terça-feira, 15 de abril de 2008

QUE RELAÇÃO HÁ ENTRE O “PERFIL” DE UM CRENTE E O "ORKUT"


Por
Rev. João d'Eça

O maior Site de relacionamentos do mundo, o Orkut (Nome do engenheiro da Google que criou o Site, Orkut Buyukkokten), congrega a maior legião de perfis de todo o planeta. São milhões de pessoas ao redor da terra, no Brasil, são 27 milhões de pessoas cadastradas, que usam o ORKUT pra absolutamente tudo, desde negócios, paqueras, namoros, crimes, pecados de todas as formas, modos e tamanhos. Também serve pra evangelizar, ajudar, mandar recados, fazer depoimentos, elogiar, criticar e até acessar detalhes da vida das pessoas em seus perfís. Ai é que está o problema!

O que um crente tem a ver com o ORKUT? Se de fato ele é um crente, convertido, responsável, essa ferramenta pode ser muito útil, se usada de maneira adequada.

O que me intriga no ORKUT são os perfis preenchidos pelas pessoas, principalmente dos crentes. Tem crente que é fechado, introvertido, calado, aparentemente “crente”, mas que no ORKUT, revela-se no seu perfil e nos seus relacionamentos. Parece que lá, eles não tem valores éticos, morais ou religiosos.
Tem “crentes” que expõe ali as suas preferências, sonhos, desejos, ansiedades, vontades, fotografias (uma curiosidade: porque publicar as fotos e mantê-las no cadeado? Não é mais fácil não publicá-las?), muitas vezes, completamente contrários ao que se conhece e contrários aos princípios de Deus e do Evangelho.

Tem gente que se diz “crente”, que é conhecido como “crente” na igreja, mas que no ORKUT, parece-se com qualquer pessoa mundana, não se vê a diferença que deveria haver, desde as amizades, na maioria das vezes, questionáveis, até o relacionamento com pessoas inadequadas.

Porque é assim? Será que os crentes do ORKUT, com esses perfís, não entenderam ainda qual é a sua posição nesse mundo? Será que não entenderam o Evangelho? Será que os crentes do ORKUT possuem dupla personalidade? Será que os crentes do ORKUT com esses perfís, tem vergonha de serem crentes e de testemunhar a verdade? Se alguns pais que não conhecem o mundo cibernético, pudessem acessar os perfís de seus filhos no Site do ORKUT, certamente não os reconheceriam, ficariam surpresos e talvêz, decepcionados.

E você? Os seus sonhos, o seu ideal de marido ou de esposa, as suas preferências musicais, a sua poesia, a sua paixão, os seus melhores amigos, são os mesmos da sua vida na igreja ? O seu perfil na vida da igreja é o mesmo do ORKUT?

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores