sexta-feira, 21 de março de 2008

EM QUE DIA JESUS CRISTO MORREU ? EM QUE DIA ELE RESSUSCITOU? - PARTE 1







Por

Rev. João d'Eça

Nesta Páscoa irei publicar um artigo êm três partes. Primeiro farei uma parte introdutória acerca do assunto que encima esse texto, ou seja, Em que dia Cristo morreu? E em que Dia ele ressuscitou?

Apesar de muitos acharem o assunto irrelevante, pois o que importa é que Jesus morreu no lugar dos pecadores, na verdade não é, pois trata de assunto de suma importância, ou seja, o cumprimento das profecias e a veracidade do relato bíblico.

Se Jesus Cristo afirmou que passaria três dias e três noites no seio da terra, assim como Jonas passou três dias e três noites no ventre do grande peixe, dando resposta àqueles que lhe indagavam e exigiam dele um sinal que autenticasse o seu ministério.

EM QUE DIA JESUS CRISTO MORREU, QUARTA OU SEXTA-FEIRA?
EM QUE DIA ELE RESSUSCITOU?

"PROLEGÔMENOS”

A Bíblia nos ensina que o caminho da salvação é somente por meio de Jesus Cristo. Esta verdade é central nas Escrituras.
O plano da salvação está escrito na Bíblia, pela Revelação divina. Utiliza-se vários métodos para fazê-lo compreensível e comunicá-lo a nós, tais como: Histórias, Incidentes, Eventos, Parábolas, Exemplos, Ilustrações, Alegorias, Símbolos e por ensinamento direto. Estes métodos estão assim colocados para revelar claramente a vontade de Deus para o homem.

O SINAL DE JONAS.

Um relato interessante do Antigo Testamento, ligado ao tema da salvação, é o episódio de Jonas e o grande peixe. A lição aqui é clara: é uma ilustração ou tipo de Cristo, na experiência de obedecer e permanecer muito tempo dentro do grande peixe.

Há aqui uma relação entre a obra e a vida de Cristo e a experiência de Jonas, que foi jogado ao mar, para ser engolido por "um grande peixe".
Jesus Cristo usou essa história como ilustração em sua pregação, para explicar o plano da salvação aos seus ouvintes e questionadores, os quais haviam duvidado de sua verdadeira identidade, embora terem visto Ele fazer milagres. Não lhes seria dado outro sinal além do de Jonas, para provar sua afirmação de ser o Messias prometido.

"...Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal. Ele, porem, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. Porque assim como esteve Jonas três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do homem estará três dias e três noites no coração da terra." (Mat. 12:38-40) – (Tradução ERA).

Vemos assim o plano da salvação contido nesta história. Se o Cristo não permanecesse no túmulo o tempo exato (três dias e três noites) conforme este texto de Mateus, a história não seria verdadeira, portanto, o tempo exato, especificado nas Escrituras, com respeito à Crucificação e Ressurreição de Jesus Cristo é de suma importância.

Para Jesus Cristo, a história de Jonas e o Grande peixe, é uma história real, assim como tudo aquilo que ele mencionou em seus ensinos e mensagens. É importante perceber também, que o relato de Mateus a que Jesus se referiu, ensina, que depois de Sua morte, Jesus estaria no túmulo por três dias e três noites, ou seja, exatamente 72 horas. O mesmo tempo que Jonas ficou dentro do grande peixe.

O ENSINO ERRADO E O INCONSCIENTE COLETIVO.

Toda a cristandade parece aceitar o ensino do catolicismo romano de que Jesus Cristo morreu na sexta e ressuscitou no domingo, portanto a conta de três dias e três noites não bate. Se Jesus foi crucificado na "sexta-feira santa", sepultado antes do pôr-do-sol deste mesmo dia, e ressuscitou na manhã de domingo, Ele não teria estado no túmulo os três dias e três noites.

Jesus Cristo, especificou claramente conforme o texto em Mateus 12:39, 40 que o único sinal que lhes seria dado para demonstrar que Ele era o Messias prometido, seriam os três dias e três noites sepultado no coração da terra, ou seja, o mesmo tempo que Jonas esteve dentro do grande peixe.

CONTRADIÇÃO?

Se examinarmos cuidadosamente os relatos do NT, o estudo nos revelará que não há contradição. Mas sim harmonia entre os relatos. Um estudo deste assunto revelará que Deus é exato na Sua Revelação.

O QUE DIZ O TEXTO DE JONAS?

"Deparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe..." (Jonas 1:17).

Aqui a Revelação de Deus, diz que Jonas esteve verdadeiramente dentro do peixe, três dias completos e três noites completas, isto é, 72 horas, assim como o tempo em que Jesus esteve no túmulo foram exatamente três dias e três noites.

Precisamos determinar o dia e a hora em que Jesus foi posto no túmulo. Ele foi colocado ali no mesmo dia que foi crucificado; precisamente na tarde deste dia, próximo ao pôr-do-sol, mas que dia era este? Segundo a tradição Católico-romana, esse dia era a Sexta-Feira, será?

Para esclarecer, vamos ler o relato do Seu sepultamento como está registrado em Marcos 15:42-43:

"Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o Reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus."

Lemos também em Lc 23:52-54:

"tendo procurado a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus, e, tirando-o do madeiro, envolveu-o num lençol de linho, e o depositou num túmulo aberto na rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado. Era o dia da preparação e começava o sábado."

Precisamos responder duas questões principais aqui: Que dia da semana era este chamado sábado? Que dia era este chamado de "a preparação"?

De acordo com Êxodo 20:8-11 o relato do quarto mandamento, o sétimo dia da semana, é o Sábado, o qual é conhecido até hoje como Sábado. Portanto, se o Sábado mencionado em Lucas 23:54 era o sétimo dia da semana (de acordo com o quarto mandamento) concluimos que a sexta-feira (o dia anterior ao sábado) fosse o dia da preparação, mencionando neste mesmo versículo. Desse modo, por este raciocínio, parece que Jesus Cristo foi crucificado e sepultado na sexta-feira, precisamente antes do pôr-do-sol.

Este raciocínio é amplamente aceito, e aparentemente, tem fundamento bíblico. Se esta conclusão é correta, Jesus Cristo não cumpriu a profecia relacionada a Si mesmo. Porque, se ressuscitou no domingo de manhã, como geralmente se crê, Ele esteve no túmulo somente duas noites e um dia: sexta-feira de noite (uma noite), o dia de sábado (um dia), e a noite depois do pôr-do-sol do sábado (duas noites).

Mesmo se nós contarmos alguma parte do dia de domingo como outro dia completo, no qual Jesus poderia ter estado no túmulo antes de ressuscitar, teria que ser rejeitada, porque o anjo disse às mulheres que foram ao túmulo antes da saída do sol, que Ele já havia ressuscitado e já havia saído. João diz no seu evangelho que a visita foi feita "...Quando ainda estava escuro." (João 20:1). Será que há alguma contradição no relato bíblico com o tempo em que Jesus passou no túmulo?

ENCONTRANDO A VERDADE NO TEXTO BÍBLICO.

Quando Jesus Cristo foi colocado no túmulo?

Para obtermos as respostas claras, precisaremos investigar acuradamente o texto que relata sua crucificação, morte e ressurreição, nos evangelhos.

A ressurreição de Jesus levantando-se dos mortos foi um acontecimento espetacular. Os evangelhos dão testemunho do fato da ressurreição, mas, nenhum deles menciona o minuto exato em que houve este acontecimento.

CONTINUA NO PRÓXIMO ARTIGO...

Um comentário:

Ricardo Santos disse...

Ricardo Santos:


Eu estava procurando um bom artigo sobre esse tema, e achei!
Muito bom o texto reverendo João!

Minhas postagens anteriores