segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

SOCORRO, PRECISO DE CONTEÚDO!!!!



Por

Rev. João d'Eça




"Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós".
(II Cor. 4: 5-7).

Alguém já dise com muita propriedade: "A excelência do evangelho não está em homens poderosos pregando um evangelho simples, mas em homens simples pregando um evangelho poderoso".

Socorro, mudaram o Evangelho!!!

O grupo musical evangélico Logos, tem no seu repetório uma música intitulada "O Evangelho", cuja letra retrata perfeitamente o tempo em que vivemos, ou seja, a superficialidade do conteúdo da pregação, pois já há muito tempo a Bíblia só tem sido usada como pretexto para iniciar-se, aquilo que chamam de pregação.

O conteúdo da Bíblia foi substituido por técnicas de PNL (Programação Neuro-Linguística), técnicas de auto-ajuda, técnicas de Marketing, tecnicas de animadores de auditório, etc..., numa salada variada, porém sem nenhuma consistência vitamínica.

Temos visto de tudo entre esses que se auto-denominam "pregadores":
  • Gritos Estridentes
  • Sapatiado desconexo
  • Linguagem desconexa
  • Performance de Palco
  • Sugestionamentos
  • Manipulações, etc...

Num dos livros que li sobre essas técnicas, baseadas nos princípios de Maquiavel, sobre leis e poder, há uma Lei que ensina como enganar e se dá bem. Diz a "Lei" que para se formar um séquito em torno da figura de alguém, basta que esse alguém seja o mais vago e superficial possível na sua abordagem, e as pessoas o seguirão. O que está por trás desse princípio maligno? É simples, sendo-se vago e superficial, as pessoas pensarão que o sujeito em questão é tão inteligente que eles não conseguem acompanhar o seu raciocínio, ou seja, o fato de não entenderem a mensagem, eles atribuem a si próprio e não ao sujeito vago e superficial. Esperto, não?

No final de semana passado participei com outros pastores de várias denominações, de um evento em comemoração ao Dia da Bíblia. O pregador convidado conjecturou sobre tudo, menos sobre a Bíblia. Ele usou como base de sua pregação o texto de Ageu 2: 7-9, mas não se referiu ao texto na mensagem, não esclareu, não elucidou, enfim, não pregou uma mensagem baseada no texto lido, ele usou o texto como mero pretexto. Fez como a maioria desses supostos pregadores-gritadores-puladores fazem quando pregam: Sermão de três pontos:

  1. Entram no Texto
  2. Saem do texto
  3. Nunca mais voltam ao texto

Houve muita "profetada", "cai-cai", "tremilique", "gritos", "rodopios", "imitação de animais" parecia mais uma arena apresentando um espetáculo circense, completa e totalmente fora de propósito.

Onde iremos parar? Será que o evangelho é isso mesmo e nós é que estamos errados? Será que essa busca desenfreada pela satisfação corporal apenas, que não produz vida cotidiana de qualidade espiritual, mas que está formando uma legião de neuróticos por ai, é mesmo assim que tem de ser? O que o leitor acha?

"MIJADA UNGIDA"

Estão até preparando um evento denominado (ria se puder), "mijada ungida" que consiste em demarcar território através da urina de pastores - igual àquilo que o cachorro faz - essa cachorrada, digo, "unção do mijo" segundo consta, será feita assim: os pastores de várias denominações urinam em um grande recipiente, depois esse recipiente é transportado para um avião e despejado nos quatro cantos da cidade (cuidado com a cabeça !!), para demarcar território e expulsar o "capeta". Já pensou se a moda pega? É o cúmulo do ridículo. Durma com essa "mijada santa".

As vezes penso que eu é que estou fora de contexto e que o evangelho que eu quero viver e pregar é outro, não cabe nesse tempo e nesse espaço.

Socorro, preciso de conteúdo!!!!

Um comentário:

BRUNO JUBRAC disse...

Caro colega...
Você já teve a impressão de que esta exagerando e que os pregadores é que estão corretos em pregar e agir como agem?

Eu sim. Mais para e penso. Chego a comclusão de que a minha parte é pregar o verdadeiro evangelho e que eles estão totalmente errados com o que andam fazendo "em nome de Deus". (não seu que dEUS é esse que manda pastores derramarem mijo ensima de uma cidade).

Por tanto quero te incentivar a continuar pregando o verdadeiro evangelho e a continuar postando esses assuntos importantíssimoos...

Minhas postagens anteriores