terça-feira, 3 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DA PREDESTINAÇÃO.

A IMPORTÂNCIA DA PREDESTINAÇÃO


A doutrina da predestinação é fundamental para a fé reformada.

1. É proibido para nós, acrescentar, tirar algo, ou dar a nossa própria interpretação para a Palavra de Deus.

Textos: (Deut. 4. 2) e (Ap 22. 18-19).

A preciosa doutrina da predestinação está incluída nessa proibição. Nós somos ministros de Deus e embaixadores por Cristo, como tal a nossa responsabilidade é a de levar a mensagem como nos foi revelada, sem acrescentar ou tirar nada, bem como falar das nossas impressões. Nosso dever é repassar a mensagem sem reservas.

2. Jesus Cristo e os seus apóstolos pregaram a respeito da doutrina da predestinação.

Eles declararam aos seus ouvintes, "todo o conselho de Deus". (Lc 4,25-29; At 20,27; Rom 9-11; Ef 1, 4, 1 Ped. 1,18-21 ; Judas 4; 2; João 1-3).

"O que devemos fazer?"

William Plumer pergunta .
- "Se isso ofende a alguém, devemos desistir?
- Precisamos fazer as pazes com a maldade humana?
- Temos que silenciar para não ofender?

3. Os grandes heróis da fé do passado, pregaram essa doutrina.

No entanto é uma doutrina que é intragável para a mente carnal.

Agostinho repreendeu aqueles que o acusavam de pregar expositivamente, ele dizia: “não devemos acrescentar nada ao que Deus já revelou".

Lutero escreve : "No capítulo nove [dez e onze de Romanos], o apóstolo ensina sobre a predestinação eterna de Deus. Ele diz como Deus busca aqueles que irão crer ou não e os livra dos seus pecados”. Diz ainda, a respeito da predestinação: “... se a questão dependesse de nós, certamente nem uma só pessoa seria salva. Como, no entanto ... Sua predestinação não pode falhar , e ninguém pode derrotar o propósito de Deus, a nossa esperança contra o pecado permanece".

Calvino diz o mesmo: aqueles que tentam derrubar "esse artigo primeiro de nossa fé ... a predestinação eterna de Deus... demonstra a sua malícia e a sua própria ignorância."

4. Toda a verdade está interligada.

A doutrina da predestinação é o vínculo que liga e mantém junto todo o sistema cristão, que, sem ela, tudo vira areia, pronto a ruir em pedaços. Essa doutrina é o cimento que mantém todo o conjunto, é a alma que anima todo o quadro. É tão misturada e entrelaçada com todo o esquema da doutrina do Evangelho que, quando ela é excluída, o último sangra até a morte.

5. Pregar sobre a predestinação é fundamental para o conforto dos crentes.

A doutrina da predestinação soberana de Deus deve ser publicamente ensinada e pregada, para que os crentes verdadeiros possam entender e conhecer-se como objetos de especial amor e misericórdia de Deus, confirmado e reforçado na certeza da sua salvação ... “Para o cristão, esta deve ser uma das doutrinas mais confortável em todas Escritura." ( Loraine Boettner ).

Se quisermos ser um meio de conforto para o povo de Deus, devemos assegurar-lhes que Ele escolheu-nos amar antes da fundação do mundo, que Cristo morreu por eles de modo particular e que o Espírito Santo que os regenerou, certamente encaminhá-los-á ao céu.

6. Esta verdade deve ser pregada para incentivar os pregadores .

Foi assim com Paulo: "Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade." (At 18,9-10 ).

Na verdade o trabalho de fundar uma igreja ali, havia apenas começado. Contudo, Deus diz: "Eu tenho muito povo nesta cidade”.

Não podemos dizer que Deus estava simplesmente informando a Paulo que Corinto era uma cidade populosa. Ele já sabia disto. A razão de Deus dizer isso a ele é clara em toda a Bíblia, entre a multidão de ímpios daquela cidade, muitos eram os eleitos de Deus, a quem o Senhor iria salvar através do ministério de Paulo, dando-lhes o conhecimento salvífico de Cristo. Se Deus não elege os seus eleitos, pregamos em vão.

Essa doutrina foi revelada a nós para ser crida e pregada. A desculpa de que as pessoas irão rejeitá-la, ou que ela é injusta, ou que vai causar polêmica, é irrelevante. Se Deus nos ordenou a pregá-la, desobedeceremos por nossa conta e risco.

Uma coisa é certa: Deus faz tudo para a Sua glória, traz conforto e esperança aos seus eleitos, e deixa os incrédulos, sem desculpa. Ao fazer isso, ele cumpre perfeitamente o objetivo para o qual Ele revelou-se a nós.

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores