quarta-feira, 25 de abril de 2007

"DA LIFNEY MI ATAH OMED".


Por
Pr. João d'Eça.
A frase que encima este artigo, é uma frase em hebraico, transliterada para o português e quer dizer o seguinte: "CONHECE DIANTE DE QUEM TU ESTÁS".
Esta frase é encontrada em sinagogas judaicas, sendo uma inscrição que fica logo acima da sagrada arca, ela encerra em si um princípio por nós muitas vezes negligênciado, a reverência nos locais de culto e diante da grandiosidade da Revelação de Deus.
A nossa geração perdeu a reverência, não se respeita mais as coisas sagradas, não se teme as consequências da falta de respeito a Deus. O sentido primário da Reverência é temor. O termo grego "fóbos" dá essa idéia, na presença de Deus, deve-se tremer e temer.
Aquele que reverencia a Deus também reverencia a vida. Aliás, o termo "reverência pela vida" é de Albert Schweitzer, que em uma viagem à África, ficou deslumbrado pela exuberância da natureza de Deus, dai cunhou a frase, que veio a fazer parte de muitos de seus escritos.
A Bíblia nos diz que devemos respeitar a natureza e preservá-la, até para garantir a sobrevivência das gerações futuras e a continuidade da vida. Quem teme a Deus, quem o reverencia, irá respeitar a natureza craida por ele para usufruto do homem.
Lembro de uma vez que viajei até a cidade de Barreirinhas - MA, ao Parque Nacional do Lençois Maranhenses e vi a beleza exuberante daquele lugar. Primeiro foi a viagem de "Toyota Bandeirante" pelas trilhas de areia entre a vegetação do lugar. Quando chegamos ao final da trilha, para vermos a beleza dos "Lençois", ainda tivemos de subir por uma Duna de areia de mais ou menos 20 metros, com o auxílio de uma corda. Foi cansativo mas foi gratificante. Nada do que eu já havia visto por fotos ou por imagens se compara com o que vi ao vivo.
Depois de uma caminhada de mais ou menos vinte minutos por cima da areia, chegamos a uma lagoa de água verdes, lindas, fascinante e refrescante. Enquanto todas as outras pessoas montavam "acampamento" na beira da Lagoa, eu ví, do outro lado da Lagoa uma Duna de areia e resolvi caminhar até lá. Caminhei por uns 15 minutos e subí à Duna até o topo. Chegando lá ajoelhei-me e orei a Deus, reconhecendo a Sua Grandeza e Magnificência. Foi uma emoção indescritível. Depois olhei pra trás e muitas outras pessoas vinham seguindo os meus passos, percebí depois que não era para orar, mas para se divertirem descendo a Duna como se fora um Tobogã, até uma outra lagoa que havia do outro lado.
Quando reverenciamos o Criador, respeitaremos a sua criação. Não devemos adorar os elementos da natureza, pois, só Deus é merecedor de adoração. A Bíblia porém nos diz em Romanos 8: 22, que "toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora".
O homem porque perdeu o temor de Deus, perdeu também o respeito pela sua criação, pela natureza, por isso a está destruindo, por isso deixará um legado de destruição e desarmonia para as gerações que virão. Se não tomarmos uma decisão urgente, talvês daqui a 100 anos a vida na terra tornar-se-á impossível.
CONHECE DIANTE DE QUEM TU ESTÁS!

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores