quinta-feira, 3 de abril de 2008

SOLI DEO GLORIA (Parte 1)



Por

Rev. João d'Eça



Todas as atividades dos crentes, todos os seus pensamentos, todos os seus desejos, devem ter como fim principal, a Glória de Deus. O crente não trabalha por trabalhar, nem fala por falar; existe um objetivo bem definido no qual deve empregar todo o seu ser: A Glória de Deus. "Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus". (I Cor. 10: 31). Essa é a exortação do apóstolo Paulo.

O Catecismo Maior de Westminster, na sua primeira pergunta, indaga: "Qual é o fim principal do homem?" Na resposta lemos: "O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre".
Esta foi a meta pela qual os heróis da fé cristã empregaram a sua vida e existência. Por esta razão eles triunfaram, por isso eles foram grandes.
Vivemos em uma época crítica. O homem perdeu o norte de sua vida. Não tem um ideal pelo qual possa realizar suas atividades visando dirigir os seus esforços no cumprimento desse ideal. O materialismo do nosso tempo é a folisofia de uma humanidade derrotada, de uma humanidade cega pelo pecado e incapaz de descobrir um fim proveitoso pelo qual Deus criou o homem.
A pureza da nossa vida, a sinceridade de nossa profissão de fé e a ortodoxia do nosso credo doutrinal, nos faz constantemente indagar com uma pergunta reveladora: "Estou buscando a glória de Deus?" Às vezes a resposta que damos à pergunta é surpreendente e alarmante, uma vez que temos constatado em nós, outras metas, outros objetivos, outros ideais. O que na realidade buscamos é o nosso bem, a nossa própria glória. Que pobreza espiritual, que estupidez, que miséria! Fazemos ídolos das coisas deste mundo e a elas voltamos a nossa adoração.
Irmão e irmã crente em Cristo Jesus, desperta para a realidade do teu chamado e para a obediência àquele que te chamou "das trevas para a sua maravilhosa luz". Entende que as coisas dessa vida são passageiras e que tu deves subordinar todas estas coisas, em prol de uma riqueza maior, de uma riqueza suprema: A GLÓRIA DE DEUS.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores