segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ACERCA DA JUSTIFICAÇÃO - PARTE II

Por Rev. João d'Eça¹

Continuação de post antrior...

A OBEDIÊNCIA DE CRISTO É O NOSSO MÉRITO.
O batismo e a tentação de Cristo foram apenas o começo. Estes dois eventos prenunciou a crise final que ele esperava no final da sua vida terrena: o conflito espiritual que levou à morte e ao sofrimento na cruz por nós, o justo pelos injusto. Jesus provou ser servo, o justo do Pai, que é capaz de, pelo sacrifício, fazer justos os seus eleitos (Isaías 53:11 ).

OBEDIÊNCIA ATIVA E PASSIVA
Teologicamente falamos de obediência e morte de Cristo como a obediência ativa e passiva. Mas não devemos ver esses termos como se referindo a fases distintas da vida de Jesus. A obediência ativa de Cristo tem uma parte de dimensão passiva (sofrimento). O início da obediência de Cristo representa a encarnação, quando Ele, que foi co-igual com Deus, esvaziou-se até a condição de servo, tornando-se um homem de dores, desprezado, e o mais rejeitado entre os homens (Filipenses 2:6-7 ; Isa. 53:3). Pela obediência de dimensão passiva, a morte expiatória de Cristo, foi um trabalho de obediência ativa. Ele aprendeu a obediência pelas coisas que Ele sofreu (João 12:27-28 ; Heb. 5:8) , e ativamente derrotou Satanás por meio da cruz (Gen. 3:15 , João 12:31; Col. 2: 15). A justiça de Deus consiste na totalidade da obediência de Cristo, tanto nos seus aspectos ativos e passivos (Rm 5:17-19 ).

OBRA MERITÓRIA DE CRISTO
Por que a obediência de Cristo demonstra a justiça de Deus? (Romanos 3:25). Porque cumpre as exigências da Lei de Deus e, portanto, merece a recompensa da vida eterna para nós. O Filho eterno de Deus foi enviado ao mundo pelo Pai para realizar a obra que o Pai havia designado a ele ( João 4:34, 5:36, 6:38-39, 17:04, 19:28). Ele nasceu de uma mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei (Gálatas 4:4). Ao cumprir tudo o que o Pai havia confiado ao Filho de acordo com os termos do seu "eterno conselho de paz" (Zc. 6:13), Jesus Cristo tem os méritos da recompensa prometida. Ele ressuscitou dos mortos e está exaltado à mão direita de Deus, agora coroado de glória e de honra, no terreno meritório da sua obediência e do seu sofrimento até a morte (Filipenses 2:5-11 ; Heb. 2:9).
 
Mérito é um conceito de aliança. Porque Cristo cumpriu a obediência estipulada que lhe foi atribuída de acordo com os termos da aliança eterna, Jesus ganhou a recompensa prometida. O próprio Jesus apontou para o cumprimento obediente do trabalho que seu Pai lhe deu para fazer, como o fundamento legal para receber a sua recompensa. Ele recorreu à justiça de seu Pai quando orou:

"Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.” (João 17:4-5 ).

Jesus obteve para os seus eleitos o direito a vida eterna (glorificação) pelo seu cumprimento obediente do pacto.

O contexto da aliança da obra de Cristo lança luz sobre o significado redentor de Sua ressurreição. A ressurreição de Cristo foi Sua justificativa ou defesa (1 Tm. 3:16). Não foi apenas um evento que demonstrou a Sua divindade, mas um ato legal ou judicial em que o pai reconheceu o filho como o detentor da aliança obediente (Romanos 1:4, 1 Coríntios. 15:45). A ressurreição foi o selo de aprovação divina de Cristo após a conclusão da lei.

Jesus foi glorificado pelos eleitos, para que estes possam herdar a vida eterna em união com ele. É por isso que Paulo diz que Jesus ressuscitou para nossa justificação." (Romanos 4:25), e fala dos crentes como aqueles que foram ressuscitados juntamente com Cristo (Rm 6:5; Ef. 2:6; Col. 2:12, 3:1). A obediência meritória de Cristo foi aceita para satisfazer as demandas integrais da Lei de Deus, não apenas por causa de Cristo, mas por nossa causa também. Somos portanto, aceitos como justos em Cristo, considerados aos olhos de Deus como se tivéssemos cumprido a lei a nós mesmos ( Rm 10:4). E a nossa futura ressurreição do corpo, tem por base a ressurreição de Cristo. (1 Cor . 15:20-23 ).

Continua no terceiro e último post....

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores