sexta-feira, 10 de maio de 2019

A FALSA SEGURANÇA DA CONFIANÇA EM SI MESMO


By

João d’Eça

Introdução:

         A confiança do homem em si mesmo, no que se refere a questões de fé, esperança e religiosidade não lhe garante certeza de alcançar o que busca. Na verdade, a confiança em si mesmo e em outras áreas, só traz desalento.
         O desalento é sempre um pecado, ou porque não dizer melhor, é fruto do pecado. O desalento é a recompensa recebida por quem insiste em confiar em seus próprios recursos.

O que é o estado de desalento?

         Desalento é egoísmo. Mas é um tipo de egoísmo que não vingou, que não chegou a concretizar os seus intentos. Os homens que estão seguros dos seus próprios planos, e dos seus propósitos, estão caminhando a paços largos rumo à desilusão, porque os recursos humanos sempre são limitados e, ao chegar ao fim, os desalentados perdem a sua fúria, a sua arrogância e prepotência.

Os recursos de Deus

         Deus é o único que não tem limites em Seus recursos. Os crentes que mantêm em suas vidas as disciplinas espirituais, que lançam mão da oração diária, da leitura da Bíblia, que sempre saem de casa pela manhã para enfrentar a lida diária sem abrir mão da oração, são bem-sucedidos em seu dia-a-dia. Mas quando desprezamos esses tão valiosos recursos, estamos com essa atitude, fazendo uma declaração de que somos nós quem está no controle das coisas, assim, declaramos ao inimigo das nossas almas que somos altos suficientes, e ele aceita isso como um desafio. Por isso a maioria são derrotados todos os dias.

Entregando o nosso dia a Deus

         A experiência negativa pela qual passamos quando deixamos Deus em segundo plano na nossa vida, pode sofrer um revés se começarmos o nosso dia com a entrega de nós mesmos e do nosso trabalho do dia ao Senhor. As dificuldades não nos amedrontarão, nem de nós se apoderará o desalento. “Lancemos sobre Deus toda a nossa ansiedade” (I Pd. 5.7).

Quando somos revestidos da Graça e Misericórdia de Deus para o enfrentamento do dia, nossa vida não conhecerá derrota. O desalento é a falta de fé correta, mas quando o santo compreende o seu papel, o desalento vai embora.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores