quarta-feira, 17 de novembro de 2010

HISTÓRIA.... QUASE MORTA.

Estou fazendo um trabalho acadêmico e precisei de informações sobre personagens da história do meu Estado, o glorioso Maranhão e fui à cata das informações de que preciso. Minha pesquisa precisa ser feita no obituário do Cemitério do Gavião, onde estão sepultados grande parte das personalidades históricas de São Luís e do Estado.

Fui até o Cemitério que fica no Centro da cidade à procura das informações de que preciso e me apresentei como pesquisador. Fui recebido por um funcionário que parece não sabia como fazer o seu trabalho e apesar de eu dar todas as informações que ele precisava para encontrar o túmulo da pessoa que eu procurava, como por exemplo, data do falecimento, data do sepultamento com dia, mês e ano, ele disse que eu é que precisaria ter os dados para que ele encontrasse o local, pode!!!!!!

A sepultura que eu procurava é da década de 60, logo nos primeiros anos e eu queria saber onde estava enterrado determinado personagem da nossa história presbiteriana, mas o funcionário me informou que o livro de registro não mais existe, pelo menos (e assim espero!), nos arquivos do cemitério. Talvez algum órgão público de interesse histórico tenha recolhido e arquivado o livro de registros de sepultamentos, para preservá-lo em um outro lugar, só que o funcionário, apesar de ter um computador com registros mais recentes, não sabe que fim levou os livros da década de 60.

São inúmeros os personagens da nossa história recente que foram sepultados no Cemitério do Gavião em São Luís, mas se precisarmos de averiguação para qualquer fim, lá não vamos encontrar. De quem será a culpa? Quem são os responsáveis pela administração do cemitério atualmente? O acontecimento é fruto de descaso ou de incompetência? Não sabemos e talvez nunca saberemos.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores