sábado, 12 de fevereiro de 2011

ROMPENDO COM ESTA GERAÇÃO PARA SERVIR AO SENHOR

A Federação de Mocidade do Presbitério Centro-Oeste do Maranhão - PCMA, escolheu o tema acima para 2011. É um tema desafiador em Romanos 12: 1, 2. Acredito que neste texto, podemos pregar inúmeras mensagens desafiadoras aos jovens e a todos os crentes. Agora, neste momento estou pregando esta mensagem aos jovens que estão reunidos em Intercâmbio de UMPs do PCMA e gostaria de compartilhá-la com os meus leitores. Leia abaixo.

______________________________________________________________

Introdução
Jovens, vocês têm estabelecido um tema para 2011, muito forte e porque não dizer, desafiador. Este tema se bem trabalhado, tem a ver com mudança de caráter, e isto é uma coisa muito desafiadora, porque está relacionado a abandono da velha vida para se assumir uma vida nova em Cristo Jesus.

I – ROGO-VOS POIS IRMÃOS

Em Romanos 12:1 há uma palavra que é a chave para entender o que está diante de nós. No grego ela tem apenas 3 letras; que traduzida para o português é "portanto" e em nossas Bíblias em português está grafado como um imperativo gramatical na forma de “rogo-vos” ou “Exorto-vos”. Diz Paulo: "Rogo-vos...". Se refere a "misericórdia de Deus" que Paulo nos deu a conhecer nos últimos oito capítulos. Se refere a todas as bênçãos da salvação que são nossas em Cristo. Permitam-me nomear algumas destas bênçãos em Romanos:

1 - Em Cristo temos paz com Deus (5:1)
2 - Em Cristo somos feitos justos (5:12)
4 - Em Cristo estamos mortos para o pecado e ressuscitados para a vida nova (6:1)
5 - Em Cristo não há condenação (8:1)
6 - Em Cristo somos filhos e herdeiros de Deus (8:12)
7 - Em Cristo, nossas orações são ouvidas (8:26)
8 - Em Cristo, somos eleitos (8:29)
9 - Em Cristo nenhuma acusação é lançada contra nós (8:33)
10 - Em Cristo somos mais que vencedores (8:37)
11 - Em Cristo nada pode nos separar do amor de Deus (8:38)

A - O que vemos aqui é que as pessoas que são salvas devem agir de certa maneira. Espera-se que elas vivam certo tipo de vida.

B – Observem o que diz Levítico 19:2: "Sereis santos, porque Eu, o Senhor, teu Deus, sou santo". Na verdade, sete vezes nesta passagem Deus lembra a nós do seu ser e do seu caráter. Ele diz: "Eu sou o Senhor" (vs 2,4,10,12,14,16,18). Ele nos lembra que Ele é o Santo e que devemos ser como Ele é.

O que Paulo nos diz aqui é para refletir sobre a santidade de Deus, fazendo duas coisas:
1 – Oferecer nossos corpos em sacrifício vivo.
2 - Não se conformar (amoldar) ao padrão deste mundo, mas transformá-lo.


II – OFERECEI OS VOSSOS CORPOS EM SACRIFÍCIO VIVO.


Estamos glorificando a Deus em nosso corpo (1 Coríntios 6:20). Nosso corpo é para ser usado para dar graças a Deus por Sua misericórdia maravilhosa em Cristo. Com toda certeza os gentios que ouviam Paulo foram surpreendidos com estas palavras.

Para o pensamento grego-filosófico, o corpo era visto como uma casa-prisão da alma. O corpo era depreciado. Para eles salvação significava liberdade do corpo. Céu, para os gregos, era um lugar onde estavam reunidas as almas puras, não era um lugar para o corpo. A vida eterna era para a mente, a alma, o espírito - não para o corpo.

Eu tenho certeza de que muitos jovens de hoje são igualmente surpreendidos com estas palavras. Quando olhamos para a TV, para os filmes, para a cultura em que vivemos, a mensagem para os jovens é a de que o corpo é algo para se ostentar. Em vez de se usar o corpo para louvar a Deus, os jovens estão usando-o para sedução e ostentação.

Por isso vemos moças e rapazes se exibindo e seduzindo mesmo dentro das nossas igrejas. Fazer diferente é ROMPER COM ESTA GERAÇÃO PARA SERVIR O SENHOR.

Será que não passa pela cabeça dos jovens, que estamos louvando a Deus com nosso corpo quando nos vestimos?

O que significa "oferecer os vossos corpos como sacrifício vivo?”

• Ele não quer que usemos nossos corpos para o pecado;
• Ele quer que usemos nossos corpos apenas para aquilo que é bom, agradável e perfeito, em outras palavras, Ele quer que nós nos envolvamos em uma vida santa.

Ouça com muita atenção o que Paulo diz em Romanos: 6:12-13):

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.

Você ouviu BEM isso jovem? O que Paulo está falando aqui?

Paulo vivia em um mundo cheio de imoralidade sexual: o sexo pré-marital, relações homossexuais e lésbicas, adultério, abuso sexual de menores, homens e mulheres vestidas de maneira indecente.


Que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.”

Em outras palavras, manter-se afastados desses pecados. Positivamente, os nossos corpos devem ser "instrumentos de justiça". Isso significa que nossa vida é mostrar que somos membros de Cristo e templo do Espírito Santo. Isso significa que todas as pessoas deveriam conhecer você como um crente, pela forma como você vive.

III TRANSFORMANDO EM VEZ DE SECONFORMANDO

Paulo fazendo uso da visão de Deus para nós, diz:

Rm 12:2: “Não se amoldem (conformem) ao padrão deste mundo, mas transformai-vos (metamorfo), pela renovação da vossa mente.”

Você sabe qual a diferença entre um termômetro e um termostato?

Os dois são medir a temperatura, mas há uma grande diferença entre eles. Um termômetro apenas registra a temperatura. Um termostato, por outro lado, controla a temperatura, seja aumentando ou diminuindo ao nível desejado.

Alguns jovens crentes (e eu tenho muito medo disso), são termômetros, limitam-se a registrar ou refletir o que está acontecendo no mundo ao seu redor. Fazem o que o mundo faz. Eles são termômetros.

Outros jovens crentes são termostatos. Esses jovens crentes não seguem ou refletem o que está acontecendo no mundo sem Deus ao seu redor. Em vez disso, eles se atrevem a ser diferentes, eles se atrevem a se destacar, eles se atrevem a impactar o mundo ao redor deles para Cristo. Eles se atrevem a ir contra o fluxo. Essa é a mensagem da Bíblia.

Isto não é fácil. Mais fácil é se conformar (ou se amoldar), seguir a multidão. Fazer o que todo mundo está fazendo. Em um momento ou outro ouvimos os jovens dizerem:

"Mas todo mundo faz assim!"
"Eu sou o único que não pode"
"Eu sou o único que tem que estar em casa as 10 horas?

Apesar de todo o mundo pode fazer igual, o jovem crente tem de ser diferente. Muitas pessoas estão relutantes em romper com o padrão deste mundo. Eles não querem ser diferentes. Eles querem ser os termômetros. O resultado só pode ser sua própria miséria e destruição.


Como esta transformação deve ocorre?:
"Transformai-vos pela renovação da vossa mente"

É fato de que tudo que fazemos ou dizemos começa com um pensamento.

Se conseguirmos limpar da nossa mente os pensamentos errados, nosso comportamento também será alterado, de modo que tudo seja agradável a Deus.

É como no computador, aquilo que não presta nós mandamos pra lixeira e depois esvaziamos a lixeira para que a sujeira não seja processada.

“Jogar fora o lixo” da nossa mente ocorre quando nós fazemos a "vontade de Deus." Isso inclui coisas como pregação, leitura e estudo da Palavra de Deus; livros cristãos, revistas boas, música boa, oração, adoração, comunhão cristã em torno da Palavra no grupo de jovens, os sacramentos.

Renovação de corações e mentes é obra do Espírito. Mas o Espírito não trabalha no vácuo. Para trazer renovação, o Espírito usa o princípio de jogar fora o lixo. A vontade de Deus, pelo Espírito Santo é trazer a renovação que nos permite ser transformado e não conformado.

Acontece como quando nós mudamos de residência ou de emprego. A princípio, parece tudo novo, diferente e estranho. Você pode pensar e perguntar: "O que Deus quer que eu faça aqui?" Ao longo do tempo, porém, vamos nos acostumando a um novo estilo de vida, fazendo a vontade de Deus e esta vai se tornando parte do seu ser e da sua existência.

CONCLUSÃO

Romanos 12:1-2 – Deixe-me perguntar:
Jovens:
- Você tem oferecido o seu corpo como um sacrifício vivo?
- Você está conformado ou transformando;
- Você é um termômetro ou um termostato;
- Você vai à favor ou contra a corrente?

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores