sábado, 14 de abril de 2012

ALGUMAS RAZÕES PORQUE OS PASTORES DEVEM TER EXTREMO CUIDADO COM A TENTAÇÃO SEXUAL

Introdução:
Nenhum homem está imune à tentação sexual. Não importa quem seja você, não importa qual seja o seu trabalho, não importa qual seja a sua idade, não importa se você é casado ou solteiro, não importa quanto tempo você passe em oração, todos têm o potencial para cair sexualmente, mesmo os ministros do evangelho, e porque não dizer, principalmente os ministros.
A função ministerial é de pressão contínua, é um trabalho estressante e por esta razão os pastores devem tomar um cuidado extremado com a questão.

1. UM PASTOR É UM HOMEM DE INFLUÊNCIA E PODER.
Se o ministro está usando ou não essa prerrogativa, o fato é que ele tem grande influência sobre as outras pessoas.
  
O pastor é uma autoridade, ele é procurado pelas pessoas para aconselhamento, homens, mulheres, jovens e adolescentes, ele está no centro do palco, e normalmente é altamente considerado. 

Pessoas cujas vidas estão quebradas, danificadas o procuram regularmente para conversar, muitos deles desesperados querem ouvir uma palavra ou querem atenção.
  
Não é difícil para um ministro influenciar as pessoas com suas palavras ou com sua personalidade. Os ministros, geralmente os honestos e honrados,  não percebem o poder que tem sobre as outras pessoas.

2. OS MINISTROS ESTÃO NA MAIORIA DAS VEZES, ISOLADOS.
Os ministros passam muito tempo sozinhos, são pessoas solitárias. A maioria não tem uma rotina definida. A maioria não tem de cumprir horários, bater cartão de ponto, etc. Geralmente eles não têm líderes acima deles e ninguém que lhes exija prestação de contas.


3. PROTEÇÃO E POLÍTICAS EM TORNO DE MINISTROS PODE SER NEGLIGENTE
As Igrejas não exigem do pastor um uso adequado do seu telefone celular ou do seu computador, como fazem as empresas com os telefones celulares e os computadores corporativos, que são muitas vezes monitorados. As igrejas, os presbíteros, a liderança não toma nenhuma precaução quando o ministro está aconselhando alguém do sexo oposto, e os pastores vão frequentemente em visitas a casas dos irmãos por sua própria iniciativa.
  
4. OS MINISTROS NÃO TEM PESSOAS COM QUEM POSSAM COMPARTILHAR ACERCA DE SUAS LUTAS INTERIORES.
É difícil para um ministro ser transparente. Seus relacionamentos mais próximos são geralmente com as pessoas da igreja, e ele não compartilha as suas lutas com os membros da igreja, para não parecerem fracos ou humanos, já que muitos preferem manter a imagem do super homem.
  
Ele não compartilham as suas fraquezas e lutas pessoais na área sexual ou outras áreas com outros ministros, por medo de serem vítimas de processos de exclusão do ministério.

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
5. OS PASTORES FREQUENTEMENTE BUSCAM A APROVAÇÃO DOS OUTROS.

Uma grande parte dos pastores se preocupam e são dependentes da aprovação dos outros. Muitos fazem questão de manter uma identidade que gira em torno da atenção e dos comentários de outras pessoas.

As questões de natureza sexual estão em constante tensão no relacionamento de um ministro com um ou outro membro da igreja. As vezes pessoas com problemas nessa área o procuram para aconselhamento. Questões de homossexualismo, de vícios com pornografia, de falta de sexo entre casais, de insatisfação sexual com o cônjuge, etc. Essa tensão pode ser muito perigosa, dependendo do caso, pode ser que o pastor sem querer aprove uma atitude errada, ou se envolva com a fraqueza dos outros ou se aproveite de uma situação e isso pode levá-lo rapidamente ao desastre, tanto pessoal quanto da igreja.

Antes que seja tarde, inicie uma conversa com aliderança.
Infelizmente, muitos pastores não tem o desprendimento de começar conversas desse tipo com os presbíteros de sua igreja. Na verdade, a maioria dos presbíteros das nossas igrejas, são meras figuras decorativas, não tem o que contribuir nessa área e o pastor fica temeroso de falar sobre o assunto, para não ser substituído imediatamente.

Mas é preciso ter coragem para falar sobre esses problemas em potencial no ministério. É preciso ter uma maior motivação para uma vida integra e de pureza sexual.
Não precisa ter medo de encarar esse problema de frente. No passado, muitos que caíram nessa área, não procuraram ajuda, falando do assunto no momento oportuno. Nós pastores temos uma grande responsabilidade e somos responsáveis ​​pelas almas de muitas pessoas.  Não podemos ser negligentes no trato com áreas de vulnerabilidade sexual ou por questionar a nossa liderança sobre o assuntO.


Adaptado de ChurchLeaders

Um comentário:

Gercino Azevedo disse...

- MUITO IMPORTANTE ESTE TEMA, PARA NÓS VIGIARMOS NOSSA CONDUTA COMO CRISTÃOS TAMBÉM SOMOS TENTADOS.

Minhas postagens anteriores