Pular para o conteúdo principal

COMO É BOM E COMO É AGRADÁVEL QUE OS IRMÃOS VIVAM EM UNIÃO!

Por
Rev. João d'Eça
Sermão pregado na IPB Monte Moriah no dia 21/09/08.

Texto: Salmo 133 1. Oh! Como é bom e agradável Viverem unidos os irmãos! 2. É como óleo precioso sobre a cabeça, O qual desce para a barba, a barba de Arão, E desce para a gola de suas vestes. 3. É como o orvalho do Hermon, Que desce sobre os montes de Sião. Ali ordena o Senhor a sua benção e a vida Para sempre.

OS BENEFÍCIOS DA COMUNHÃO DOS SANTOS Introdução: Davi é o autor deste soneto cintilante. Por experiência própria, Davi, sabia que a amargura foi a causa de divisões nas famílias, e agora estava preparado para celebrar a benção da unidade pela qual ele tanto ansiava. Este salmo foi escrito suavemente, não há palavras duras, o que há é doçura e suavidade. Diferente do Salmo 110, onde são usadas palavras bem fortes e duras, aqui, o salmista fala de paz e de afabilidade. Este era o hino de alegria pelo retorna a Sião e pela alegria de estarem vendo a união de todas as tribos em torno de um objetivo comum, em torno da sua religiosidade comum. Agora Israel está unido em torno do Senhor e das suas promessas. Não é surpresa para ninguém, que quando os irmãos vivem unidos, o Senhor Deus também está unido com eles.

I - PRIMEIRO BENEFÍCIO: “É BOM E AGRADÁVEL”. A PIMEIRA QUALIDADE: É BOM. Quando vemos esse tipo de união nas igrejas, ficamos admirados, porque infelizmente, não é comum ser assim, mas, no entanto, é essa a característica dos verdadeiros santos. “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos”. Essa é a condição excelente de vida que o Senhor quer que vivamos. No uso que o salmista faz da palavra “COMO” por duas vezes – “Como é bom e como é agradável que os irmãos vivam em união”, ele nos convida a ver com nossos próprios olhos, os benefícios dessa condição. A combinação de dois adjetivos “bom” e “agradável” é notável aqui. Para uma coisa ser boa, é algo que tem de ser especial, mas também, para ser agradável, tem de ser muito melhor. “Boa” e “agradável”, essa é a qualidade da vida dos crentes que vivem em união. Quando irmãos podem viver juntos debaixo de um mesmo teto, sem brigas, sem discussões, então a comunhão entre eles é um exemplo que os de fora desejam imitar. Somos da mesma família cristã, e, para o nosso conforto e bem-estar, não deve haver atritos entre nós. Infelizmente, em muitas famílias existem atritos entre irmãos e isso gera um espetáculo que não é nem “bom” e nem “agradável”. A união cristã é sempre “boa” e “agradável”. É bom para nós, bom para os irmãos, bom para os novos convertidos, bom para a igreja, bom para todos, e é “agradável” viver assim. Uma igreja que vive unida em serviço a Deus, é um testemunho contagiante para os que vivem em redor. O Senhor Deus quer que vivamos em união, porque: a) – Deus é o próprio autor da vida em união e em paz. “Porque Deus não é Deus de confusão e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos” (I Corintios 14: 33). b) – Porque viver em União é Bom. Porque o amor que produz união é fruto do Espírito (Gal. 5: 22). Viver em amor e união é espiritualmente bom. É a vida “boa” que nasce em nós com a regeneração. c) – Viver em união é bom tanto nos efeitos quanto nas consequências. Os que convivem unidos só levam vantagem em tudo, vantagem espiritual fazendo o bem e recebendo o bem. A SEGUNDA QUALIDADE, AGRADÁVEL.. 1 – É agradável a Deus, é aceitável a Ele. Sendo o Senhor o Deus da paz, ele se alegra em ver os seus filhos vivendo em paz e em harmonia. Assim como filhos bons, educados, pacíficos, alegram os corações dos seus pais, assim também, os crentes que vivem em união, alegram o coração de Deus. 2 – A união fraternal é também agradável a nós mesmos que temos prazer em viver assim. 3 – A união fraternal alegra todas as pessoas. Eles vêem e dizem: - Veja como é agradável a vida que eles vivem! “Aquele que deste modo serve a Cristo, é agradável a Deus e aprovado pelos homens” (Romanos 14: 18).

A palavra “agradável” aqui é a mesma usada em Hebreus, para a harmonia musical. Quando as cordas do instrumento são afinadas e tocadas para a composição de uma linda melodia. Isto é agradável para os que ouvem. Assim é também agradável ver a união entre os irmãos. A mesma palavra é também usada na Bíblia para referir-se à doçura do mel, para referir-se ao óleo precioso que correu pela barba de Arão e para referir-se também, ao orvalho que caiu do monte Hermon e nas colinas de Sião, tudo isso para exemplificar como é “agradável” a união entre os irmãos. JUNTOS EM UNIDADE. O apóstolo João ora a Deus pedindo que os cristãos “sejam um” em Cristo, assim como Cristo é um com o Pai (João 17: 21). Em I Cor. 1. 10, Paulo roga aos irmãos em nome de Jesus, que não permitam divisões entre si. Ele diz:

“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma cousa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.” Quem promove divisões entre os irmãos é Satanás: “O inimigo que o semeou é o diabo...”(Mateus 13: 39). Ele separou primeiro os homens de Deus e depois separou uns dos outros. II – SEGUNDO BENEFÍCIO: É UMA CONDIÇÃO SAGRADA. (V, 2) – “É como óleo precioso sobre a cabeça o qual desce para a barba. A barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes”. A união entre os irmãos é como o cheiro de um perfume precioso. O salmista o compara com o ritual sagrado da unção com o óleo precioso. Este óleo não podia ser derramado sobre qualquer pessoa, mas somente naqueles escolhidos por Deus. Assim como o óleo precioso é derramado sobre a cabeça e escorre pela barba, descendo até as vestes, assim também, é a união entre os irmãos. A união cristã não escolhe as pessoas, não faz acepção, atinge a todas as classes sociais, todos são abençoados com o derramamento do óleo precioso, até os mais humildes. O óleo precioso não permaneceu limitado em um só lugar, ele desceu da cabeça para a barba, desceu da barba para a gola, desceu da gola para as vestes, ungindo e abençoando cada parte. Assim também, irmãos, quando a união cristã é exercida, não cessa de abençoar a toda a igreja. O amor de Deus flui. Ele é derramado sobre a cabeça, mas não fica restrito a ela, ele flui por todo o corpo de Cristo que é a igreja. O amor de Deus em nossos corações tem que nos unir, não pode ficar restrito a nós. Se há um irmão humilde, esse é representado pela orla das vestes do sacerdote, até lá chegou o óleo sagrado e precioso, o amor de Deus derramado em meu coração tem de chegar até ele. O amor fraternal vem da cabeça, mas vai até os pés. O seu modo de derramamento é descendente. Se não for derramado dos nossos corações não flui, não alcança os mais humildes, e isso não é o amor de Deus. Jesus desceu da sua glória para nos salvar e nos dá nova vida nEle. É nos laços de Jesus Cristo, nosso Sumo-Sacerdote, que somos irmãos. Estejamos onde estivermos, seremos sempre irmãos em Cristo, seja no Norte, seja no Sul, seja em Sião, somos irmãos e devemos ser unidos em Cristo, isto dá alegria ao coração de Deus. Somos a família do Senhor. O nosso laço de comunhão consiste em fluir a união para a vida dos irmãos, em correr para a união com os irmãos. Assim como o orvalho do Hermon desceu sobre os montes de Sião e depois que o sol nasceu produziu vida em abundância, verdor e frescor de Deus para a região, assim também nós, devemos inundar de benção os nossos irmãos em Cristo. III – TERCEIRO BENEFÍCIO: UNIÃO FRATERNAL ETERNA. “É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali ordena o Senhor a sua benção e a vida para sempre.” MONTE HERMOM: O Monte Hermom, é uma montanha de 2.814 metros de altura e fica ao norte de Israel na Síria, e é a montanha mais alta do lugar. Sua altura permite que ele seja avistado de quase toda região palestina. Está do outro lado do rio Jordão. Fica coberto de neve quase o ano todo. A neve que derrete dele, é o principal suprimento do rio Jordão. O orvalho do Hermom desce até os montes de Sião, onde fertiliza a terra e com o nascer do sol, as sementes trazidas pelo vento ou nos pés e bicos dos passarinhos, nascem, produzindo vida para a região antes deserta. O salmista compara a União entre os irmãos em Cristo a esse processo de vitalização da secura do deserto da alma humana. A união e o amor entre os irmãos enche de alegria o coração uns dos outros e o coração de Deus. Assim como o orvalho do Hermom desce do lugar mais alto para o lugar mais baixo, santificando, revitalizando, dando vida e crescimento de graça para todas as plantas, assim também nós, os cristãos devemos ser fonte de Graça para os irmãos em Cristo. O SENHOR ORDENA A BENÇÃO ETERNAMENTE. No lugar onde o amor fraterno é abundante, no lugar onde as pessoas desejam viver em união fraternal cristã, lá o Senhor comanda a benção. O Senhor dá o melhor dele, a vida eterna para que todos desfrutem da eternidade com Deus. Iremos viver e amar eternamente, é isso que faz a vida cristã em união fraternal, tão “boa” e “agradável”. Para o nosso Senhor é o óleo precioso sendo derramado, assim como o “orvalho do Hermom”. Essa virtude de vida cristã que a Escritura ensina para nós hoje, não é igual aquele amor que vem a vai, não é o espírito que separa e exclui, mas que convive junto em união, não é aquela que debate coisas infrutíferas, mas aquela que pensa em unidade. Nós nunca experimentaremos o poder completo desse “óleo precioso” derramado, até que tenhamos um só coração e um só espírito. Deus envia a sua benção onde a paz é cultivada, onde o Senhor testemunha a União Cristã entre os irmãos, dentro das nossas igrejas, no seio das nossas famílias e entre o povo que se chama pelo nome de cristãos, ai o Senhor faz chover as suas bênçãos e nós somos santificados. CONCLUSÃO: Os Benefícios da Comunhão dos Santos é expressado neste Salmo 133, assim como está esboçado no próprio Salmo. 1 – É bom e é agradável que os irmãos vivam em união – É saúde para o corpo, para a emoção, para a alma e para o espírito. 2 – É comparado à unção com o óleo sagrado e precioso, no qual os reis e sacerdotes eram ungidos – Vem de Deus e através de nós espalha-se entre os outros ao nosso redor e com quem temos contato. 3 – É comparado com o florescimento de um deserto – Nós somos instrumentos de irrigação espiritual, de inundar com a graça de Deus, do seu amor e da sua santa união entre os irmãos. Vai da cabeça aos pés, abrangendo a todos, sem acepção de pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…