Pular para o conteúdo principal

A DÍVIDA DE TODOS NÓS


A Eternidade irá revelar a dívida que a Igreja de Cristo tem para com aqueles homens e mulheres que, vendo a baixa condição espiritual de muitos crentes afastaram-se do evangelho.

Em meados do Brasil oitocentista, quando a Igreja Presbiteriana iniciou o seu trabalho no Brasil com A.G. Simonton, um raio de luz começou a brilhar mais forte na nação tupiniquin. Muitos outros homens piedosos que vieram depois e que gastaram as suas vidas pelo amor do evangelho, um rosto de piedade nasceu sobre a nação inteira.

Muitos desses homens lutaram para colocar a Bíblia nas mãos do povo e viajaram pelo interior do Brasil, acompanhados de colportores destemidos, distribuindo literatura e vendendo Bíblias para que o povo conhecesse a verdade, em uma época em que havia muita ignorância acerca da verdade de Deus.

Homens como A. L. Blackford, Belmiro Cesar, John Smith, George Butler, que de Norte a Sul viajaram para plantar a semente do Evangelho, o que mais tarde resultou no estabelecimento da Igreja Presbiteriana em solo brasileiro. Como disse William Tyndale:

Eu tenho percebido por experiência própria, que é impossível estabelecer no coração de pessoas comuns, qualquer que seja a verdade, a não ser que as Escrituras sejam estabelecida claramente diante deles em sua própria língua materna.

Foi o mesmo princípio dos reformadores do século XVI. Lutero foi o primeiro a dar a Bíblia na língua do povo alemão. A distribuição da Bíblia no Brasil é responsável pelo avanço dos princípios do evangelho no país e isso é motivo de agradecimento a Deus por nossa salvação eterna, Deus pela sua bondade, deu ao Brasil, no momento certo, a Bíblia aberta, e estabeleceu os seus fundamentos no coração do povo até hoje.

Apesar de que os “cães de caça” do bispado brasileiro, tentou de todas as formas impedir que o verdade chegasse ao povo humilde do interior do Brasil, onde a sua influência era maior. Usaram até gente simples do povo para cometer apedrejamentos, perseguições e até mesmo assassinatos. Porém nada disso impediu o avanço e o crescimento da mensagem divina.

Mas o diabo tem duas manobras com relação à palavra de Deus, ele quer corrompê-la por meio do plantio do "joio", imitação do trigo, tentando arrebatá-la da mente do povo. Assim como o Senhor Jesus diz na parábola, que ele está em nossos dias, semeando corrupção justamente no meio da semente da verdade. Ele é o enganador, Satanás, "o leão que ruge, buscando alguém para devorar".

A dívida que temos para com aqueles primeiros propagadores da verdade em solo brasileiro é enorme. Desde os primeiros mártires ainda no Brasil colônia, até os anônimos crentes que perderam a sua vida no labor do Evangelho, para ganhar a recompensa eterna. Nosso trabalho e preservar o legado que nos deixaram e levar em frente, deixando o mesmo legado de fé e compromisso para com as gerações que virão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…