sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

A SANTIDADE EXIGIDA E SUAS CONSEQUÊNCIAS.



Por

Rev. João d'Eça

O Universalismo tem invadido a cultura ocidental. Recentemente, 78% de um grupo de entrevistados, responderam que achavam que teriam uma ótima chance de irem para o céu, enquanto que 4% disseram que seu fim seria no inferno.

A Bíblia nos dá ensinos acerca dessa questão em particular. Enquanto que para a sociedade liberal, o relativo é que conta, Jesus Cristo no Sermão do Monte, diz claramente: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz a perdição e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mat. 7: 13-14).

Como vemos, segundo as palavras de Jesus Cristo, são poucos (em comparação com a multidão que caminha segundo a carne), que irão para o céu. Jesus ainda chamou os eleitos de pequeno rebanho e prometeu lhes dar o seu reino (Lc. 12:32) e ainda disse que “muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos” (Mt. 22: 14). Ai vemos que o que diz a Escritura Sagrada é oposto ao que diz a cultura geral e em particular a cultura do nosso país.

O Céu não é a recompensa dos mais bem-sucedidos, dos mais educados, dos de família nobre, estes, por exemplo, são os que tem menos chance de alcançar a recompensa celeste, não porque são o que são, mas porque a recompensa celeste não depende de nada disso. Um jovem rico procurou Jesus para indagar dele, quem é que iria para o céu? Jesus, após um rápido teste com o jovem (que não quis se desfazer dos seus bens em favor do próximo), disse o seguinte: “Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus” (Mt. 19: 23). Em outras palavras, Jesus nos diz que os bens temporais, falcilita em muito, o homem tirar a sua atenção das coisas eternas para as coisas terrenas.

O apóstolo Paulo afirma na carta aos gálatas:

“Ora, as obras da carne são conhecidas, e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias, e cousas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já outrora vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais cousas praticam” (Gal. 5: 19-21).

Em I Co. 6: 9-10 diz:

“ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.”

Em Efésios 5: 5-6 diz:

“Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vâs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.”

Em Colossesnses 3: 5-6:

“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]”.


Diante destes versículos qualquer expectativa do mundo vai por “águas abaixo”. O fato é que a questão moral é fundamental. Em apocalipse 21: 27 a Palavra de Deus diz: “Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.”

Jesus Cristo também afirmou que entre aqueles que não entrarão no céu, estarão os que profetizaram em nome de Jesus, os que expulsaram demônios e os que fizeram muitos milagres. Eles ouvirão esta severa declaração: “...nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade (Mateus 7: 22 e 23). Isto é seríssimo meus irmãos e irmãs.

Os que irão para o céu são aqueles que vivem segundo mostra o ensino do Sermão do Monte: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”. (Mat. 5:3). “Bem aventurados os que choram. Porque serão consolados.” (Mat. 5:4). Ser humilde de espírito é o mesmo que reconhecer a sua miséria e a sua pecaminosidade diante de um Deus que é Todo-Santo. Os que choram, são aqueles que olham pra entro de si e vêem que não existe nada que agrade a Deus, que todas as suas obras são “trapos e farrapos de imundície”, por esta razão choram, lamentam a sua condição de pecadores que não podem chegar ao céu a não ser pela graça e misericórdia de Deus-Pai.

A única solução para essa tragédia humana é o novo nascimento. Jesus diz: “Em verdade, em verdade te digo, que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. (João 3:3). Esta é a mais pura verdade, não há como escapar por outros meios, ou é de acordo com o projeto do Todo-Poderoso, ou não é de nenhum outro jeito.

Agora, não existe um caminho paralelo para o céu. O caminho para o céu passa por uma vida de santidade plena e total, não existe meio termo. Hipocrisia não pode herdar o reino de Deus. Jesus disse: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”. (Mat. 5:20). É preciso que haja uma transformação de caráter ético, moral e espiritual.

Somente uma vida de santificação radical poderá ver o Senhor. Sem a santificação exigida na Escritura Sagrada, não há como se estar na presença de Deus. A Bíblia não exige de nós perfeição, mas sim, progresso espiritual constante.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores