quarta-feira, 25 de novembro de 2009

EMERGENTES LIBERAIS - A "NOVA TEOLOGIA" DA DESCONSTRUÇÃO TEOLÓGICA.



Esta é a foto de Rob Bell, ainda desconhecido no Brasil, mas muito famoso nos Estados Unidos. Jovem, carismático, inteligente e rico, ele pastoreia uma igreja com 10 mil membros em Grand Rapids, Michigam, chamada Mars Hill Bible Church (Mars Hill é a tradução em inglês da palavra Areópago – lugar onde Paulo pregou aos gregos – Atos 17).

Rob Bell é um dos expoentes da teologia da "Desconstrução". O que é isso? Essa é a teologia que tem como princípio, construir sobre os pilares da Teologia Bíblica Reformada, uma nova teologia, muito parecida com a teologia tradicional que conhecemos, mas com uma roupagem nova, com distorções tão sutis da teologia reformada, que não é facilmente percebido pelos menos atentos.

Três de seus livros já foram traduzidos para o português: "Repintando a Igreja", "Deus quer Salvar os Cristãos" e "Sex God" (ainda não lançado, mas já no prelo de impressão da Editora Vida). Eles são conhecidos como "Emergentes Liberais". Dentre os adeptos dessa teologia e admiradores de Rob Bell no Brasil estão, Ricardo Gondim e Ed René Kivitz.

PRINCIPAIS IDÉIAS.

Evangelho Sem Cruz.

Para eles, dogmas são desnecessários à fé cristã. O que importa para o emergente liberal é uma vida de serviço ao próximo, para assim “tornarmos o mundo um lugar melhor”. Seguindo a tendência liberal pós-moderna, não mencionam a cruz de Cristo, seguem as idéias de Brian McLaren que afirma "que a cruz é uma propaganda enganosa do evangelho". Bell não menciona o escândalo da cruz, quando ele menciona a cruz, não aborda a crucificação como o evento no qual Deus expiou os pecados da raça humana pelo sacrifício de seu Filho. Em "Jesus Quer Salvar os Cristãos", Bell menciona a crucificação, mas não fala do caráter expiatório e menciona somente a atitude pacífica de Jesus. Jesus deixa de ser o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, para tornar-se somente um exemplo de pacifismo e auto-negação.


Os "emergentes liberais" quando falam da Ressurreição de Cristo, são ambíguos de propósito. Bell, em particular, menciona a ressurreição não como um evento místico, ou seja, a ressurreição corporal para a vida eterna, não aborda questões como o julgamento dos ímpios e a herança dos santos no mundo porvir. Bell prega uma ressurreição alegórica que se dá pela perpetuação da “ideologia cristã” através do pacifismo e pelo serviço ao próximo. Em outras palavras, Jesus está vivo entre nós quando levamos adiante sua missão de tornar este mundo um lugar melhor.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores