sábado, 13 de outubro de 2007

PRA QUE MANTER FERIADOS RELIGIOSOS?


Por

Rev. João d'Eça

Porque manter feriados religiosos em um país que está a cada dia tornando-se mais secularizado? As pessoas não respeitam mais as datas religiosas e aproveitam os feriados pra farrear, beber, viajar, prostituir-se, irem pra festas, etc...

Lembro da minha infância e da minha avó católica que não permitia nenhum barulho dentro de casa e não aceitava que se fizesse coisas normais, cotidianas nesse dia, que para ela era especialíssimo, devido à sua devoção (ignorante é bem verdade!), que não permitia que os netos sequer brincassem em respeito à "santa" da sua consideração.

Ainda vemos as pessoas mais idosas manterem a fé, respeitarem o dia e viverem devocionalmente, assim como aprenderam dos mais antigos, porém, os mais jovens estão a cada dia que passa desprezando o sentimento religioso e o respeito pelas datas oficiais da igreja católica romana diminui à medida que o tempo avança.

A ICR errou quando no passado manteve os fiéis ignorantes do "porque das coisas", sem explicar as doutrinas e a razão de ser de cada ensino, mantiveram o povo mais por medo e ignorância do que por compreensão e entendimento do corpo doutrinário.

Com o avanço das liberdades, aqueles que antes tinham medo e eram ignorantes, passaram a raciocinar com base naquilo que viam e aprendiam na TV, no rádio, em conversas com amigos e na análise do conjunto doutrinário de outros grupos religiosos. Comparando com os dogmas da ICR, descobriram que alguma coisa não estava certa. Parte aderiram as igrejas evangélicas e a maior parte o ateismo e o secularismo.

Pra que manter feriados religiosos católicos romanos, se o país não é oficialmente católico desde a Constituição de 1985? E ainda mais, porque o número de fiéis católicos que participam religiosamente desses feriados é de apenas 1% (um por cento) do total de católicos do país inteiro.

Num feriado assim, o país perde e muito, há uma parada desnecessária, deixa de produzir, deixa de gerar riquezas, deixa de crescer. Seria bom se o governo revogasse a maioria dos feriados religiosos da ICR, pois não há mais sentido de continuar assim, por muitos motivos.

Feriado no Natal, sim, pois é uma data da cristandade, todos os seguimentos cristãos o comemoram. Feriado na páscoa, sim, pois é uma data cristã, respeitados pela grande maioria de cristãos. Feriado no Dia NAcional de Ação de Graças, sim, é uma data neutra, qualquer grupo religiosos pode comemorar. Mas feriados como "Corpus Christi", "aparecida" e outros devem ser revogados oficialmente, deixando que os católicos comemorem nas suas paróquias sem que se faça um feriado nacional, que pare o país e aumente mais e mais o número de mortes por acidentes de trânsito, roubos, assassinatos e toda sorte de crimes que geram despesas enormes e desnecessárias para um país já extremamente lesado pela corrupção.

Além do mais, levando-se em consideração o princípio da isonomia, deveria ter feriados que contemplasse todos os grupos religiosos do país, pois o catolicismo romano não é hegemônico no Brasil, só de Evangélicos há 30% (trinta por cento) da população. Porque não, um feriado no dia 31 de Outubro? Dia da Reforma Protestante, Comum a todos os evagélicos! Porque não um feriado no dia da Bíblia? O livro sagrado de todos os cristãos! Feriados Religiosos Nacionais que só contemplam o catolicismo, é no mínimo uma injustiça.

Portanto, minha proposta é que sejam revogados todos os feriados Nacionais ligados à ICR no Brasil, e, que permaneçam somente os feriados que sejam comum a todos os cristãos, onde todos possam comemorá-los de acordo com os seus ensinos doutrinários, sem que tenham que parar o país com um Feriado Nacional.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores