Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DA PREDESTINAÇÃO.

A IMPORTÂNCIA DA PREDESTINAÇÃO


A doutrina da predestinação é fundamental para a fé reformada.

1. É proibido para nós, acrescentar, tirar algo, ou dar a nossa própria interpretação para a Palavra de Deus.

Textos: (Deut. 4. 2) e (Ap 22. 18-19).

A preciosa doutrina da predestinação está incluída nessa proibição. Nós somos ministros de Deus e embaixadores por Cristo, como tal a nossa responsabilidade é a de levar a mensagem como nos foi revelada, sem acrescentar ou tirar nada, bem como falar das nossas impressões. Nosso dever é repassar a mensagem sem reservas.

2. Jesus Cristo e os seus apóstolos pregaram a respeito da doutrina da predestinação.

Eles declararam aos seus ouvintes, "todo o conselho de Deus". (Lc 4,25-29; At 20,27; Rom 9-11; Ef 1, 4, 1 Ped. 1,18-21 ; Judas 4; 2; João 1-3).

"O que devemos fazer?"

William Plumer pergunta .
- "Se isso ofende a alguém, devemos desistir?
- Precisamos fazer as pazes com a maldade humana?
- Temos que silenciar para não ofender?

3. Os grandes heróis da fé do passado, pregaram essa doutrina.

No entanto é uma doutrina que é intragável para a mente carnal.

Agostinho repreendeu aqueles que o acusavam de pregar expositivamente, ele dizia: “não devemos acrescentar nada ao que Deus já revelou".

Lutero escreve : "No capítulo nove [dez e onze de Romanos], o apóstolo ensina sobre a predestinação eterna de Deus. Ele diz como Deus busca aqueles que irão crer ou não e os livra dos seus pecados”. Diz ainda, a respeito da predestinação: “... se a questão dependesse de nós, certamente nem uma só pessoa seria salva. Como, no entanto ... Sua predestinação não pode falhar , e ninguém pode derrotar o propósito de Deus, a nossa esperança contra o pecado permanece".

Calvino diz o mesmo: aqueles que tentam derrubar "esse artigo primeiro de nossa fé ... a predestinação eterna de Deus... demonstra a sua malícia e a sua própria ignorância."

4. Toda a verdade está interligada.

A doutrina da predestinação é o vínculo que liga e mantém junto todo o sistema cristão, que, sem ela, tudo vira areia, pronto a ruir em pedaços. Essa doutrina é o cimento que mantém todo o conjunto, é a alma que anima todo o quadro. É tão misturada e entrelaçada com todo o esquema da doutrina do Evangelho que, quando ela é excluída, o último sangra até a morte.

5. Pregar sobre a predestinação é fundamental para o conforto dos crentes.

A doutrina da predestinação soberana de Deus deve ser publicamente ensinada e pregada, para que os crentes verdadeiros possam entender e conhecer-se como objetos de especial amor e misericórdia de Deus, confirmado e reforçado na certeza da sua salvação ... “Para o cristão, esta deve ser uma das doutrinas mais confortável em todas Escritura." ( Loraine Boettner ).

Se quisermos ser um meio de conforto para o povo de Deus, devemos assegurar-lhes que Ele escolheu-nos amar antes da fundação do mundo, que Cristo morreu por eles de modo particular e que o Espírito Santo que os regenerou, certamente encaminhá-los-á ao céu.

6. Esta verdade deve ser pregada para incentivar os pregadores .

Foi assim com Paulo: "Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade." (At 18,9-10 ).

Na verdade o trabalho de fundar uma igreja ali, havia apenas começado. Contudo, Deus diz: "Eu tenho muito povo nesta cidade”.

Não podemos dizer que Deus estava simplesmente informando a Paulo que Corinto era uma cidade populosa. Ele já sabia disto. A razão de Deus dizer isso a ele é clara em toda a Bíblia, entre a multidão de ímpios daquela cidade, muitos eram os eleitos de Deus, a quem o Senhor iria salvar através do ministério de Paulo, dando-lhes o conhecimento salvífico de Cristo. Se Deus não elege os seus eleitos, pregamos em vão.

Essa doutrina foi revelada a nós para ser crida e pregada. A desculpa de que as pessoas irão rejeitá-la, ou que ela é injusta, ou que vai causar polêmica, é irrelevante. Se Deus nos ordenou a pregá-la, desobedeceremos por nossa conta e risco.

Uma coisa é certa: Deus faz tudo para a Sua glória, traz conforto e esperança aos seus eleitos, e deixa os incrédulos, sem desculpa. Ao fazer isso, ele cumpre perfeitamente o objetivo para o qual Ele revelou-se a nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUALIDADES DE UM BOM DESPENSEIRO.

Por Rev. João d'Eça Sermão pregado na Igreja Presbiteriana Monte Moriah, São Luís, MA, dia 14/01/2007 As qualidades de um bom despenseiro. "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus". (I Pedro 4: 10). Introdução: O termo despenseiro tem o significado de alguém que cuida da despensa, ou seja, é o local da casa onde se guarda os alimentos e os outros mantimentos, nesse caso, despenseiro é o que toma de conta de toda a despensa, é uma espécie de Mordomo. No caso do texto básico da mensagem, despenseiro é aquele que administra os dons da multiforme graça de Deus, de maneira que pessa abençoar a si mesmo e ao seu próximo. * Muitas pessoas pensam que todas as coisas são sua propriedade. * A Bíblia nos ensina diferente, pois diz: "Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam." ( Salmos 24:1). O profeta Ageu diz também: "O ouro e a prata são seus." * O…

DICIONÁRIO "MARANHENSE" !!!

Por



Rev. João d'EçaJoão do Vale, nosso poeta popular, em uma de suas canções diz: "minha terra tem belezas que em versos não sei dizer; mesmo porque não tem graça, só se vendo pode crer..."As coisas do Maranhão são espetaculares, sua natureza é exuberante, suas cidades são magnificas e sua Capital é encantadora. Eu amo minha cidade de paixão.Há muita coisa que não gosto em São Luís, não tem nada a ver com a natureza ou com a sua história, mas tem a ver com algumas pessoas que tiram a paz de outras pessoas, sem respeitar os seus direitos, mas isso é outra história...Quero lhes apresentar algumas palavras do vocabulário popular maranhense (está bastante incompleto, mas já é alguma coisa, desafio os leitores a me escreverem e me ensinarem novas palavras desse nosso rico "dicionário popular maranhense").Recebi de um amigo, numa lista de E-mails, essa lista que lhes apresento abaixo, achei muito divertido e interessante, fiz algumas adaptações e publico aqui e agora…

"LANÇA O TEU SOBRE AS ÁGUAS" - Eclesiastes 11: 1

PorRev. João d'EçaO texto diz: "Lança o teu pãp sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"O que será que as Escrituras Sagradas estão nos ensinando aqui?A palavra "pão" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos indagam: - "Você está indo pra onde?"- Vou ganhar o pão de cada dia (trabalho).Os estudiosos do AT, nos dizem que aqui há duas figuras:1ª Figura: AS CHEIAS DO RIO NILO - Eles jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam.2ª Figura: O COMERCIANTE - O comerciante pegava o seu barco, carregava com os bens que havia produzido e sai para comercializar em outras terras. "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".No versículos 2, o escritor sagrado nos dá uma lição preciosa, ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que ácontecerá amanhã.Como servos dos Deus vivo, o S…