quarta-feira, 18 de maio de 2011

COMO SURGEM OS BONS SERMÕES?

Os melhores sermões ocorrem quando, em um ambiente bastante calmo, o pregador tira tmpo para ler a passagem sobre a qual irá pregar ou quando nessa leitura ele procura o texto que servirá de base para a pregação. Silêncio é tão importante para o trabalhodo pregador, que eu às vezes me pergunto como alguns pregadores conseguem se preparar em meio de tanto barulho. Acho que o processo deles é completamente diferente do meu.

Ouvindo a Escritura

Como disse no começo, não vou me preocupar aqui com técnicas homiléticas e hermenêuticas, embora eu as utilize bastante, mas como estou tentando ajudar aqueles que estão dando os primeiros passos, nossa abordagem é mais prática, porém não simplista. Ouvir a Escritura é a forma de cada um escutar. Eu creio que o pregador não pode se limitar a perícope em que se baseia o sermão. Às vezes o texto vai mais além do que está delimitado pela perícope em nossas Bíblias.



Antes de começar a escrever o seu sermão, olhe atentamente para o texto, faça várias leituras até poder ouvir o que o texto diz. A leitura é o primeiro e mais importante passo na preparação do sermão, porque a mente capta com mais precisão quando lemos inúmeras vezes.

Eu falei em escrever o sermão, o que para muitos pode parecer estranho porque a prática hoje é fazerr uma leitura rápida do texto e tentar explicar o seu significado, geralmente esse processo é perda de tempo, pois ninguém consegue captar ou entender as nunces do texto se não for feita várias leituras. Quando digo várias leituras me refiro a pelo menos 25 vezes de leitura do mesmo texto no qual vai-se pregar no domingo seguinte.

Estar antenado

Bons sermões nascem de relacionamentos de amizades, boas conversas sobre temas da atualidade, conhecimento do que estar acontecendo ao redor, estar antenado com as noticias daqui e lá de fora. Para pregar bem, é preciso saber o que está acontecendo na vida das pessoas, e saber o que está acontecendo na vida comum da congregação.

Esse procedimento de ouvir as pessoas é saudável na preparação do sermão, mas pode se tornar até um crime, quando o pregador utiliza-se de conversas privadas ou de exemplos obtidos em interação com as pessoas, para usar como ilustração do sermão de domingo. Não use a amizade, os segredos e a opinião das pessoas para ilustrar ou fazer parte dos seus sermões, se isso ocorrer a sua credibilidade vai para o lixo.

Os exemplos de acontecimentos cotidianos, se bem utilizados podem ser de extremo valor. Por exemplo, uma notícia que vem a público sobre um filho que estraga a sua vida nos vícios e que causa a dor nos seus pais, pode ser usada para contar a história do filho pródigo, é um “gancho” que não prejudicará ninguém e ainda servirá para avivar a história na cabeça dos ouvintes. Bom sermões são pregados com palavras que ligam o pregador ao texto, e à experiência vivda das pessoas com Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores