Pular para o conteúdo principal

O COMEÇAR DE UM NOVO DIA...

Por

Rev. João d'Eça

Depois que amanhece o dia, as coisas ruins e negativas de ontem, já são passado, já não existem mais. Há na Bíblia uma exortação que diz: "Irai-vos e não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira" (Ef. 4: 26).
Quando acordo todas as manhãs bem cedo, gosto de ir até a sacada da minha casa e ver o raiar do sol, a noite começa a desaparecer e as estrelas vão empalidecendo, no horizonte começa a surgir a promessa de um novo e belo dia.
O barulho da noite dá lugar a outros sons, agora diferentes, são os sons da aurora que chegam com o romper do sol. Na borda da minha sacada está o orvalho da noite que começa a desaparecer por causa do vento e dos primeiros raios de sol. A brisa da manhã refresca o meu corpo e torna-se parte de mim, da minha respiração. Ouço agora os bem-ti-vis cantando com o seu chamado estridente, acordando outros vizinhos, como que dizendo: - tá na hora, levantem-se!!!
Sabe porque eu me levanto cedo? Porque não fico confortável com a correria e com as pressões do tempo em que vivemos. Quem levanta cedo não passa por situações de estresse desnecessárias. Quem levanta cedo aproveita melhor o dia, tem tempo de observar as pequenas coisas belas e significativas que a vida nos oferece, com isso a vida se torna mais rica.
Talvês o maior ganho seja ver o desabrochar da flor no meu jardim num dia, e o desaparecimento dessa flor no outro, para depois poder novamente ver o jardim todo florido, com várias matizes, belo, encantador.
Por volta das sete, o sol já nasceu em minha cidade, os raios cintilam no céu em cores variadas, me dando um espetáculo maravilhoso. A luz que antes era promessa, agora já é o clarão que ilumina a terra e insiste em invadir as frestas das janelas importunando os que querem ficar na cama até mais tarde, ou por folga ou por preguiça.
Quem começa o seu dia na pressa, não aproveita nada, não chega na hora, está sempre atrasado e ainda por cima afeta toda a sua saúde. Problemas de nervos, problemas cardíacos, problemas de ulcerações, etc. Até o café tomado às pressas perde o cheiro e o sabor.
E os problemas de ontem? Ah! Já são passado! Cada novo dia nos promete uma melhor oportunidade de ajuste na vida, "as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo" (II Cor. 5: 17). O nascer de um novo dia nos dá a oportunidade de esvaziar a gaveta, de jogar fora o que não presta, de esquecer as ofensas, as vitórias, as derrotas da véspera e olhar pra frente, para o futuro, "esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo..." (Filipenses 3: 13).
Levanto de manhã cedo para poder ficar a sós comigo mesmo, para fazer as pases comigo e para aproveitar a jovialidade da manhã, pois não há nada mais próximo da juventude que o nascer de um novo dia. O amanhecer é o milagre que dissipa a escuridão da noite. Se o sol nascesse apenas de mês a mês, com certeza, uma multidão de bilhões de pessoas estariam a espera dele na manhã daquele dia.
O sol já vai alto, muitos ainda estão dormindo ou acabando de despertar. Na minha terra o sol nasce todos os dias com um brilho diferente. À minha frente há um horizonte de oportunidades num dia que nunca antes havia nascido. Esta é a magia do começar de um novo dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…