quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PLÁGIO E PREGAÇÃO

Introdução:

Alguém que eu no momento não lembro quem foi, disse: “Copiar de um é plágio, copiar de vários é erudição.”

Num tempo em que a tecnologia está à disposição de todos com a maior facilidade; que existem inúmeros sermões à disposição na Internet e que os pregadores são tentados a usar o que tem a sua disposição, sem se preocuparem com o estudo sério para pregarem seus sermões e alimentarem o seu povo, nós provocamos a discussão sobre Plágio e Pregação, para saber até onde começa o plágio e até onde vai a criatividade dos pregadores mesmo usando o esboço de um sermão que não foi composto por aquele que está pregando. Como bem disse Spurgeon: “Posso usar o machado de outrem, mas as machadadas serão minhas.”

QUANDO É QUE UM PREGADOR PLAGIOU EM SEU SERMÃO?

Quando ele prega um sermão como se fosse seu, às vezes modificando somente o tema do Sermão. Isto é errado e é pecado. Se algum pregador está fazendo isso, ele deve repensar o seu chamado, ou analisar o seu estudo da Bíblia e a preparação dos seus sermões. Os que plageiam o sermão de outrem, sem lhe dar o devido crédito, cometem pelo menos três pecados:

1 - Estão roubando.
2 – Estão enganado o povo a quem está pregando.
3 – Estão negligenciando o estudo da Bíblia. O estudo séria da Bíblia, faz com que o pregador assimile a verdade de Deus, molda o crente, o torna um homem de Deus, e prepara o pregador para falar em nome d’Ele.

Existem os fazem um recorte de vários lugares do sermão de outros, mas não lhes dão o crédito. É mais justo e mais honesto pregar um sermão inteiro de alguém e lhe dar o crédito, do que fazer recortes aqui e ali, mudando algumas palavras, recontando experiências pessoais como se fossem suas é extremamente ofensivo e denigre a imagem de quem o faz.

Escrever um sermão não é fácil. Esboçar, montar, preencher com conteúdo bom, é um trabalho criativo de quem se dedica ao estudo sério da Bíblia e que lê muito, principalmente outros sermões. Usar um esboço ou a idéia de divisão de alguém, e montar o conteúdo de sua própria experiência de estudo, não é condenável.

Na preparação diligente do sermão, o pregador poderá usar o pensamento de outro pregador para reforçar o entendimento do texto, contanto que faça a devida citação do seu verdadeiro autor. “Como disse fulano em...” Fazer assim nos mantém em disciplina, honestidade e humildade.

Todos os bons pregadores tem o hábito da leitura constante, isso faz com que a memória fique carregada de coisas boas para rechear os sermões. Muitas vezes, essas fontes que estão na memória, podem ser acessadas com muita facilidade. Uma memória bem abastecida é o resultado de hábito de leitura e aprendizagem, e quando acionada, transbordará de forma fácil e feliz com gratidão ao Senhor e bênção para o povo de Deus.

O tema do plágio na pregação é uma discussão crucial para o bem da nossa integridade pessoal e para a honra de Cristo, a quem anunciamos, por isso, precisamos ser muito cuidadosos. Algumas questões em jogo:

1. Não devemos ser culpados de "roubo";
2. Não devemos fingir diante da congregação que somos autores do que na verdade não compomos;
3. Não devemos substituir o estudo sério da Bíblia;
4. Não devemos usar o recurso de "cortar e colar" para preparação do sermão.

Atitudes corretas do pregador honesto:

1. Quando citar, atribua ao autor original.
2. Se a idéia não é sua, dê o crédito a quem de direito.
3. Livros ou artigos que encontrar, serão utéis se compartilhado com a congregação para sua edificação.
4. Se o pregador tem o hábito de gravar e vender os seus sermões em sites ou CDs, deverá ser mais rigoroso ainda.

Reconhecemos que há uma enorme pressão em cima dos pregadores de hoje em dia. Geralmente o pregador tem de exercer outras muitas funções e isso lhe tira tempo de preparação dos sermões. Mas o pregador deve manter-se fiel ao seu chamado e corrigir as falhas que estejam ocorrendo no seu ministério no campo da pregação e preparação de sermões, afinal, o pregador deve dizer: “Assim diz o Senhor” e não fazê-lo mentiroso.

2 comentários:

Juliana de Araujo disse...

Muito bom meu irmão!
A Bíblia é fonte inesgotável de inspiração. Porventura, é possível o tema da cruz, por exemplo, ficar gasto?
Conheço pessoas que fazem isso, mas ainda não tive a coragem de dizer que descobri o plágio. Mais que uma questão de consciência e honestidade, é um dever daquele a quem nos emprestamos nossos ouvidos dominicalmente.
Nem precisamos mencionar a questão financeira, não é? Porque o trabalho do pregador é, como mencionou, um transmissor das palavras do Senhor; essa é a função do profeto, do arauto: transmitir o que o Senhor disse!
Aplaudo sua coragem em abordar o tema. Deus o abençoe ricamente.
Juliana

Anônimo disse...

muito bem, muitos pregadores estão presizando ler este comentario,
pois tem certos pregadores em vez de se original tem sido xerox ou copia.
que Deus te Abençoe Mirian Ferreira

Minhas postagens anteriores