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SÍNTESE DA FÉ PRESBITERIANA - PARTE II

Continuando...

- O homem justificado, reconciliado sob a nova lei:
  • Recebe o batismo do Espírito Santo, Atos 2: 4; 9: 17; 10: 44.
  • Recebe Dons: I Cor. 12: 7, 11; Atos 2: 4.
  • Produz Frutos, Gal. 5: 22-25.
  • Não deve entristecer o Espírito Santo, Ef. 4: 30.
  • Nem Apagá-lo, I Tess. 5: 19.
  • Deve encher-se do Espírito Santo, Ef. 5: 18.
A santificação é progressiva, e só na hora da morte ou na segunda vinda de Cristo, é que os fiéis são aperfeiçoados, entrando de imediato no descanso eterno.

PREDESTINAÇÃO E LIVRE-ARBÍTRIO.
"Desde toda a eternidade, Deus pelo seu muito Sábio e Santo Conselho, pela sua própria vontade, ordenou, livre e inalteravelmente tudo quanto acontece, porém de modo que nem Deus é o autor do pecado, nem violada é a vontade da criatura, nem é tirada a liberdade ou contingência das causas secundárias, antes estabelecidas" (CFW). Atos 2: 23; 4: 27-28; 27: 23; 24, 34; Jo. 19: 11; Mat. 17: 2; Rom. 9: 11; 11: 33-36; Heb. 6: 17; Salmo 5: 4.

O NOVO PACTO ou PACTO DA GRAÇA.
Deus em sua misricórdia fez um Novo Pacto com o homem para salvá-lo do pecado. Cristo é o mediador do Novo Pacto. João 3: 16; Heb. 9: 15-17.

- A Igreja é o povo de Deus sob a bandeira da fé revelada em Cristo. I Tm 3. 15. Os ministros, pastores ou presbíteros docentes, com os presbíteros regentes e os concílios são autoridades representantes da Igreja a quem os fiéis devem obediência no Senhor.

- Os fiéis devem também obediência a autoridade civil e estatal, até que estes não contrariem a Palavra de Deus. Rom. 13: 1-4; I Pd. 2: 13-14.

- BATISMO E CEIA DO SENHOR.
Cremos que são dois sacramentos. Sacramentos não como entendido pela ICR, onde é um rito que sagra, ou, confere graça. Sacramento aqui tem o significado de um rito sagrado. São meios da Graça. O Batismo é o Sêlo da fé e o sinal da graça invisível. A Ceia é o anúncio da morte de Cristo, representando o pão e o vinho, a carne e o sangue do Salvador.

- A ESPERANÇA DA IGREJA.
Ressuscitarão primeiramente os que dormem no Senhor (os mortos) e os vivos serão transformados. (I Cor, 15. 51, 52). É o arrebatamento da Igreja visível. (I Tess. 4. 13-18). Todos compareceremos ante o tribunal de Cristo, (Rom, 14. 10, 12, 14) - para recebermos galardão segundo as obras, (II Cor. 5. 10). nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, (Rom 8. 1).

- Com a segunda vinda de Cristo, encerra-se o ciclo da pregação do evangelho da Graça. Fecha-se a porta da oportunidade divina para o arrependimento e salvação dos pecadores. Os salvos e redimidos pela mensagem da cruz passam a reinar com Cristo por toda a eternidade.

Esta é a fé que pregamos fundamentados nos ensinos de Jesus e dos seus apóstolos originais.

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