segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

É POSSÍVEL MELHORAR O MUNDO E A SOCIEDADE?



Por

Rev. João d'Eça

Sempre que falamos em mudar o mundo e a sociedade, imediatamente nos vem à mente a questão do homem. O que fazer? Necessariamente temos que levar em consideração a forma como vemos o homem. Uns vêem o homem como um ser antropológico/sociológico e só. Outros o vêem como uma entidade espiritual que pode ser usado (espiritualmente falando), para o bem ou para o mal.

O homem sem Cristo, é descrito na Bíblia, como sem valores eternos, nem dignidade, sem princípios éticos e morais, e sem nenhuma condição de agradar a Deus, se permanecer nesse estágio.

O homem sem Deus é capaz de tudo? Aqui, duas doutrinas bíblicas devem nortear o nosso pensamento: a depravação total e a graça comum. A primeira não significa que todas as pessoas não-convertidas agem sempre de uma forma depravada, mas que o pecado afeta todas as áreas da vida humana. A segunda, a graça comum, por sua vez, não é a graça salvadora que atinge aqueles que estão “em Cristo”, mas é a graça de Deus à humanidade em geral, que em certo sentido, impede que todos os homens depravados, extrapolem as suas características naturais de homens caidos, razão pela qual o homem continua sendo capaz de buscar a beleza, a verdade e o bem, e dele não se pode esperar nada de bom, a não ser que o voz do evangelho o alcance e este seja por Deus escolhido.

Nenhuma realização humana está isenta dos efeitos do pecado; mesmo as ações mais altruístas têm um lado sombrio. Mas a graça comum de Deus também está presente em todos os espaços da vida, fundamentando um otimismo bíblico realista. Isso, sem levar em conta os efeitos da conversão a Cristo. É POSSÍVEL TRANSFORMAR A SOCIEDADE? A mudança da estrutura e a mudança individual tem uma relação, e esta sempre foi muito discutida, principalmente entre os estudiosos crentes que alegam que a mudança na estrutura da sociedade, passa obrigatoriamente pela mudança individual de cada um.

A pergunta sempre foi: A sociedade se transforma pela transformação dos indivíduos ou pela transformação das estruturas? Em outras palavras, para a última mudança estrutural da história, é necessária uma mudança no homem. Como produzir esse “homem novo” ? O apóstolo João, no capítulo 3 do seu Evangelho, no diálogo com Nicodemos, nos dá a receita: “Necessário vos é nascer de novo”. Nesse caso, já estamos falando de homens nascidos de novo, como no conceito de Jesus Cristo. Somente a conversão leva automaticamente às atitudes e ações corretas em favor das transformações sociais.

A verdadeira conversão (mudança de rumo, de atitude, assimilação dos valores de Deus na Bíblia, vivência cotidiana desses valores e princípios), é o ponta-pé inicial de uma transformação progressiva rumo a uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais cheia de amor (Romanos 12: 1, 2).

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores