terça-feira, 13 de outubro de 2015

COMO OS CRENTES DEVEM TRATAR OS SEUS PASTORES


By

Rev. João d'Eça, MD



Introdução:

         Em muitas igrejas os pastores são honrados e respeitados como ministros do evangelho e assim como ensina as Sagradas Escrituras eles são dignificados e “merecedores de dobrados honorários”. Porém, e infelizmente, muitos outros ministros são desprezados, não honrados e maltratados em muitas igrejas, a ponto de terem de se virar sozinhos, não tem a “destra da comunhão” dos presbíteros e diáconos, e para desenvolver o seu ministério precisam trabalhar secularmente, atrapalhando assim o desenvolvimento do seu ministério.



         Não podemos fechar os olhos para a realidade de que muitos entram no ministério sem ter o chamado de Deus, entram na vida ministerial por causa de frustrações profissionais ou acadêmicas, e enxergam no ministério pastoral uma válvula de escape para suas frustrações e acabam trazendo problemas para o testemunho da igreja, esses são os mercenários.



         Abaixo vamos considerar o que diz a Escritura Sagrada sobre como devem ser tratados os ministros do evangelho.



1 – Os pastores devem ser reconhecidos e honrados pelos crentes – (I Tess. 5.12, 13).



Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; e que tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros.



A sua obra é tão gloriosa que os anjos anelaram realiza-la (I Pd. 1.12). “A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as cousas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, cousas essas que anjos anelam perscrutar.”



Os ministros devem desenvolver o seu ministério com amor. Se os crentes reconhecem que a mensagem é de amor e amam, é claro que devem considerar em alta conta, e, amar cordialmente aqueles que Deus tem enviado com essa mensagem.



2 – Os crentes devem obedecê-los e animá-los Hb. 13.17: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que faça isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.”



3 – Os crentes devem providenciar a sua manutenção financeira:



- I Co. 9.13,14: “Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tiram o seu sustento? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho.”



- Gl. 6.6: “Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as cousas boas aquele que o instrui.”



- I Tm. 5.17, 18: “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.”



Considerando que o mundo despreza aos crentes e em especial aos ministros do evangelho de Cristo e a sua mensagem, é justo que o povo de Deus os trate com consideração e gratidão, tendo-os por dignos de uma dupla recompensa da que dão aos outros homens.



Deus faz a sua parte, isso é fato!



Mas e os crentes, fazem a sua?

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores