terça-feira, 1 de maio de 2007

MARCELO CRIVELLA NO PROGRAMA DO JÔ.

Por


Rev. João d'Eça.



Ontem à noite assisti ao programa do Jô da Rede Globo, como de vez em quando faço, sempre quando há uma entrevista interessante que me atraia. Geralmente as entrevistas de Jô Soares são muito bem feitas, pois ele é um entrevistador bastante perspicaz, inteligente e sabe desarmar o entrevistado quando percebe que o mesmo não está seguro, principalmente quando o assunto é polêmico.
A entrevista que vi ontem, dia 01 de Maio de 2007, foi a do Senador pelo Rio de Janeiro, Marcelo Crivela, que respondeu sobre Homossexualismo e que perdeu uma grande oportunidade de expor o posicionamento dos evangélicos sobre o assunto.
Me pareceu que ou ele estava escodendo o jogo, se negando a opinar ou se intimidou com as perguntas incisivas do entrevistador. Eu ia reproduzir a imagem da entrevista aqui, mas por causa do mal desempenho do entrevistado, resolvi reproduzí-la por escrito, respondendo como se fosse ele, as perguntas feitas pelo entrevistador.
Vamos à entrevista. Duração 10m 16s:

O entrevistador pergunta comentando:

- "na sua igreja há uma veemência. Tratar o homossexual como se fosse uma doença. (...) porque há essa postura, quase que medieval em relação aos homossexuais?"

A minha resposta seria:

- O que há não é uma postura medieval, mas uma coerência com um princípio bíblico. Se a Escritura Sagrada é nossa regra de fé e prática, temos que ser coerentes com ela. Não podemos rasgar as páginas da Bíblia que condenam o homossexualismo, mas não podemos ser considerados criminosos porque usamos a Bíblia para doutrinar as pessoas. Essa lei é uma lei de proibição do uso da Bíblia. Isso é certo?
Em uma outra oportunidade, o entrevistador, Jô Soares, pergunta:

-"Você acredita piamente que o homossexualaismo é curável? Que é uma doença?"

Minha resposta seria:
- Não tenho elementos para dizer que seja doença, só a ciência pode dizer tal coisa. Se é curável? Sim eu creio que ele pode ser liberto, mesmo porque existem muitos ex-homossexuais que estão vivendo muito, porque foram libertos da sua prática, assim como o bêbado que se livrou da bebida ou o fumante que se livrou do cigarro.

Em um outro momento o entrevistador pergunta:

-"Como é que pode ser contra a natureza, se tudo que Deus fez é bom? ...porque que seria contra a natureza?"

Minha resposta seria a seguinte:

- A Escritura diz em Mateus 19: 14: "aquele que os fez no princípio, macho e fêmea os fez". Eu creio na Bíblia. Deus não fez um ser humano híbrido. O homossexualismo é resultdo da Queda, do pecado, é uma perversão, assim como toda perversão, que se for orientada do modo certo, pode ser revertida.

Além do mais, quem disse que Deus criou o homossexualismo? Na Escritura Sagrada, isso é resultado do pecado. Em Romanos 1: 18-26, diz:

"Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro".

Não precisa dizer mais nada. Agora, não é por isso que se deva violentar os direitos de ir e vir de um homossexual, não é por isso que se deva matá-los, senão teria-se que matar os bêbados, os viciados de todos os tipos, as prostitutas, etc... Todas essas pessoas podem ser libertas, assim como os homossexuais que quiserem. Ainda há uma outra coisa: não é a igreja que hostiliza os homossexuais, pelo contrário, a igreja deseja ajudar aqueles que quiserem reorientar as suas vidas, a ter uma vida nova e saudável em todos os aspectos, principalmente, o psicológico.

Numa outra pergunta, Jô Soares diz:

-"...O homossexualismo é passível de crítica? Isso é que eu não entendo!"

Eu responderia o seguinte:

- Devemos criticar tudo que entendemos ser ou estar errado, isso deve ser configurado crime? O fato de eu criticar o governo Lula, deve me levar pra cadeia? Estamos num regime de excessão? Porque o homossexualismo deve ficar de fora de todas as críticas? Porque os que criticarem, pelo projeto 122/2006, devem ir pra cadeia?

O entrevistador faz um comentário e diz:

- "É mais pecador, por causa de uma opção sua..Você como cristão sabe..., pelo menos pra mim, a coisa mais forte que existe no cristianismo, é o perdão imediato...né..., então, só isso".

Eu retrucaria da seguinte maneira:

- Caro entrevistador, o que separará os homens de Deus, será exatamente as suas opções e preferências. Deus mostra o Caminho que ele deseja que o homem ande por ele. Mostra que se o homem andar por um determinado caminho, o resultado será um, se ele andar por outro, o resultado será outro, ou seja, de acordo com as escolhas morais que o homem fizer, ele pode estar determinando o destino final de sua alma, ou com Deus, ou em danação eterna.

Deus quando perdoou Madalena, Mateus, Zaqueu, Paulo e tantos outros, Ele exigiu dessas pessoas uma outra postura dali pra frente. Ele sempre dizia:

-"E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais". (João 8:11).


Conclusão:

Em alguns momentos o Senador Crivela respondeu de maneira diplomática e educada, mas a maneira educada e polida nem sempre é uma opção mais correta. às vezes precisamos ser incisivos também, para definirmos a nossa posição firme, para mostrarmos que sabemos o que cremos e o que queremos, para que ninguém pense que somos preconceituosos que criticam em cima de nada. Nós temos os nossos valores, temos os nossos princípios e procuramos viver por eles. Muitos nos criticam pela maneira como vivemos, pelos valores que defendemos, pelos princípios que seguimos. Será que para nos defender dessas críticas é preciso criar-se uma Lei que puna com prisão, àquele que criticar um evangélico por estar defendendo valores da Escritura Sagrada e por eles vivendo?

4 comentários:

Unknown disse...

REALMENTE,AO ASSISTI A ENTREVISTA. JÔ/Bp MARCELO CRIVELLA. PERCEBI QUE O ENTREVISTADOR, PARA NÃO OUVIR A VERDADE,NÃO PERMITIU AO SENHOR Bp CRIVELLA RESPONDER AS PERGUNTAS A ELE DIRIGIDAS.
O SENHOR SABE TÃO BEM QUANTO EU, REVERENDO JOÃO QUE O Bp ALÉM DE SER UM HOMEM DOTADO DE UMA FÉ EXTRAORDINÁRIA EM DEUS, É UNGIDO PELO "ESPÍRITO" E EXTREMAMENTE EDUCADO. E, SE FOSSE DA VONTADE DO DEUS A QUEM ELE PREGA, TERIA DEIXADO O ENTREVISTADOR METIDO EM UMA SAIA JUSTA.

Rev. João d'Eça disse...

Prezada irmã, não podemos deixar o mal prosperar por mera educação, o que temos de fazer é combater o mal onde quer que seja, com veemência, com autoridade, com zelo. Não podemos deixar que pessoas desprovidas de Deus, venham denegrir a imagem dos evangélicos em público. É dever nosso repreender com força, essa é a instrução da Bíblia, principalmente na teologia paulina em I Corintios e I Timóteo.

Outrossim, um crente que para manter a sua possibilidade de eleição se alia com comunistas e defensores de assassinatos de crianças, como é o caso do aborto. É mais ele tá sendo coerente com o posicionamento do seu tio Edir Macedo que declara ser à favor do assassinato de crianças. O Crivella se aliou àqueles que querem tornar o Brasil um país sem ordem, sem lei, defensores de homossexuais e seus projetos de "mordaça", abortistas anti-Deus e anti-família. "Me digas com quem tu andas que eu te direi quem és". Jesus disse: "Quem não é comigo é contra mim, quem comigo não ajunta, espalha."

Sinto muito irmã, mas a atitude do Crivella e da IURD é para ser desprezado.

Rev. João d'Eça

angelo disse...

eu acho que ele nao soube responder realmente as perguntas gostaria que convidasse o pastor silas malafaia ou ate o reverendo mesmo

Tércio Camargo Junior - presbítero da IP Toledo disse...

Considero Jô Soares uma pessoa culta, aliás não só eu,mas nessa entrevista tive a impressão que ou ele tem um conhecimento superficial bíblico-teológico sobre o qual se baseia a ética cristã ou ele não leva a sério a Bíblia e o Deus da Bíblia. Recomendaria a Jô Soares que lê-se o livro Ética Cristã de Norman Geisler da editora vida nova. Gostaria de parabenizar o pastor João pela iniciativa de dar a resposta apropriada baseada nas Escrituras e de não ter vergonha do evangelho, pois quem um dia irá julgar todos os homens e confirmar suas advertências contra o pecado e a apostasia é Deus.

Minhas postagens anteriores