segunda-feira, 7 de setembro de 2009

POR QUE VIR A IGREJA DOMINGO?

Outro dia vi a imagem de uma pessoa amarrada em um cativeiro por seqüestradores, num lugar insalubre e escuro, apavorada e sem esperanças. Me veio à mente a seguinte questão: Uma pessoa nessas condições não pode ir à Igreja no domingo; qual a desculpa de muitos que estão livres?


A Bíblia diz: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima.” (Hebreus 10:25).

Quando nos tornamos cristãos, somos chamados a pertencer a uma família - uma igreja. O Novo Testamento nos ensina esse aspecto corporativo: os sinais de que Deus está trabalhando na vida de uma pessoa, são a fé no Senhor Jesus e o amor por todos os santos. (Efésios 1:15).

Em nosso mundo privatizado, somos capazes de esquecer a segunda. Mas um Cristão que não faz parte de uma igreja é como um jogador de futebol que não é parte de uma equipe, não tem nenhuma utilidade!

O QUE É IGREJA?


A palavra traduzida "EKKLESIA" (Grego), na nossa

língua portuguesa é “IGREJA”, que significa uma "multidão" ou uma "assembléia".

A própria palavra indica que vamos nos reunir. Daí surge a pergunta: "Eu sou um cristão, eu faço parte da Igreja?" A resposta bíblica é: "Você faz parte da “multidão”, da “Assembléia”? Pondere sobre isso!

Louvor e Adoração podem ser edificantes, mas isso não é igreja. Ficar sentado em casa ouvindo um CD, assistindo a um DVD ou mesmo a um programa dito, evangélico (não importa quão útil possa ser), mas isso não é a Igreja.

O versículo de Hebreus nos diz que Deus tem um propósito prático para nós nas reuniões da igreja. É lá que podemos encorajar uns aos outros. É muito difícil viver cristianismo em um mundo que o rejeita.

Nós estamos constantemente tentando arrefecer o ardor ou desistir. Deus nos deu uns aos outros para manter-nos mutuamente incentivados a servir a Cristo. Mas também, somos incentivados a passar o tempo com aqueles que conhecem o Deus vivo e verdadeiro. Para desenvolver amizades e juntos cantar louvores a Deus. Para ouvir os testemunhos de mudança operada na vida de outros e abrir a Bíblia para aprendermos juntos.

A maioria das pessoas está dizendo que não precisa disso, que não precisam da ajuda que Deus diz que precisamos. No nosso país há liberdade e facilidade para freqüentarmos a igreja do Senhor. Não existe um só bairro em nossa cidade que não tenha uma igreja aberta no domingo pela manhã e à noite.

Às vezes ouvimos as pessoas dizerem: “Acho que não preciso ir a igreja hoje!”. Após levantar-se, tomar o café e levar a família à igreja, após o culto as ouvimos dizer: “Era isso que eu precisava ouvir de verdade!”

A IMPORTÂNCIA DO DOMINGO.

Os Domingos são fundamentais. A evidência indica que os primeiros cristãos se reuniram no domingo, chamando-o de "O Dia do Senhor". Ainda hoje na sociedade ocidental, o domingo é chamado “descanso Semanal”, para pararmos de trabalhar e concentrar-nos em Deus.

Os pastores preparam-se a semana toda para lhes dá o alimento espiritual necessário no domingo. Vir à igreja nos domingos é mais importante para você e para a sua família do que você pode imaginar. O mesmo acontece com a sua ausência. É mais prejudicial do que você possa pensar.

Posso sugerir alguns aspectos práticos?

Primeiro: Você precisa ter como prioridade a freqüência aos cultos no domingo. Sem uma vontade firme, não vamos fazê-lo, ai abrimos brecha para o inimigo rir de nós por termos passado mais uma semana sem o encorajamento e o ensino, mais uma semana sem o alimento espiritual, mais uma semana sem água viva para as nossas almas.

Não que as outras coisas sejam ruins: as famílias precisam de visita, podem surgir imprevistos em casa, todos nós precisamos de umas férias de vez em quando. Mas se formos um pouco mais cuidadosos de vez em quando, vai fazer uma enorme diferença.

Devo fazer do domingo o meu dia sagrado. Devo priorizar o domingo para a igreja, ao invés de relegá-lo a uma atividade de lazer opcional.

Segundo: Pense em seus filhos.

Qual o efeito que o comparecimento esporádico têm em seus filhos, sobre a compreensão da importância de Cristo na sua vida? Qual será o efeito disso sobre aqueles que procuram organizar atividades para crianças na Igreja? Qual o efeito na vida de seus filhos?

Terceiro: Venha com uma cabeça desobstruída.

O que você vê nas noites de sábado? A que horas você vai dormir? O que você faz que impede de estar na igreja nos domingos pela manhã?

Quarto: Ore pelos domingos: você tem um encontro com o Deus vivo e com o seu povo.

Ore para que Ele fale com você e te abençoe! E eu oro para que você também - sim, você! – Possa ser um incentivo para os outros.

Quinto: Pense sobre os nossos irmãos e irmãs em muitas partes do mundo que têm de percorrer a pé, grandes distâncias para irem a igreja. Lembre daqueles que precisam ficar escondidos, com medo da perseguição.

Nós só temos que rolar para fora da cama! "Te vejo no Domingo!"

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores