domingo, 23 de março de 2008

EM QUE DIA JESUS CRISTO MORREU ? EM QUE DIA ELE RESSUSCITOU? - PARTE 3


Por
Rev. João d'Eça
CONTINUAÇÃO DO ARTIGO ANTERIOR.
Contando para trás, chegaremos a precisamente ao final da tarde de quarta-feira, o que significa que Jesus foi crucificado neste dia e não na sexta-feira.
Como pode ser isso? Como poderia Jesus ser crucificado na quarta-feira, quando está claramente relatado que o dia da crucificação foi dia da preparação para o sábado?
O Evangelho de João nos dá a resposta: "Então, os judeus, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto com era a preparação, pois era grande o dia daquele sábado, rogaram a Pilatos que lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados". (João 19:31).
Vimos então que Jesus foi crucificado um dia antes do chamado "grande dia de sábado". Este era o sábado, sétimo dia da semana? Não, não era.

João esclarece que o dia anterior à páscoa é que se chamava "preparação": E era a preparação da páscoa, e quase a hora sexta..." Esta preparação não era, portanto, uma preparação para o Sábado do Mandamento, o sétimo dia, mas a preparação da páscoa. (João 19:14).

É bom lembrar que a PÁSCOA sempre ocorreu no dia seguinte da noite de lua cheia. E o dia seguinte da lua cheia neste ano da crucificação foi precisamente na quarta-feira, 14 de Nisã, portanto, a Páscoa não pode ter sido neste ano num Sábado semanal.

Nisã é o mês judeu que corresponde à parte do mês de março e uma parte do mês de abril do calendário gregoriano. Os dias da semana são os mesmos nos dois calendários. Quarta-feira no calendário judeu é quarta-feira no Gregoriano.
DOIS SÁBADOS NA SEMANA DA CRUCIFICAÇÃO.
Comparando os textos, podemos provar que na semana da morte de Jesus, houve dois sábados: O primeiro, dia dos asmos, que caiu no dia 15 de Nisã, ou seja, na quinta-feira e o Sábado do Mandamento, o sétimo dia da semana.
Para entender melhor, veremos um fato ocorrido neste período, que foi a compra de material e o preparo das especiarias, para se ungir o corpo de Jesus Cristo, já morto. Lucas 23:54-56, nos informa o seguinte:
"Era o dia da preparação, e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E no sábado, descansaram, segundo o mandamento."
Este texto nos mostra a ordem dos acontecimentos:
1 - O dia da preparação estava terminando com o pôr-do-sol, e começava o sábado. Não havia mais tempo para comprar e preparar as especiarias para ungir o corpo de Jesus, sepultado ali, pois já era sábado.
2 - No versículo 54, diz que as mulheres, prepararam tudo antes do sábado e que descansaram neste dia, conforme o mandamento.
ENTENDENDO A NARRATIVA:
O Sábado do mandamento, já iniciava, como e quando elas compraram e fizeram os preparativos, se o versículo nos diz que as mulheres obedeceram o mandamento de guarda do sábado?
Repare agora o que diz Marcos 16:1.
“Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-Lo."
Veja bem, aqui diz que as mulheres foram comprar as especiarias DEPOIS do sábado. Lucas, no versículo 54 nos diz que este preparo ocorreu antes do Sábado e Marcos disse que foi depois! Como harmonizar as coisas?
A verdade é que naquela semana houve dois Sábados: Um cerimonial, ocorrido na quinta-feira, ou seja, o primeiro dia da grande festa dos asmos e o outro, o sétimo dia da semana, ou o Sábado do quarto mandamento.
Ora se Jesus morreu no dia 14 de Nisã, uma quarta-feira, também considerado o "dia da preparação"; foi sepultado no final deste dia, próximo ao pôr-do-sol, já quase na virada para a quinta-feira, que era o dia dos pães ásmos, um sábado cerimonial e festivo. Foi depois deste sábado cerimonial ou quinta-feira, que as mulheres compraram e prepararam as especiarias, o que harmoniza com Marcos 16:1.
Depois de preparados os unguentos para ungir o corpo de Jesus, o que aconteceu na sexta-feira, logo depois, no Sábado do quarto mandamento, elas repousaram conforme determinava a Lei, já no primeiro dia da semana foram cedo para ungir o corpo. Isto harmoniza também Lucas 23:54 e 24:1 com Marcos 16:1, 2.
Portanto, fica claro que naquela semana houve dois Sábados, dissipando-se assim quaisquer possíveis dúvidas no assunto.

Obs.:


SE VOCÊ TIVER ALGUMA PERGUNTA A FAZER, ESCREVA-NOS E LHE RESPONDEREMOS.

2 comentários:

Unknown disse...

uma otima explicativa do fato obrigado.

Unknown disse...

Otima explicacao. mas como entender a passagem de jesus com os dois discipulos no caminho de emaus quando eles dizem que e ja hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.... Lucas 24:21 nota que era domingo e se a morte ocorreu na quarta, entao, no domingo ja se passaram quatro dias..... esssa e minha duvida embora acho mais logico que Jesus tenha morrido na quarta. e tambem gostaria de una explicacao como eram contados os dias naquela epoca se a fracao de um dia era iu nao considerado como um dia inteiro. Aguardo resposta. obrigado.

Minhas postagens anteriores