Pular para o conteúdo principal

RAÇA DE VÍBORAS - Parte II (Final)

LUCAS 3: 1-9
Rev. João d'Eça

Observe no relato de Lucas que João não falou ainda. Agora, ele João fala. E o que nós ouvimos é uma confirmação do que já temos ouvido de Lucas. No versículo 7: "Dizia ele, pois, às multidões que saiam para serem batizadas: " Raça de víboras! Quem vos induziu a fugir da ira vindoura?" Com esta frase, João faz quatro coisas:


Primeiro, ele diz claramente para toda a multidão que se encontra num estado de escravidão espiritual. Vocês são uma raça de víboras.

O que isso significava para os judeus educados de acordo com o Antigo Testamento? Em Gênesis 3 Satanás é retratado como uma serpente ou uma Víbora, e Deus disse à serpente: "Porei inimizade entre ... A tua descendência e o seu descendente" (Gênesis 3:15). Assim, quando alguém lhes diz que eles eram uma ninhada de víboras, era o mesmo que dizer que eles eram filhos do diabo. Isso é exatamente o que Jesus disse em João 8:43, 44 a uma outra multidão, "Vós sois do Diabo que é vosso pai e quereis satisfazer-lhe os desejos”. Sim, a primeira palavra de João é uma acusação aos seus ouvintes: pessoas que estão fazendo as obras de Satanás, estão agindo como os seus filhos.

Em segundo lugar, João adverte que Deus trará julgamento sobre Satanás e todos os seus aliados. No versículo 17 João pinta o quadro da vinda do Messias com este relato: "A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível". Não há trigo e não há joio. Há filhos de Deus e filhos de víbora. Uns estarão reunidos no celeiro do céu e os outros lançados ao fogo do inferno. João adverte que existe uma ira vindoura que torna a situação das víboras extremamente precária.

Em terceiro lugar, João menciona que existe uma fuga dessa ira. Você pode fugir dela, e as víboras estão fugindo na direção certa, isto é, para o batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. Deus perdoa os pecados e retira sua ira. Não há mais condenação para aqueles que se arrependem e recebem o perdão.

Finalmente, João mostra que as pessoas precisavam entender que deveriam fugir da ira vindoura. Era muita coisa para um judeu admitir que estava debaixo da ira de Deus e passível de ser queimado como palha no fogo inextinguível do inferno. Mas aqui eles estavam oferecendo-se para o batismo de João, o batista. E João está espantado. Se pudéssemos perguntar ao batista qual seria a resposta para a pergunta que ele fez: “Raça de Víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?” O que ele teria dito? Eu creio que ele diria: "Deus os incitou”. Se Jesus disse: "Ninguém pode vir a mim se o Pai não o trouxer”, então certamente é verdade que nenhum filho da víbora pode se arrepender, se Deus não o trouxer. Assim, de uma maneira indireta, a pergunta de João estava exaltando a graça de Deus, para convencer as pessoas que necessitam de salvação.

Filhos de Abraão

Agora, no versículo 8 João mostra que as antigas víboras, agora precisam refletir uma nova imagem da nova vida que elas receberam. Os que receberam a Cristo em seu coração por meio do arrependimento, agora já não são cobras venenosas, mas são árvores frutíferas. João enumera os procedimentos que a nova criatura deve ter e que estão relatados nos versículos de 10-14, mas primeiro ele dá um aviso. É a advertência que se encontra no versículo 8, que confirma a todos o que Lucas diz sobre o batismo de João, a saber, o judaísmo não é nenhuma garantia de salvação, e ser um gentio não é um obstáculo para a salvação.

João diz, no versículo 8: "E não comeceis a dizer entre vós mesmos: “temos por pai a Abraão”. Não deixe que a antiga serpente enganadora semeie a semente do engano em sua mente:

- Ei! O que estou fazendo aqui neste rio sendo batizado como um gentio comum! Quem é esse cara? O que ele acha que está dizendo aos filhos de Abraão? Nós não estamos no mesmo barco como o resto do mundo e nem sob a ira de Deus!

- A Escritura Sagrada diz de Deus falando a Abraão, em Gênesis 17:7, 8

"Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência. Dar-te-ei à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão, e serei o seu Deus".

- Como pode um filho de Abraão, se preocupar em ser varrido como palha pela ira de Deus? "

João está alertando aos judeus que tal linha de raciocínio é um grande erro. Uma pessoa nunca deve pensar que qualquer etnia meramente humana (como o judaísmo) pode obrigar Deus a abençoá-los. Os judeus são uma grande lição para todos os outros povos, que tendem a confiar em sua descendência ou outra coisa qualquer para a salvação e não unicamente na misericórdia de Deus.

João dá o motivo pelo qual os judeus não devem confiar em seu Judaísmo: "Porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão”. Esta é uma declaração extremamente reveladora. A primeira coisa que ele revela é que João e os judeus concordam em algo. Eles concordam que deve haver filhos de Abraão para herdar as promessas, caso contrário, a palavra de Deus falharia. Eles concordam que a palavra de Deus nunca vai falhar e que sempre haverá filhos de Abraão para herdar as promessas de Deus.

A liberdade e o Poder de Deus

A segunda coisa que João revela na sua afirmação, é um profundo desacordo com os judeus que confiam em seu Judaísmo para a salvação. João e eles discordam sobre a liberdade e o poder de Deus. Alguns dos judeus pensavam que por causa do seu Judaísmo físico, poderiam encurralar Deus em um canto (à semelhança de muitos hoje em dia que querem determinar a Deus o que Ele deve fazer). Para eles, Deus deve abençoá-los. Ele não pode derramar a ira sobre deles, porque ele sempre mantém sua palavra. Portanto, não importa se eles estão arrependidos ou não (o pior é que existem os que afirmam que Deus tem dois planos de salvação diferente: um para os gentios e outro para os judeus. Pode?). Os judeus que pensavam ou pensam assim, não estão contando com a misericórdia de Deus, mas com a sua própria origem étnica.

O que eles não conseguem ver e que João lhes mostra, é que Deus não é do jeito que eles pensam. Ele pode fazer tanto uma coisa como a outra: salvar os gentios, derramar a ira contra os judeus e ainda manter sua promessa, Como? Ele pode destruir-los na sua ira e levantar a partir do nada um novo povo para si mesmo, que vai dar frutos de arrependimento e confiança em Deus.

O que esses judeus haviam esquecido é o que todas as pessoas esquecem quando tentam obrigar a Deus por qualquer motivo, razão, ou esforços humanos, esquecem-se da liberdade de Deus, Deus tem misericórdia de quem quer. Esqueceram-se do poder de Deus, que sempre encontra uma forma de repreender a auto-suficiência humana, mantendo suas promessas.

Então, o versículo 9 repete a advertência implícita no versículo 7. "já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”. Não confie no tipo de árvore que você é. Se não for produzido frutos de acordo com o arrependimento, você será destruído. Não importa se a árvore é judeu ou gentio, o que importa é o arrependimento e os seus frutos.

Conclusão:

Concluo pela definição de arrependimento: O arrependimento é o afastamento de toda e qualquer confiança depositada em mim mesmo, seja por qual motivo for. Se nobre nascimento, se riqueza, se educação, ou o que eu fiz pelo meu próprio esforço, etc. A misericórdia de Deus não pode ser constrangida ou obrigada por vontade humana. Como Paulo diz em Romanos 9:15, 16, "...Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão." Por isso, não depende da vontade ou do esforço do homem, mas da misericórdia de Deus". Para o nosso conforto e segurança, Deus revela que há uma coisa que sempre recebe a misericórdia, que é confiança na misericórdia, o que é o Novo Testamento entende por fé.

O arrependimento, portanto, é a mudança do objeto da nossa confiança. O arrependimento que leva ao perdão dos pecados é a desistência da tentativa de atingirmos por causa do nosso lugar de nascimento ou por nosso próprio esforço, a misericórdia do Senhor, que está diretamente ligada à soberana graça de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…