terça-feira, 30 de outubro de 2007

A REFORMA PROTESTANTE.


Por
Rev. João d'Eça
Amanhã, dia 31 de Outubro de 2007, as igrejas cristãs reformadas em todo o mundo comemoram o dia da Reforma Protestante, são 490 anos de história, desde que cristãos verdadeiros, insatisfeitos com os desvios da igreja, tentaram viver uma vida mais perto de Deus e mais próximo da moral do evangelho.


A Igreja Católica havia se desviado do caminho da verdade, adotando um sistema político quer visava conseguir poder temporal e riquezas, usando a religião para isso. Hoje em dia, as igrejas cristãs voltaram a agir da mesmas maneira que a igreja da Idade Média, o que nos leva a entender e defender uma nova Reforma, após quase 500 anos. São as mesmas práticas, os mesmos princípios, os mesmos erros, estão sendo cometidos hoje em dia por igrejas que se declaram cristãs, mas que tem práticas pagãs.


Lutero foi o homem usado por Deus para trazer a igreja para o caminho da verdade, apesar de seus erros e de sua humanidade, aprouve ao Senhor levantá-lo para essa tão imensa tarefa. Analisando a história, entendemos que Deus escolheu o homem certo e naquele momento crucial da história, não podia ser outro, Lutero com as suas características, seu ímpeto, seu empenho e sua capacidade artística, homilética e o seu desejo de conhecer a Escritura Sagrada, foi o homem certo, na hora certa, para fazer voltar a Igreja à Bíblia.
Apesar de homens como Lutero, Deus faz a história. Ele é o Senhor da História, Ele faz e determina os acontecimentos conforme o seu querer, a Reforma é um acontecimento assim, apesar dos homens, Deus estabelece a verdade e faz a sua Igreja tomar a direção do caminho do evangelho, abandonando as práticas pagãs.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores