quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O QUE É UM SACRAMENTO?

Para o catolicismo romano, sacramento é um rito que sagra ou que confere graça. O entendimento dos reformados em geral e da IPB em particular, sacramento é um sinal visível de uma graça invisível.


O trato de Deus com os homens ocorre através de Alianças ao longo da economia de Deus na história. Toda aliança tem um sacramento. Sacramento tem a ver com Alianças. Quem se apropria do sinal da graça sem ser alguém que de fato se apropria da Graça, será julgado com mais rigor. Quando ele se apropria dos elementos da graça, sem ser alvo dessa graça, ele está trazendo juízo para si. (I cor. 11: 29).

O que é beber indignamente? O que torna alguém digno de participar de um elemento que simboliza graça?

Resposta: TER SIDO ALVO DESSA GRAÇA.

Como o crente também obedece ao Senhor?

Resposta: ARREPENDENDO-SE DOS SEUS PECADOS.

- Só come e bebe indignamente, aquele que não sabe discernir, aquele que se apropria de coisas que não lhe é lícita, já que não compreende o sentido, já que não é salvo.

- Deut. 29: 10-13 (Deus faz aliança com os cabeças das famílias, com os meninos, mulheres, etc. Deus entra em aliança até com quem não tem como discernir. Isto implica que ser participante da aliança, não significa ser participante da salvação).

Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores