Pular para o conteúdo principal

O VALOR DE UM CARÁTER NOBRE




Introdução:



         As nossas autoridades, sejam de que poder for, Executivo, Legislativo ou Judiciário, não nos tem dado exemplos de caráter e de dignidade, pelo contrário, os exemplos que vemos tem sido exemplos de indignidade e de vergonha ao nosso povo.



Os últimos acontecimentos ocorridos no nosso país nos últimos 20 anos tem sido os piores possíveis. Em todas as esferas da sociedade a corrupção campeia e domina as autoridades não tem nenhuma “autoridade”, ninguém as respeita e todos caminham fazendo “o que lhes dá na telha”.



Corrupção à brasileira



Os desvios da corrupção mostrados na operação Lava-Jato vem nos dar a certeza que o nosso pais perdeu o rumo. A corrupção endêmica que atravessa o nosso país em toda roda dos ventos, é vergonhosa e não aconteceria em nenhum país da América do Norte, Europa ou Ásia, sem que houvesse consequências sérias para os corruptos, fossem eles quem fossem.



Nos Estados Unidos não se admitiria um roubo de proporções tão grandes, na Europa não se admitiria nem 10% do que foi roubado no Brasil no “Mensalão” e no “Petrolão”. Se fizessem isso lá, os protagonistas seriam punidos com pena de morte ou prisão perpétua.



Quando ouvimos falar de corrupção nesses países citados, o montante roubado não chega a 5% do que se roubou no Brasil. Os nossos políticos e autoridades que os protegem, não tem caráter.



         Um caráter nobre é a perfeição e a glória da vida. É o mais precioso dos bens, o único que, no conceito geral, supre a sucesso e a riqueza, o único que enobrece todo e qualquer posto aos olhos da sociedade. O caráter nobre exerce maior poder que a riqueza, e, sem rivalizar com a fama, confere-nos as mesmas honras.



Da honra resulta uma influência viva e sensível, e com todo o direito; porquanto é a influência da retidão, da constância, da honra provada, as qualidades que, talvez mais do que nenhuma outra, conciliam a estima e a confiança dos homens.



Caráter nobre



O caráter nobre é a própria natureza do homem no que ela tem de melhor; é a ordem moral constituída em homem. Com efeito, os homens de grande caráter não são somente a consciência da sociedade; são também, pelo menos em todo o Estado sabiamente regido, a sua força motriz por excelência. Quando tudo isso é considerado, torna-se nas qualidades morais que governam o mundo, até mesmo na guerra, segundo dizia Napoleão.



Força, indústria, civilização, tudo para as nações depende da energia do caráter individual. Esta força de caráter é a verdadeira base da segurança pública; as leis e as instituições são simplesmente o reflexo e a consagração dela. Na reta balança da natureza, indivíduos, nações, raças, recebem todos, exatamente a parte que merecem; e assim como é impossível não seguir-se o efeito à causa, assim também as qualidades do caráter popular haverão de necessariamente manifestar-se em atos correspondentes à natureza de sua origem.



Por mais simples que tenha sido a educação de alguém, por mais medíocres que sejam os seus talentos, todo homem, seja ele pobre ou rico, se for grande pelo caráter, exercerá sempre, em qualquer lugar que esteja, na oficina, na loja, na praça, no senado, uma influência preponderante.



George Canning[1] escreveu em 1801:



Só quero subir ao poder pela força do caráter; não buscarei nenhum outro meio de me elevar; e é-me grato nutrir a esperança de que este meio, se não for o mais pronto, será pelo menos o mais seguro.



Todos nós nos sentimos facilmente dispostos a admirar ao homem inteligente; mas a nossa confiança, nós só a daremos ao homem que provar que possui outras qualidades além da inteligência.



Exemplos de caráter ilibado



Benjamim Franklin atribuía todos os seus triunfos na vida pública, não à sua eloquência ou aos seus talentos, que bem longe estavam de ser esplendidos, mas à sua notória integridade de seu caráter:



Eis o que me dava, dizia ele, tanta influência sobre os meus concidadãos. Eu era fraco orador, hesitava na escolha das palavras, apenas falava corretamente, nunca me elevava à eloquência; e, não obstante, fazia geralmente prevalecer a minha opinião.



Quer seja entre ricos ou entre pobres, quer seja entre pessoas influentes ou entre pessoas simples, é somente pela inteireza de caráter que o homem inspira confiança. O imperador Alexandre I da Rússia era um homem de caráter, que houve quem dissesse que o seu caráter valia uma constituição.



Durante a guerra Montaigne foi o único entre os fidalgos franceses que não se viu obrigado a trancar-se no seu castelo. E dizia-se a este respeito que a veneração infundida pelo seu caráter pessoal guardava-o melhor que um regimento de cavalaria.



[1]George Canning, FRS, (11 de abril de 1770 - 08 de agosto de 1827) foi um estadista britânico e político que serviu em vários cargos ministeriais seniores sob vários primeiros-ministros, antes de servir como primeiro-ministro durante os quatro meses finais de sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…