a vida eterna assim: Jesus orou ao Pai e disse: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem tu enviaste."
"Nele estava vida, e a vida era a luz dos homens". A vida é a luz. O que significa isso? Isso significa, eu creio, que quando a vida eterna vem de Cristo para a sua vida pela fé, ela dá indicações sobre Deus e sobre Cristo, para que você possa conhecê-los pessoalmente. Agora você pode vê-los muito mais claramente do que poderia antes.
"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem tu enviaste."A vida eterna traz a luz do conhecimento pessoal para o coração, e sabemos que podemos viver com ele e comungar com ele, AGORA.
Fase 7: Não é Interrompida pela Morte.
A vida eterna não é interrompida por ocasião da morte. Em João 11:25-26 Jesus diz: "Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em Mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? Acho que o que ele quer dizer é isto: A morte física não irá transformar a vida eterna em vida temporária. Todos os que morrem em Cristo, não morrem, mas entram na vida eterna. A vida eterna não é interrompida pela morte.
Fase 8: Será concluida quando da Ressurreição.
A vida eterna será completa quando os nossos corpos forem levantados dos mortos para nos juntarmos aos nossos espíritos.
Em João 6:40 Jesus disse: "De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia." Ele não é só a vida, como ele disse (11:25-26), ele é a ressurreição.
A vida eterna engloba, corpo e alma.
Fase 9: duradoura e para sempre.
Quanto tempo dura a eternidade? Quanto tempo é? A eternidade é assim: Imagine um passarinho que voa a partir de uma praia, atravessa o oceano e chega a uma grande planície onde deposita um grão de areia, uma vez a cada mil anos, quando o monte de areia estiver na altura da Monte Everest, a eternidade terá apenas começado.
CONCLUSÃO: Por que a eternidade existe?
Existe porque as glórias de Deus são inesgotáveis. A fonte que abastece a alegria e satisfação, que a alma tem em ver Deus. . . é infinita. . . a nossa alma pode até mergulhar em um oceano sem fundo. Ela pode até descobrir mais e mais da beleza e graciosidade de Deus, mas ele nunca vai esgotar a fonte. . .
Em Efésios 3:18-19, podemos imaginar o que o apóstolo Paulo quer dizer: “afim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.”
Nenhum de nós, nunca poderá subir à altura do amor de Deus, nós nunca poderemos descer até a profundidade do mesmo; ou nunca poderemos medir o seu comprimento nem a sua largura. . . Onde Está Você nos estágios da Vida Eterna?
Onde você está nas fases da vida eterna?
Todos vocês estão em pelo menos duas fases: a AAUDIÇÃO da Palavra da vida. Isso é o que eu estou falando aqui e vocês ouvindo. E a fase em que Deus está chamando você com vistas a ajudá-lo a que você veja Cristo como ele é. E que você tome posse da vida eterna e da maravilhosa relação com o enviado de Deus, Jesus Cristo.
Você pode orar assim: "Senhor Jesus, eu vejo o Senhor na sua Palavra, e eu já não irei resistir-lhe. Eu confio no Senhor com a minha alma e meu corpo. Creio que a promessa de João 3:16, que, quem crê em Cristo não pereça, mas tenha a vida eterna. Eu recebo o seu dom da vida eterna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…