terça-feira, 3 de maio de 2011

SOBRE A PREGAÇÃO - PARTE II - PREGANDO PARA A VIDA

PREGANDO PARA VIDA

Nem todos, mas a maioria dos pastores de linha reformada fazem um trabalho duro para tentar pregar fielmente a partir da escolha de um texto bíblico. Passamos horas em estudos bíblicos e exegéticos em preparação para o sermão de cada domingo ou até mesmo para os estudos bíblicos de meio de semana.

então segue o que essas observações podem ter a ver com nossas vidas, nossa comunidade e nosso mundo. Amen.

Sermões para a vida.
Pregar para a vida é pregar com o coração, mas antes de tudo é pregar com a vida. Os que pregam para a vida já experimentaram a transformação dos seus corações através da operação do Espírito Santo através da Palavra. Pregar para a vida é pregar no poder de Deus para que pecador reconheça-se como tal e tenha sua vida mudada para a glória de Deus.

Pregar para a vida passa por uma série de coisas:
Primeiro, o pregador precisa gerar confiança do ouvinte. Um pregador pode estar dizendo as coisas certas, mas se ele não é confiável, tudo será em vão. A confiança que os ouvintes tem no pregador é um dos seus maiores tesouros. Já ouvi pregadores pregarem sermões maravilhosos, mas vi também as pessoas o chamando de mentiroso depois da pregação. Não que ele estivesse pregando mentiras, mas é que sua vida nem de longe refletia o que ele estava dizendo. Parte da construção da confiança que os ouvintes terão no pregador, passa por ele viver o que prega.

Pregar para a vida é pregar o que vem “de dentro”, o que já foi mudado pela Palavra de Deus. A congregação verá onde é que a Palavra de Deus tem mudado a vida do seu pastor. Se o sermão não mudou a vida do pregador, ele dificilmente mudará a vida do ouvinte. Essa percepção dará integridade, autenticidade e credibilidade à mensagem e ajudará os ouvintes a enxergarem a verdade da encarnação do Verbo.

Quando o pregador é confiável, permitirá que ele pregue com paixão e proporcionará que ele demonstre a vitalidade da fé e a vulnerabilidade da sua humanidade, que é igualzinha a de todos os homens. É assim que o pregador se torna mais real e acessível e servirá como uma lente através da qual as pessoas enxergarão a salvação de Deus entre seu povo.

O pregador que prega com a sua vida será como uma lente que amplia o entendimento do Evangelho. Paulo, diz aos Colossenses: “pois ficamos sabendo da fé que vocês tem em Cristo Jesus...Quando a verdadeira mensagem, a boa notícia do evangelho, chegou a vocês pela primeira vez, vocês ouviram falar a respeito da esperança que o evangelho oferece.” (Col. 1: 4,5 - NTLH).

O que Paulo está dizendo aos colossenses é que uma boa razão para se crer que o Evangelho vale a pena ser vivido, é parar e olhar para o fruto que ele traz em suas vidas. – “Vejam o que a Palavra está fazendo no meio de vocês?"

O pregador pode ajudar as pessoas a virem conhecer a Jesus, através da pregação da Palavra e do testemunho do que Deus está fazendo pela congregação. Ele pode, através da mensagem, ajudar as pessoas a ver como as pessoas mudaram depois de conhecerem a Cristo. Pode ajudá-los a ver como as pessoas que lutam a batalha da fé, estão recebendo o poder de Deus e os que estão orando tem tido as suas orações respondidas por Deus.

O pregador tem a responsabilidade de fazer as pessoas depositarem a sua fé e a sua esperança no objeto certo, ou seja o Evangelho. Assim, a vida será mudada com o poder do Evangelho, a fé e a esperança irão crescer dentro de sua comunidade de fé!

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores