quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ANSELMO DE CANTUÁRIA


Estou concluindo mais um módulo do curso aqui na Mackenzie/CPAJ-SP, desta feita foi o módulo "Anselmo de Cantuária" com o Dr. Alderí Matos.

Anselmo de Cantuária viveu no século XI e foi um dos mais brilhantes pensadores de sua época. Foi Arcebispo de Cantuária, conhecido na Fraança como Anselmo de Bec, na Itália como Anselmo de Aosta e no resto do mundo como Anselmo de Cantuária.

Anselmo nasceu em 1033 e morreu em 1109.

O mestre antecessor de Anselmo foi Lanfranco na Normandia. Anselmo foi contemporâneo de dois famosos papas, Gregório VII (Hidelbrando) e Urbano II.

Anselmo é o autor de duas obras famosas, o Monologium e o Proslogium. Anselmo é o autor da Teoria da Satisfação, proposto na sua grande obra Cur Deus Homo. Immanuel Kant deu ao famoso argumento de Anselmo o nome "Argumento Ontológico". Na obra citada, Anselmo tratou sobre a Expiação e a Encarnação.

Anselmo nas obras "monologium" ou "proslogium" buscou provar a existência de Deus por meios racionais, sem o auxílio da Revelçao. A proposta é: UM SER DO QUAL NADA MAIOR SE PODE CONCEBER.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores