sábado, 20 de setembro de 2008

O COMEÇAR DE UM NOVO DIA...

Por

Rev. João d'Eça

Depois que amanhece o dia, as coisas ruins e negativas de ontem, já são passado, já não existem mais. Há na Bíblia uma exortação que diz: "Irai-vos e não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira" (Ef. 4: 26).
Quando acordo todas as manhãs bem cedo, gosto de ir até a sacada da minha casa e ver o raiar do sol, a noite começa a desaparecer e as estrelas vão empalidecendo, no horizonte começa a surgir a promessa de um novo e belo dia.
O barulho da noite dá lugar a outros sons, agora diferentes, são os sons da aurora que chegam com o romper do sol. Na borda da minha sacada está o orvalho da noite que começa a desaparecer por causa do vento e dos primeiros raios de sol. A brisa da manhã refresca o meu corpo e torna-se parte de mim, da minha respiração. Ouço agora os bem-ti-vis cantando com o seu chamado estridente, acordando outros vizinhos, como que dizendo: - tá na hora, levantem-se!!!
Sabe porque eu me levanto cedo? Porque não fico confortável com a correria e com as pressões do tempo em que vivemos. Quem levanta cedo não passa por situações de estresse desnecessárias. Quem levanta cedo aproveita melhor o dia, tem tempo de observar as pequenas coisas belas e significativas que a vida nos oferece, com isso a vida se torna mais rica.
Talvês o maior ganho seja ver o desabrochar da flor no meu jardim num dia, e o desaparecimento dessa flor no outro, para depois poder novamente ver o jardim todo florido, com várias matizes, belo, encantador.
Por volta das sete, o sol já nasceu em minha cidade, os raios cintilam no céu em cores variadas, me dando um espetáculo maravilhoso. A luz que antes era promessa, agora já é o clarão que ilumina a terra e insiste em invadir as frestas das janelas importunando os que querem ficar na cama até mais tarde, ou por folga ou por preguiça.
Quem começa o seu dia na pressa, não aproveita nada, não chega na hora, está sempre atrasado e ainda por cima afeta toda a sua saúde. Problemas de nervos, problemas cardíacos, problemas de ulcerações, etc. Até o café tomado às pressas perde o cheiro e o sabor.
E os problemas de ontem? Ah! Já são passado! Cada novo dia nos promete uma melhor oportunidade de ajuste na vida, "as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo" (II Cor. 5: 17). O nascer de um novo dia nos dá a oportunidade de esvaziar a gaveta, de jogar fora o que não presta, de esquecer as ofensas, as vitórias, as derrotas da véspera e olhar pra frente, para o futuro, "esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo..." (Filipenses 3: 13).
Levanto de manhã cedo para poder ficar a sós comigo mesmo, para fazer as pases comigo e para aproveitar a jovialidade da manhã, pois não há nada mais próximo da juventude que o nascer de um novo dia. O amanhecer é o milagre que dissipa a escuridão da noite. Se o sol nascesse apenas de mês a mês, com certeza, uma multidão de bilhões de pessoas estariam a espera dele na manhã daquele dia.
O sol já vai alto, muitos ainda estão dormindo ou acabando de despertar. Na minha terra o sol nasce todos os dias com um brilho diferente. À minha frente há um horizonte de oportunidades num dia que nunca antes havia nascido. Esta é a magia do começar de um novo dia.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores