quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

JESUS CRISTO, A ETERNA RESPOSTA.



Por

Rev. João d'Eça

Assim como foi no século passado (XX), assim também é neste início de século, aliás assim foi em todos os séculos passados, o homem buscando respostas para os seus anseios e conflitos da alma. Em meio a um tempo cheio de transformações sociais e tecnológicas, as dificuldades decorrentes, deprime e desestimula o ser humano, em face dele não ver solução para os seus problemas espirituais. O homem se encontra como que num beco sem saida, a procura de paz, de justica e de amor.

O homem está cada vez mais ignorante das coisas de Deus, especialmente, por causa do avanço do secularismo, principalmente oficializado nas escolas, universidades e mídia. Tudo isso leva a humanidade a caminhar tropeçando nos vícios, nas drogas e na pornografia. Num mundo onde cada dia, sabemos que as coisas na área política e social não são na verdade o que parecem, vemos coisas que jamais pensavamos ser possível, pessoas sendo usadas como simples objetos, joguetes nas mãos de pessoas poderosas sedentas de lucro, e, para obter esse lucro, não se importam que vidas sejam ceifadas, que pessoas tenham que morrer, mas que venha o lucro.
Os valores tem sido trocados, as pessoas tem sido estimuladas a viverem a vida do modo mais liberal possível. O pós-modernismo veio para destruir a ética, a moral, os bons costumes, em nome do direito de se ser feliz, em nome do politicamente correto. A filosofia pós-moderna fere a família, a sociedade e a pátria estabelecendo um vazio no coração do homem, identificado por Dostoiewsky "como um vazio do tamanho de Deus".

O pai da Psicanalise, Sigmund Freud, indica de modo equivocado e nocivo, o sexo como solução de todos os males, no entanto, a violência gerada por esse tipo de opção, mostra-nos que estamos revivendo o mais terrível desastre social da história da humanidade, ai somente Jesus Cristo é capaz de recuperar o que foi perdido, começando individualmente e espalhando-se pela sociedade. O homem que foi criado à imagem e semelhança de Deus, afastou-se do "Caminho, da Verdade e da Vida", sofrendo as consequências, aniquilando-se nos atalhos do pecado.
Em redor de nós somente vemos desordem e desorganização social, onde as pessoas são violentadas em seus direitos individuais sem ter quem as defenda, as leis são criadas não para serem cumpridas, mas sim, para serem ridicularizadas, não obedecidas e distorcidas ao bel prazer de quem tem poder e força. A Justiça no nosso tempo pode ser comparada a uma teia de aranha, onde o besouro pequeno e frágil fica todo enroscado, enquanto o besouro forte e poderoso a atravessa de um lado para o outro.

O homem sem Deus, na sua carnalidade, procura botar pra fora toda a sua depravação. Sendo "morto em seus delitos e pecados" (Ef. 2:5), não pode fazer nenhum bem, porque as suas inclinações são somente para o mal. Não adianta tentarmos usar o humanismo para dizer que o homem é bom, porque já ficou provado que sem Deus, esse homem, por mais educado e conhecedor de tecnologias que seja, continua agindo por interesses próprios, seja ele quem for, esteja ele onde estiver. Na era da comunicação o homem não sabe se comunicar com Deus, em tempo de prosperidade não sabe repartir e mata o amor numa competição desumana e desenfreada.

Somente Cristo é a resposta em todas as horas, seja na hora da morte (Salmo 23:4), seja na hora das dificuldades, seja na hora da multidão de problemas, Cristo será sempre a resposta. Nada é mais forte ou mais eficaz que o Amor de Deus. Enquanto a humanidade confusa deposita a sua confiança naquilo que não pode lhes dar segurança, distanciando-se cada vez mais do amor, a proposta do Calvário continua de pé: Somente o Salvador Jesus é capaz de lavar o coração de todos os pecados.

Façamos a vontade de Deus expressa na Bíblia, manter uma vida de amor e comunhão com Ele.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores