segunda-feira, 14 de abril de 2008

O CATECISMO DE HEIDELBERG


Por


Rev. João d'Eça

O principe eleitor do Palatinado, Federico III o piedoso, nascido em 1515, recebeu a investidura do Palatinado em 1559 e morava em Heidelberg. Sua frase favorita era: "Senhor, seja segundo a Tua vontade". Esse era o lema da sua vida. Fiel partidário da Reforma, convicto da verdade do evangelho, queria instruir o seu povo dessa verdade, para isso contratou no ano de 1562, a dois catedráticos da Universidade de Heidelberg, para que eles escrevessem a doutrina do evangelho em um Catecismo.

Esses dois teólogos eram, Zacarias Ursino e Gaspar Oleviano. O Catecismo que eles produziram, logo, logo, conquistou grande reputação, de tal maneira que foi confirmado como Confissão Oficial da Igreja Reformada, porém, essa maravilhosa obra da teologia reformada, ganhou inimigos, dentre eles, o mpróprio Imperador alemão.

Em 1566, Federico foi convocado a comparecer à Dieta de Augsburgo, seus amigos e principalmente seu irmão, o aconselharam a não comparecer, pois desconfiavam que o imperador desejava decapitá-lo. Porém ele não se deixou intimidar e manteve sua fé com vigor e energia. Muitas acusações foram lidas contra Federico na dieta de Augsburgo. Após a leitura das acusações, ele pediu um tempo para meditar e passado o tempo, ele disse na presença do Imperador, sua memorável resposta:

"Eu afirmo a mesma convicção e as mesmas opiniões que tenho declarado claramente a Vossa Magestade Imperial, a saber: que não reconheço na minha consciência e na minha fé, mais que um único Senhor, que é o Senhor de todos os senhores e Rei de todos os reis, Jesus Cristo.

Não estou preocupado se cortarem ou não a minha cabeça, pois a minha salvação está em Cristo. Portanto, não posso conceder a Vossa Magestade Imperial o direito de mandar em minha consciência, somente Deus é o Senhor da minha consciência. Com relação ao meu Catecismo, o mantenho, pois o mesmo é a expressão das Sagradas Escrituras, que há de ser mantido firme com a ajuda de Deus.

CONTINUA....

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores