terça-feira, 2 de abril de 2019

SEJA ANÁTEMA!


By



João d’Eça





         Quando a igreja cristã ainda iniciava a sua caminhada rumo a recompensa celestial do seu glorioso porvir, já iniciava também a semeadura do mal no seio da igreja, crescia juntamente com o trigo, o joio.

         Era dessa forma que alguns inimigos da cruz de Cristo inquietavam as igrejas da região da galacia, ensinando que era necessário fazer certas coisas que nem Jesus, nem os seus apóstolos ensinaram e nem mandaram fazer. Paulo, zeloso como era, protestou dizendo:



“Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema”.

(Gl. 1.8, 9).



         A palavra anátema é frequentemente usada no A.T. para designar pessoa ou coisa maldita, separada da comunhão, proibida, separada para ser destruída. A cidade de Jericó foi considerada anátema ao Senhor, com tudo o que nela havia. Os israelitas foram proibidos de se contaminar ou de tocar na coisa anátema, para não trazer maldição ao arraial.

         Quando examinamos o protesto e a admoestação de Paulo, vemos que o ensino do apóstolo torna ilimitado a abrangência, envolve as igrejas e as pessoas: “seja Anátema”, isto é, fica fora da comunhão dos santos, todo aquele que anunciar um evangelho diferente do que foi anunciado desde Jesus Cristo e os apóstolos e que está claramente expresso nas Sagradas Escrituras.

         O “anátema” é formulado contra todas as novas doutrinas extra-bíblicas e todas as inovações religiosas que aconteciam nas igrejas da galacia e de todas as igrejas em todos os tempos e geografias.

         Assim sendo, é “anátema” uma igreja que impõe aos seus adeptos, preceitos que não estão expressos na Escritura, ensinando que deve ser praticado para alcançar a salvação. Os que ensinam assim, estão indo contra o ensino de Cristo e dos apóstolos.

         Não existe outro evangelho além do que se acha nas páginas do Novo Testamento, e o Espírito Santo, falando através de Paulo, diz aos que pregam evangelho diferente, que são incontestavelmente, ANÁTEMA!

         Se nem mesmo um anjo do céu seria perdoado por pregar um evangelho espúrio, tal qual os dogmas do romanismo e as práticas sincréticas do neo-pentecostalismo, assim os que fazem tal pregação e realizam tal prática, está fora da comunhão cristã, é portanto, ANÁTEMA!

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores