terça-feira, 9 de abril de 2019

A DOUTRINA CALVINISTA: UMA BENÇÃO PARA A VIDA!


By

João d’Eça



            Após a saturação das loucuras neo-pentecostais no meio da população evangélica no Brasil e no mundo, houve uma busca pela solidez de uma doutrina que trouxesse segurança e ai surgiu entre esses grupos sectários, a necessidade de estudar o calvinismo, para tentar encontrar a segurança espiritual que o neo-pentecostalismo e o arminianismo não proporcionam.
            As editoras de maior solidez doutrinária começaram a publicar as obras sobre calvinismo e mesmo de calvinistas de renome de todas épocas, bem como a tradução de obras de fontes primárias, como Calvino e Lutero, principalmente. Os autores calvinistas passaram a ser conhecidos e seus trabalhos consumidos com avidez. Homens como C.H. Spurgeon, A.W. Pink, John Gill. Passou-se a conhecer o pensamento calvinista e a estuda-lo em EBDs, classes de doutrina e grupos pequenos. Proliferou a realização de congressos, encontros de discussão teológica e grandes reuniões para tratar do assunto da teologia Reformada. Tudo isso trouxe um interesse cada vez maior pelo calvinismo.
            Em contrapartida os arminianos, também, para não perderem aqueles que estavam em busca da solidez da doutrina Reformada, começaram a publicar obras mais voltadas para a explicação da doutrina que defendiam, bem como, passaram a realizar congressos e encontros para solidificar o pensamento na mente dos que desejavam algo mais consistente.

Calvinismo X Arminianismo

            No século XVI, no auge do movimento da Reforma Protestante, quando a Europa, já cansada de milhares de anos de escravidão aderiu as ideias dos reformistas anteriores e de Lutero e Calvino posteriormente, João Calvino desenvolveu uma forma de entender e de ensinar a Bíblia que se popularizou depois da sua morte.
            A base da doutrina calvinista é a Bíblia e os ensinos de Agostinho de Hipona, no sec. IV, que por sua vez formulou a sua doutrina dos escritos de Paulo, no Novo Testamento e da igreja primitiva. Paulo sabemos, recebeu esses ensinos, como ele mesmo diz: “não de homens, mas de Deus” (Gl. 1.11, 12).
            O arminianismo é a doutrina de Jacob Arminius que se contrapôs às doutrinas da graça, como também é conhecido o calvinismo. Arminius estabeleceu os seus pontos doutrinários e os ensinou pela Europa. Após a morte de Calvino e com a proliferação do arminianismo, os seguidores do calvinismo estabeleceram cinco principais pontos doutrinários que se contrapunha às principais doutrinas de Arminius, o que ficou conhecido como “os cinco pontos do calvinismo”: Depravação Total; Eleição Incondicional; Expiação Limitada; Graça Irresistível e Perseverança dos Santos.
            A doutrina calvinista declara que o pecador está “morto nos seus delitos e pecados” (Ef. 2.1). Assim o pecador não pode fazer absolutamente nada para se salvar. No que se refere a questões espirituais, a vontade do homem é escravizada e ele não é livre para escolher a Deus, e escolherá sempre contra Deus, porque perdeu a condição original na qual foi criado, por causa da Queda. Todos os desejos e vontades desse homem escravizado pelo diabo é contra Deus (Rm. 3.11-23; II Tm. 2.26).
            Para salvar da condição de perdição eterna, Jesus Cristo morreu pelos eleitos, que são as suas ovelhas escolhidas (Jo. 10.15; 15.16; I Pd. 2.24, 25). Jesus Cristo salva a quem quer e o Espírito Santo cria o verdadeiro arrependimento no coração e na mente do pecador, condição fundamental para que ele seja salvo. Toda obra de salvação é exclusividade de Deus, sem a participação humana no processo. Os que serão salvos são aqueles por quem Cristo morreu. Sua morte é suficiente para salvar a todos os homens, e é eficiente na salvação efetiva dos eleitos.

Na próxima postagem iremos destacar alguns pontos fundamentais do calvinismo que são bênçãos para os que creem em tão sólida doutrina.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores