segunda-feira, 23 de novembro de 2009

FAZENDO O MAL E ENDOSSANDO OS QUE FAZEM

Neste domingo preguei sobre o tema que encima este post. Usei os versículos de Rom. 1:28-32, destacando o versículo 32 especificamente, para provar a condição de penúria espiritual em que a nossa sociedade se encontra.

Fiz uma abordagem evangelística que visa mostrar que as pessoas, mesmo sem o conhecimento do verdadeiro Deus, possuem em seu íntimo a verdade de Deus sobre a punição do pecado, sendo por esta razão, as pessoas que praticam e ainda aprovam os que assim procedem, "indesculpáveis" diante de Deus.

Abaixo está o esboço da pregação.

FAZENDO O MAL ENDOSSANDO OS QUE FAZEM

Romanos 1: 28-32

Introdução:

O suicídio espiritual

O versículo 32 deste capítulo 1 traz a visão muito sombria da natureza humana. O ponto central aqui é mostrar que muitas pessoas não só fazem coisas que sabem que merecem a morte, mas também estimulam outros a fazer o mesmo. Vejam o que diz o texto:

"Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais cousas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem”. (Romanos 1: 32).

Em outras palavras, podemos entender que quando desistimos de lutar pela pureza, é sinal de que algo está errado conosco, podemos estar nos enganando pensando que somos salvos, e, no final, destruir nossas almas (cf. 1 Pedro 2:11).


Assim, quando alguém vive na prática do pecado, ele é um suicida espiritual.

As pessoas estão gastando toda a sua energia e talento, ajudando outras pessoas a assinarem a sua sentença de morte eterna.

[Aqui neste ponto apresentei as estatísticas da pornografia no mundo e na INTERNET, conforme monitoramento da Top Ten Reviews].

Eu quero hoje fazer três observações sobre o que este versículo ensina e, em seguida, mostrar a esperança que este versículo nos traz.
 
1. A primeira observação

O versículo 32 nos leva de volta para os versículos 18-19 e nos ensina que todos não só conhecem a Deus, mas também sabem que algumas das exigências morais d’Ele, exigem punição para a desobediência.

Leiamos os versículos 18-19:
"A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou".

2. A segunda observação:

É que por causa deste conhecimento, as pessoas são indesculpáveis diante de Deus, não só devido à forma como eles tratam a Deus, mas também devido à forma como eles tratam uns aos outros.

Os versículos 20-21 nos dizem que as pessoas não tem desculpa porque, apesar de conhecerem a Deus, nem lhe honram, nem lhe dão graças:

"claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças;"

3. A terceira observação:

É que há um real conhecimento das coisas e que a moral é mais profunda do que a consciência.

Digo isto porque há, sem dúvida, muitas pessoas que dizem que não acreditam em padrões morais estabelecidos por Deus, especialmente se eles dizem que não acreditam em Deus. Mas o versículo 32 diz: "Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam". Observe a frase: "sentença de Deus." Paulo nos ensina que, mesmo que as pessoas não tenham conhecimento da “sentença de Deus”, elas, na verdade, são indesculpáveis se praticarem o que está descrito nos versículos 29-31 e são dinas de morte. Isto nos diz que há um conhecimento mais profundo do que a consciência. Vimos isso no versículo 18: "A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça".

Conclusão:

Se você não for um crente, eu encorajo você agora, para que você abra os seus olhos para a verdade de Deus e para que você deixe o evangelho de Cristo crucificado ser o remédio perfeito para você.


E se você é um crente, eu oro para que Deus esclareça Romanos 1:32 na tua mente e no teu coração, para que você se torne mais ousado com os incrédulos, e mais confiante de que Deus tem ido à sua frente fazer um grande trabalho de preparação. O evangelho de Jesus Cristo é o perfeito e o único remédio para as necessidades de qualquer pessoa.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores