terça-feira, 5 de março de 2013

A DÍVIDA DE TODOS NÓS


A Eternidade irá revelar a dívida que a Igreja de Cristo tem para com aqueles homens e mulheres que, vendo a baixa condição espiritual de muitos crentes afastaram-se do evangelho.

Em meados do Brasil oitocentista, quando a Igreja Presbiteriana iniciou o seu trabalho no Brasil com A.G. Simonton, um raio de luz começou a brilhar mais forte na nação tupiniquin. Muitos outros homens piedosos que vieram depois e que gastaram as suas vidas pelo amor do evangelho, um rosto de piedade nasceu sobre a nação inteira.

Muitos desses homens lutaram para colocar a Bíblia nas mãos do povo e viajaram pelo interior do Brasil, acompanhados de colportores destemidos, distribuindo literatura e vendendo Bíblias para que o povo conhecesse a verdade, em uma época em que havia muita ignorância acerca da verdade de Deus.

Homens como A. L. Blackford, Belmiro Cesar, John Smith, George Butler, que de Norte a Sul viajaram para plantar a semente do Evangelho, o que mais tarde resultou no estabelecimento da Igreja Presbiteriana em solo brasileiro. Como disse William Tyndale:

Eu tenho percebido por experiência própria, que é impossível estabelecer no coração de pessoas comuns, qualquer que seja a verdade, a não ser que as Escrituras sejam estabelecida claramente diante deles em sua própria língua materna.

Foi o mesmo princípio dos reformadores do século XVI. Lutero foi o primeiro a dar a Bíblia na língua do povo alemão. A distribuição da Bíblia no Brasil é responsável pelo avanço dos princípios do evangelho no país e isso é motivo de agradecimento a Deus por nossa salvação eterna, Deus pela sua bondade, deu ao Brasil, no momento certo, a Bíblia aberta, e estabeleceu os seus fundamentos no coração do povo até hoje.

Apesar de que os “cães de caça” do bispado brasileiro, tentou de todas as formas impedir que o verdade chegasse ao povo humilde do interior do Brasil, onde a sua influência era maior. Usaram até gente simples do povo para cometer apedrejamentos, perseguições e até mesmo assassinatos. Porém nada disso impediu o avanço e o crescimento da mensagem divina.

Mas o diabo tem duas manobras com relação à palavra de Deus, ele quer corrompê-la por meio do plantio do "joio", imitação do trigo, tentando arrebatá-la da mente do povo. Assim como o Senhor Jesus diz na parábola, que ele está em nossos dias, semeando corrupção justamente no meio da semente da verdade. Ele é o enganador, Satanás, "o leão que ruge, buscando alguém para devorar".

A dívida que temos para com aqueles primeiros propagadores da verdade em solo brasileiro é enorme. Desde os primeiros mártires ainda no Brasil colônia, até os anônimos crentes que perderam a sua vida no labor do Evangelho, para ganhar a recompensa eterna. Nosso trabalho e preservar o legado que nos deixaram e levar em frente, deixando o mesmo legado de fé e compromisso para com as gerações que virão.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores