sábado, 6 de fevereiro de 2010

SÍNTESE DA FÉ PRESBITERIANA - Parte I

Alguns amigos e leitores me pedem para fazer uma espécie de sintese do que é ser presbiteriano. Muitos deles não são presbiterianos, é claro,e estão interessados em conhecer as doutrinas da Graça e a Fé Reformada.

Tentarei sintetizar abaixo o que é ser presbiteriano no que se refere a doutrina, liturgia e disciplina. Vamos lá!


CRENÇAS:

Cremos na Bíblia como única e infalível Palavra de Deus, Suprema autoridade na religião.

A Exposição dessas doutrinas bíblicas estão expressas na CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER. (1643 - 1649), e nos Catecismos Maior e Breve, estes agem como síntese e fiel exposição do sistema de doutrina, governo e disciplina contido nas Escrituras do Velho e do Novo Testamentos.

A nossa prática administrava está baseada na CFW, expressa na Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, que por sua vez divide-se em Constituição, Código de Disciplina e Princípios de Liturgia.

- Deus é uma Trindade de pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo, e uma unidade em substância. (I Jo. 5.7).

- Todo Gênero humano procede de Adão e Eva. Todos os homens de hoje e de após Adão e Eva, pecaram e pecam neles e todos cairam com eles na sua primeria transgreção, (Rm. 3: 9, 23; At. 17: 26).

- Deus criou o homem à sua Imagem e semelhança, dotando-os de uma alma imortal, e deu-lhes o poder de transmitir a alma por geração ordinária, com o pecado, a espiritualidade e a imortalidade, com todos os seus predicados morais e espirituais.

- Jesus Cristo, o Filho, segunda Pessoa da Trindade, veio ao mundo para reconciliar a criatura com o criador. (Rm. 3: 25). Morreu em lugar dos pecadores e se se constituiu Redentor e Salvador, Propiciação e Expiação, segundo o Eterno Decreto de Deus Pai. (João 3: 16).

- O Espírito Santo, terceira Pessoa da Trindade, pela Palavra revelada, convence o homem do pecado, da justiça e do Juízo (João 16: 8), e aplica à alma os méritos de Cristo.

- Quanto à Justificação, Adoção e Santificação, cremos que o pecador é um réu. A Lei de Deus revela a sua deformidade moral (Gál. 3: 24), e o conduz a Cristo, chamando-o segundo o Decreto Eterno da Predestinação (Rm 11: 23). Pela operação do Espírito (convence-o do pecado...), o réu confesso se arrepende e recebe, pela graça de Deus, o dom da fé, só então crê no Redentor (Jesus Cristo), e é justificado, (Rm 3: 25; 5. 1; 8.1), e adotado como filho (Jo. 1: 12), começa então, a vida sob a lei do Espírito Santo, (Rom. 8: 2). A justificação é ato da livre graça de Deus. A santificação é obra do Espírito Santo.

Continua... 




Nenhum comentário:

Minhas postagens anteriores