Pular para o conteúdo principal

ALGUMAS RAZÕES PORQUE OS PASTORES DEVEM TER EXTREMO CUIDADO COM A TENTAÇÃO SEXUAL

Introdução:
Nenhum homem está imune à tentação sexual. Não importa quem seja você, não importa qual seja o seu trabalho, não importa qual seja a sua idade, não importa se você é casado ou solteiro, não importa quanto tempo você passe em oração, todos têm o potencial para cair sexualmente, mesmo os ministros do evangelho, e porque não dizer, principalmente os ministros.
A função ministerial é de pressão contínua, é um trabalho estressante e por esta razão os pastores devem tomar um cuidado extremado com a questão.

1. UM PASTOR É UM HOMEM DE INFLUÊNCIA E PODER.
Se o ministro está usando ou não essa prerrogativa, o fato é que ele tem grande influência sobre as outras pessoas.
  
O pastor é uma autoridade, ele é procurado pelas pessoas para aconselhamento, homens, mulheres, jovens e adolescentes, ele está no centro do palco, e normalmente é altamente considerado. 

Pessoas cujas vidas estão quebradas, danificadas o procuram regularmente para conversar, muitos deles desesperados querem ouvir uma palavra ou querem atenção.
  
Não é difícil para um ministro influenciar as pessoas com suas palavras ou com sua personalidade. Os ministros, geralmente os honestos e honrados,  não percebem o poder que tem sobre as outras pessoas.

2. OS MINISTROS ESTÃO NA MAIORIA DAS VEZES, ISOLADOS.
Os ministros passam muito tempo sozinhos, são pessoas solitárias. A maioria não tem uma rotina definida. A maioria não tem de cumprir horários, bater cartão de ponto, etc. Geralmente eles não têm líderes acima deles e ninguém que lhes exija prestação de contas.


3. PROTEÇÃO E POLÍTICAS EM TORNO DE MINISTROS PODE SER NEGLIGENTE
As Igrejas não exigem do pastor um uso adequado do seu telefone celular ou do seu computador, como fazem as empresas com os telefones celulares e os computadores corporativos, que são muitas vezes monitorados. As igrejas, os presbíteros, a liderança não toma nenhuma precaução quando o ministro está aconselhando alguém do sexo oposto, e os pastores vão frequentemente em visitas a casas dos irmãos por sua própria iniciativa.
  
4. OS MINISTROS NÃO TEM PESSOAS COM QUEM POSSAM COMPARTILHAR ACERCA DE SUAS LUTAS INTERIORES.
É difícil para um ministro ser transparente. Seus relacionamentos mais próximos são geralmente com as pessoas da igreja, e ele não compartilha as suas lutas com os membros da igreja, para não parecerem fracos ou humanos, já que muitos preferem manter a imagem do super homem.
  
Ele não compartilham as suas fraquezas e lutas pessoais na área sexual ou outras áreas com outros ministros, por medo de serem vítimas de processos de exclusão do ministério.

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
5. OS PASTORES FREQUENTEMENTE BUSCAM A APROVAÇÃO DOS OUTROS.

Uma grande parte dos pastores se preocupam e são dependentes da aprovação dos outros. Muitos fazem questão de manter uma identidade que gira em torno da atenção e dos comentários de outras pessoas.

As questões de natureza sexual estão em constante tensão no relacionamento de um ministro com um ou outro membro da igreja. As vezes pessoas com problemas nessa área o procuram para aconselhamento. Questões de homossexualismo, de vícios com pornografia, de falta de sexo entre casais, de insatisfação sexual com o cônjuge, etc. Essa tensão pode ser muito perigosa, dependendo do caso, pode ser que o pastor sem querer aprove uma atitude errada, ou se envolva com a fraqueza dos outros ou se aproveite de uma situação e isso pode levá-lo rapidamente ao desastre, tanto pessoal quanto da igreja.

Antes que seja tarde, inicie uma conversa com aliderança.
Infelizmente, muitos pastores não tem o desprendimento de começar conversas desse tipo com os presbíteros de sua igreja. Na verdade, a maioria dos presbíteros das nossas igrejas, são meras figuras decorativas, não tem o que contribuir nessa área e o pastor fica temeroso de falar sobre o assunto, para não ser substituído imediatamente.

Mas é preciso ter coragem para falar sobre esses problemas em potencial no ministério. É preciso ter uma maior motivação para uma vida integra e de pureza sexual.
Não precisa ter medo de encarar esse problema de frente. No passado, muitos que caíram nessa área, não procuraram ajuda, falando do assunto no momento oportuno. Nós pastores temos uma grande responsabilidade e somos responsáveis ​​pelas almas de muitas pessoas.  Não podemos ser negligentes no trato com áreas de vulnerabilidade sexual ou por questionar a nossa liderança sobre o assuntO.


Adaptado de ChurchLeaders

Comentários

Viver disse…
- MUITO IMPORTANTE ESTE TEMA, PARA NÓS VIGIARMOS NOSSA CONDUTA COMO CRISTÃOS TAMBÉM SOMOS TENTADOS.

Postagens mais visitadas deste blog

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…