terça-feira, 10 de abril de 2012

ANOTAÇÕES NOS SALMOS - O GRITO DE UMA ALMA ABATIDA - SALMO 42: 1-11; 43:1-5

O salmista Davi dialoga com a sua alma por três vezes, como que querendo despertá-la: "Por que estás abatida oh! Minha alma?"

É difícil se acalmar e raciocinar com a alma atribulada e com os ânimos deprimidos. Quem sofre pode tão somente dizer: "Oh meu Deus, a minha alma está perturbada dentro de mim." Os deboches e a opressão dos inimigos são uma das causas concretas desse abatimento de alma, quando vem um pressentimento triste de que Deus se esqueceu do sofredor. O inimigo descobre a situação e começa a escarnecer de Deus e do sofrinte dizendo: "Onde está o teu Deus?"

O remédio para a começar-se a restauração da alma é esperar no Senhor: "Espera em Deus, pois ainda o louvarei!" Essa esperança é que faz toda a diferença.

Estes Salmos nos ajudam a compreender o que é esperança. A linguagem da esperança é:

1 - Lembrança do que Deus fez no passado - A lembrança da intervenção de Deus no passado, é um forte argumento de que ele continuará intervindo em nosso favor.

2 - "Ainda o louvarei" - A esperança tem essa certeza absoluta. Os dias de dores e tristezas não durarão para sempre. As nuvens se dissiparão e o sol aparecerá.

3 - "Tu és o Deus da minha fortaleza" - Quem Deus é nos dá confiança e fortalece a nossa esperança.

Quando ainda existe um "ainda", existe esperança de vida e saída do abismo de emoções ruins em que o homem às vezes se encontra. Quando o "ainda" não mais existe, o desespero assume o controle e o ser afunda cada vez mais no fundo do poço, e se o Senhor não intervir, é o fim.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores