segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PRESBÍTERO DOMINGOS PÁDUA - CENTENÁRIO DE NASCIMENTO.

Se estivesse vivo, o presbítero Domingos Pádua (foto) completaria hoje, 22 de Novembro de 2010, 100 anos de idade. Ele nasceu no dia 22 de novembro de 1910, na cidade de Caxias - MA, berço de mutas personalidades destacaveis no âmbito da Igreja Presbiteriana do Maranhão.

O texto abaixo foi escrito por sua filha Nair, esposa do Rev. Altonildon Olímpio. Esse texto foi publicado no boletim dominical da Igreja Presbiteriana Central de São Luís, onde o presbítero Domingos Pádua exerceu o seu ministério por mais de 50 anos.

O texto também faz parte do livro que conta a história do presbiterianismo maranhense desde 1873 até 2010, escrito pelo Rev. João d'Eça, e que será lançado no dia 06 de junho de 2011, por ocasião do aniversário de 125 anos da IPB Central de São Luís.

"Nascido a 22 de novembro de 1910, na Cidade de Caxias- Maranhão. Perdeu os pais muito cedo, sendo criado pela irmã mais velha, Theodomira (Teté), juntamente com as irmãs Maria Borges e Corina. Havendo aceito o evangelho, foi batizado na Igreja Presbiteriana de São Luis em 27 de novembro de 1931. Tinha por inspiração a notável piedade familiar, desde os seus avós. Estudou até a quinta série, foi ourives, mecânico de autos, motorista do Ministério da Agricultura por 10 anos, estabelecendo-se por fim, em São Luis, como motorista empresário de transporte coletivo. Em 27 de janeiro de 1937, casou –se com uma jovem de 16 anos, Maria Pereira da Silva, que conhecera na I.P.B de São Luis, da qual nasceram- lhe 11 filhos (Nathan, Noemi (in memorian), Noádia, Nohá, Nogath, Nerias, Nairan (in memorian), Nair, Naimar, Noabi), os quais levava à igreja e ensinava a Palavra de Deus nos cultos domésticos.

Na Igreja Presbiteriana de São Luis, dedicou-se inteiramente ao serviço do “Altíssimo Deus” (expressão introdutória de suas orações). Seu apreço pela Palavra de Deus conferiu-lhe por 12 anos seguidos e tantos alternados, o exercício de professor da Classe dos Homens. Era um evangelista nato, auxiliava o seu pastor nas tardes de domingo pregando nas congregações de Cruzeiro, Caratatíua e Itaperuraíba (Anjo da Guarda), também participava do coral da Igreja. Exerceu o presbiterato por 52 anos, de forma exemplar, destacando-se pelo zelo doutrinário e firmeza na fé. Recebeu a emerência em 1976 sendo reconduzido ao exercício do presbiterato em 1986 não concluindo, porém, o seu último mandato.




Deixou-nos como legado o livro:“ História da Igreja Presbiteriana de São Luis”, editado no Centenário da Igreja (06/06/1986), fruto de 10 anos de pesquisa, expressão do seu grande amor por essa igreja. Concluído esse projeto descansou das suas labutas em 08/10/1986, deixando-nos o exemplo de uma vida íntegra, cheia do Espírito Santo e do temor de Deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

100 ANOS DE SABEDORIA
Dudu,
Era assim que minha avó o chamava
Com amor sempre atento
Culto, sábio
Homem de fibra e respeitado
Temido por alguns (as vezes eu tinha medo... confesso)
Mas amado por todos
Se foi mas ficou, para sempre
No nosso sangue, nos nossos corações
Onze filhos, um livro
Um homem completo...
Se plantou uma árvore, talvez
Mas deixou a semente da sabedoria
Para que colhamos seus frutos
E nunca o esqueçamos
Sua vida, sua luta, sua fé
Vovô, parabéns!

Minhas postagens anteriores