quinta-feira, 3 de abril de 2008

SOLI DEO GLORIA (Parte 2)


Por
Rev. João d'Eça

Ouvimos muitas pregações em nosso dia-a-dia, com nome de evangelísticas, mas que na realidade não passam de estratégias de marketing empresarial e programação neurolinguística, daquelas onde o "suposto" pregador diz ao auditório: "Diga para o seu irmão do lado, tal e tal coisa...", "Diga pra você mesmo, isso ou aquilo...". Tudo isso tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a mensagem que estão tentando passar.

O verdadeiro objetivo da pregação é a Glória de Deus. Tudo o mais, sejam as pregações de edificação ou as pregações evangelísticas devem subordinar-se a este principal objetivo. Nem mesmo a salvação do pecador constitui-se o fim último da pregação, mas sim, a Glória de Deus.
O crente fiel anseia pela salvação do pecador, não somente porque ama a sua alma e deseja o seu bem-estar espiritual, mais também, porque está convencido, que, com a salvação do pecador, Cristo Jesus obtem novos troféus, e o nome de Deus é coberto de glórias.
O verdadeiro evangelismo brota de um coração que pulsa pela glória de Deus. Se todos os pregadores, de fato, desejassem a glória de Deus, com certeza, suas mensagens seriam diferentes e os métodos evangelísticos empregados, seriam coerentes com a mensagem do Evangelho.
Devemos examinar a nossa pregação e vê se não estamos sendo motivo da sentença do Senhor "Icabode, foi-se a glória de Israel" (I Sm 4: 21).
Para a mente não regenerada do homem do século XXI, que tenta de todos os modos harmonizar a verdade bíblica com a sabedoria humana, assim como tentava fazer o grego do primeiro século, o Evangelho de Cristo é loucura. Somente aquele que foi nascido de novo, pode compreender as verdades do reino de Deus. A verdade do evangelho não se deve ao homem, nem tampouco procede da sabedoria humana, mas é Revelação de Deus.
Um evangelho mutilado pelas exigências da razão humana, entorpecida pelo pecado, não pode glorificar a Deus. Uma salvação, fruto do esforço humano, não pode glorificar a Deus. A pregação, no entanto, que exalta a pessoa e a obra do bendito Salvador, e se firma na verdade revelada, é uma pregação que glorifica o nome de Deus.
Os verdadeiros ministros do evangelho, são chamados pela Graça de Deus e para a Glória de Deus. A mensagem que eles pregam, deve estar de acordo com este chamado e conforme o glorioso evangelho de Cristo. A salvação é pela Graça de Deus (Ef. 2:8). Jesus é o Alfa e o Ômega da nossa salvação. A Jesus Cristo, e a ele somente, devemos tributar toda a Glória, porque "d'Ele, e por meio d'Ele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois a Glória eternamente. Amém". (Romanos 11: 36).

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores