segunda-feira, 22 de outubro de 2007

PAUSA, PAUSA, PAUSA...



Por

Rev. João d'Eça

Nosso tempo caracteriza-se pelo corre-corre desenfreado, onde a maior rapidez determina o maior sucesso na vida, mesmo que para isso as pessoas tenham que pagar um preço muito caro.

Por causa da rapidez, do vai-e-vem em busca de sucesso e dinheiro, as pessoas estão perdendo qualidade de vida, mesmo que pensem que esse corre-corre existe para se obter essa qualidade buscada.

A Bíblia Sagrada nos dá o relato da criação e diz que o Senhor Deus criou o mundo "Ex-nihiilo", em seis dias e que ao sétimo dia descansou de toda obra que fizera. O que nos intriga é porque o Senhor Deus, Todo-Poderoso, descansou? Porque o criador de todas as coisas teve de descansar após o trabalho que fizera? Estaria Ele cansado? Deus se cansa?

Cremos que o descanso de Deus deu-se para que o Criador pudesse contemplar a Sua criação. Por esta razão cremos ser imprescindível que haja essa parada da labuta, do labor, para o descanso. O ser humano, para ter qualidade de vida precisa de descanso, por esta razão Deus nos dá o exemplo e nos convida para relaxar das tensões do trabalho e do dia-a-dia.

A Indústria do entretenimento existe para não deixar as pessoas descansarem, para que elas vivam em constante atividade. Trabalham como loucos para ganhar dinheiro e depois buscam no entretenimento a distração, mas não o tão necessário descanso. Descansar é desligar do corre-corre, das tensões, do esforço e parar para um tempo de contemplação, para apreciar o belo, as coisas criadas, para ver detalhes que já há muito não se vê, para analisar o que de "muito bom" Deus criou para a apreciação do homem.

Assim como uma planta que precisa ser podada para produzir melhor, nós, seres humanos precisamos passar por períodos de descanso e poda. Estamos tão habituados ao produto final e aos resultados mensuráveis, que nos esquecemos que a poda (aparar arestas em nós), e a limpeza (para sermos melhores do que éramos), é de fundamental importância.

A resolução de todo e qualquer problema humano, nunca começa com o homem, mas com Deus. Deus é a fonte de resolução de toda crise humana. Sempre começar com Deus, sempre voltar a origem de tudo. Começar com Deus, é voltar ao padrão inical, à origem de tudo, Deus descansou de sua obra, esse é o padrão, é para esse padrão que devemos voltar.

Deus parou para "curtir" a sua obra maravilhosa. Por sua vez, nós tememos pausar, por medo de perdermos o reconhecimento, de não mais sermos aceitos pelos outros. Nosso valor não está naquilo que produzimos, mas se estamos ou não ligados ao "galho" da videira, conforme João 15.

Precisamos de um tempo de "parada", de pausa na presença de Deus, tempo de quietude para ouví-lO e ser ouvido por Ele, para sermos orientados, para sermos iluminados e vivermos uma vida de qualidade.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores